Marc Bloch entra hoje, ao final da tarde, no Panteão francês. Foi preso pela Gestapo e assassinado por esta em 16 de junho de 1944. É o primeiro historiador a entrar no Panteão francês.
Na quinta-feira abre no Panteão a exposição Marc Bloch, l'esprit de l'histoire. através da qual se poderá descobrir a vida, o historiador e a coragem do homem. Exposição que espero poder vir a ver.
No átrio dos Arquivos de Paris abre hoje a mostra Sur les traces de Marc Bloch à Paris que pode ser vista até 7 de agosto. Espero que ponham o itinerário online.
Monumento em Saint-Didier-de-Formans, que homenageia os 29 resistentes fusilados em Roussille no dia 16 jun. 1944.
Para o Jad, que me lembrou a frase com que Marc Bloch começa a sua Apologia da História (em Portugal traduzida como Introdução à História). Uma pergunta que devia ser feita em todas as salas de aulas de História.




4 comentários:
Fazer a pergunta e explicar por que é importante não esquecer a Historia .
Um abraço
" História"
Claro! A «perceção» , conceito que está agora muito na moda, de que a História não serve para nada é a maior das burrices. E muito perigosa.
Bom dia!
Deve ser muito interessante.
Depois conte como foi😉
Bom dia!
Enviar um comentário