Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 16 de junho de 2009

Ainda o Desejado

Nesta litografia temos um D.Sebastião menino, talvez mais novo, assim me parece, do que no retrato de Cristóvão de Morais que a nossa Ana viu nas Descalzas Reales de Madrid.
E, por mero acaso, deparei-me ontem com um texto onde se fala do Desejado, expressando-se a mesma reserva que imputo ao penúltimo rei de Aviz :

" 7. Eis-nos chegados ao problema de D.Sebastião, figura controversa e que abriu com a sua morte, em Alcácer-Quibir, a segunda crise nacional. A 400 anos de distância importa ver o homem e o monarca à luz da sua conduta histórica. Ora, a grande reserva que formulo contra D.Sebastião é que se lançou na «jornada de África» sem ter assegurado a sucessão ao trono e, com ela, a continuidade da Monarquia portuguesa. Mesmo que o poderio turco fosse uma forte ameaça para a Península Ibérica, não podia o Rei ter desencadeado a empresa de Marrocos, sabendo que o seu mais próximo herdeiro era um velho cardeal de 64 anos, que não poderia garantir a coroa a um descendente próprio.
Nós sabemos que D.Sebastião, meses antes da jornada de África, foi ao mosteiro de Guadalupe pedir o apoio de seu tio Filipe II; e que este lhe prometeu a mão da filha Isabel Clara Eugénia, quando ele voltasse de Marrocos. É célebre a boutade do Rei de Espanha: « Se ele voltar tenho um genro, se não voltar tenho um trono.» Obstinado no seu projecto guerreiro, D.Sebastião ali mesmo toma o título de Majestade, para marcar a sua grandeza régia. Mas a empresa de Marrocos veio a ser-lhe fatal, com as graves consequências que a derrota acarretou para Portugal. Foi D.Sebastião mal sucedido militarmente, ou mal aconselhado? A verdade é que ele deixou em Alcácer-Quibir as esperanças do reino. "

- Joaquim Veríssimo Serrão, A GÉNESE E O VALOR DA MONARQUIA EM PORTUGAL, separata do volume Estudos sobre a Monarquia- Conferências no Grémio Literário, Lisboa, 1984.

3 comentários:

ana disse...

Adoro este Rei. Já conhecia o texto que colocou.
D.Sebastião foi educado por um jesuíta, talvez algumas das questões se possam resolver a partir deste facto!

ana disse...

Luís,
Esqueci-me de lhe agradecer o retrato de D. Sebastião mais novo:
Obrigada!

Miss Tolstoi disse...

Este rei era tontinho. O tio conhecia-o...
E como teriam saído os filhos de mais um casamento entre primos?