Prosimetron

Prosimetron

domingo, 26 de julho de 2009

Ravissante! Marisa Paredes


Marisa Paredes é uma actriz espanhola.

Nascida a 3 de Abril de 1946 em Madrid, começou a sua carreira no cinema em 1960 com catorze anos, em "091 Policía al habla", que a transforma numa estrela do público adolescente.

A sua carreira intercala constantemente a televisão, o teatro e o cinema. Na televisão, conquista os Fotogramas de Plata como Melhor Intérprete de Televisão em 1968. No teatro, foi nomeada em 1988 para os Fotogramas de Plata como Melhor Intérprete de Teatro em "Orquídeas a la luz de la luna"; em 2006, conquistará o galardão para Melhor Actriz de teatro com "Hamlet".

É contudo no cinema que atrai a atenção do público internacional, especialmente sob a direcção de Pedro Almodóvar: Em 1983, é Sor Estiércol, uma das freiras alucinogénicas de "Negros Hábitos"; "Saltos Altos", de 1991, contracena com Victoria Abril e Miguel Bosé; "A Flor do Meu Segredo", de 1995, obtém-lhe uma nomeação para os prémios Goya; em "Tudo Sobre a Minha Mãe", de 1999, faz de Huma Rojo, a actriz que interpreta "Um Eléctrico Chamado Desejo" e cuja vida se cruza com a de Manuela, a personagem de Cecilia Roth; em "Fala com Ela", de 2002, aparece como figurante numa festa, em que se cruza com Cecilia Roth (uma piscadela de olho do realizador aos seus espectadores). "Saltos Altos" e "A Flor do Meu Segredo" obtêm-lhe os Fotogramas de Plata de Melhor Actriz de cinema.

Entretanto, actua no filme de 1997 de Roberto Benigni, "A Vida é Bela" e sob a direcção de Guillermo del Toro, em 2001 entra no filme de fantasia / terror "El Espinazo del diablo".

Em 2006, actua na comédia "Reinas" fazendo de actriz, uma das mães que se confronta com o casamento do seu filho homossexual. O seu personagem auto-parodia-se: "Já nada me choca depois de ter trabalhado com Almodóvar".

É ravissante pelo desespero esperançado (em vão) de "Muchas rocas, cariño, muchas rocas" de "A Flor do Meu Segredo", pela altivez de pés de barro de Huma Rojo e pelo humor inteligente que trespassa o sorriso das suas interpretações.

4 comentários:

Anónimo disse...

Desconhecia. obrigada.
A.R.

Filipe Vieira Nicolau disse...

Tudo sobre a minha mãe, já em si uma obra de arte, torna-se sublime com a participação de Marisa Paredes. Homenagem merecida, enquadrada numa série muito original. Quem serão as próximas?

Anónimo disse...

Vi "Um eléctrico Chamado Desejo", vi a "Vida é Bela" e só agora é que relacionei com a actriz, afinal já a conhecia.

Viu o "Labirinto do Fauno", do Guilhermo del Toro?
É fantástico e estranho...
A.R.

Anónimo disse...

É fantástica!
M.