Prosimetron

Prosimetron

sábado, 1 de agosto de 2009

Adriana Mater, Amin Maalouf.

A ópera "Adriana Mater" de Amin Maalouf foi o segundo libreto do autor depois de "O Amor de Longe". Kaija Saariaho compôs esta ópera, para uma criação na Bastilha (Paris) em 30 de Março de 2006, com encenação de Peter Sellars e direcção musical de Esa-Pekka Salonen.

A ópera tem 4 personagens: Adriana; Refka, irmã de Adriana; Yonas filho de Adriana; Tsargo o pai de Yonas e violador de Adriana.


(Adriana canta um velho refrão nostálgico)


"ADRIANA:

Quando se fecham os olhos da cidade,
Revelo a minha voz.
Esta voz que colhi
Num jardim de Outono,
Depois deitei nas páginas de um livro;
A minha voz que trouxe do país
Entre lençóis da cor de enxofre;
A minha voz que introduzi no meu corpete,
Sob as pregas do coração.
(...)"


Amin Maalouf, Adriana Mater, Lisboa: Difel, 2007, p.19.

2 comentários:

Mario Tavares (M. T.) disse...

Desculpe. Tenho uma dúvida. Para si, que conhece a ópera, a personalidade de Yonas é como a mãe ou como o pai?
É que é tão difícil encontrar alguém que conheça esta ópera. Vi, em Londres, em 2008.

ana disse...

Ando a ler o libreto. Digo-lhe quando acabar de ler. Nunca vi a ópera mas apeteceu-me ler Amin Maalouf nesta vertente e não como jornalista, político, sociólogo...

A apresentação na Gulbenkian do último livro "Um Mundo sem regras", fez-me vontade de o ler mas nesta vertente, talvez porque estou cansada de viver num mundo sem regras.
A aridez destes últimos tempos a todos os níveis: político, económico e mental fez-me procurar a sua veia mais artística.
Mas dir-lhe-ei logo que tenha uma opinião mais consistente.
Obrigada pelo seu comentário que exercita a discussão.
Desculpe só responder hoje mas estive hospitalizada durante 9 horas o que me afastou de tudo!