Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Obras do Diabinho da Mão Furada!

Obras do Diabinho [ou Fradinho] da Mão Furada foi uma novela dada a público em 1861, é também de um autor desconhecido - apesar de durante décadas António José da Silva ter sido considerado seu autor. A função deste texto é divertir e a intriga tece uma espécie de pacto com o demónio - que é um diabinho humano, simpático e divertido. Peralta o protagonista da novela, envolve-se com o diabinho e facilmente se liberta dele para dar entrada num convento.

Folheto IV

Sou tão má de contentar
e de condição tão crua,
que estou, por mais que [possua]
sempre mais a desejar.

Qualquer alheia pobreza
que [possuir] não me vejo
com insaciável desejo
a inveja, minha riqueza.

Por mais riqueza que sobre
a meu depravado intento,
com nenhuma me contento:
sempre cuido que sou pobre.

Anónimo in António José da Silva (o Judeu), "Obras Completas", História da Antologia da Literatura Portuguesa, século XVII, nº 34, Fundação Calouste Gulbenkian, 2005, p.63.

1 comentário:

LUIS BARATA disse...

É uma triste condição a daqueles que sendo ricos, se julgam pobres e tudo cobiçam.