Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

As cinco Mitford

Deborah Mitford Cavendish é autora de vários livros sobre a beleza e imponência de Chatsworth


Fascinante é o mínimo que se pode dizer sobre a vida destas cinco mulheres. Pelos melhores e piores motivos. Filhas do barão de Redesdale - David Freeman-Mitford -, Nancy, Jessica, Unity, Diana e Deborah ficaram conhecidas pela discórdia familiar tratada abertamente na imprensa da época (décadas de 30 e 40) em torno das suas ideologias políticas divididas entre o comunismo e o fascismo. O próprio barão de Redesdale, também ele ligado a movimentos de extrema direita, foi membro da União Britânica de Fascistas. Voltando às meninas Mitford, Unity e Diana foram as mais famosas amigas de Hitler, tendo o ditador chegado a afirmar ser Unity um perfeito espécime de mulher ariana. Ela que chegou a pedir a expulsão dos judeus da Grã-Bretanha, mudou-se, em 1938, então com 24 anos, para uma casa confiscada a um judeu em Munique. Quando no ano seguinte, a Grã-Bretanha declarou guerra a Hitler, Unity escreveu ao fuhrer e de seguida deu um tiro na cabeça com uma pistola oferecida pelo próprio. Sobreviveu e as sequelas causadas pela tentativa de suicídio obrigaram-na a regressar a Inglaterra, tendo ficado aos cuidados da mãe. Como a bala não pôde ser retirada, o inchaço cerebral causado pelo projéctil provocou-lhe meningite, a causa da sua morte aos 33 anos. De Diana sabe-se que casou com Sir Oswald Mosley, líder fascista britânico (Hitler foi o convidado de honra, no casamento) de quem teve dois filhos: o romancista Nicholas Mosley e Max Mosley, um dos patrões da Fórmula 1. A propósito da sua beleza, o escritor James Lees-Milne afirmou um dia ser ela a coisa mais próxima de Boticelli da Venús que alguma vez vira. Nancy e Jessica foram duas excelentes romancistas e Deborah é a única sobrevivente das Mitford. Talvez a mais decente das cinco, é a actual Duquesa de Devonshire pelo casamento com Peregrine Cavendish (12º Duque de Devonshire e o 129º homem mais rico do Reino Unido). Deborah Mitford é conhecida pela sua sensibilidade para as artes. Mecenas e amiga de artistas e escritores é também autora de obras sobre Chatsworth, propriedade dos Devonshire e uma das mais belas casas de Inglaterra.
Como disse o nosso Luís se a vida desta mulher daria um filme, o que não seria pegar nas cinco vidas das Mitford…

2 comentários:

Anónimo disse...

E o livro de cozinha presta?
M.

LUIS BARATA disse...

Bem, hoje foi o dia mais "ducal" do Prosimetron! Pois é, meu caro MLV estas irmãs Mitford não davam um filme, davam uma série!
A Deborah Devonshire, actual senhora de Chatsworth, é uma expert de jardinagem e de cozinha e escreve regularmente na minha amada The Spectator.

Cara M- vou procurar recensões sobre o livro, também fiquei curioso.