Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

As cores do ano

Sempre me interessei pelo mundo das cores- a teoria das cores, a relação das cores com a psicologia humana, a terminologia das cores etc- até porque tenho algumas dificuldades com elas.
Por isso, estou sempre atento ao que vai surgindo sobre o tema e não me escapou o ditame para as próximas estações ( Primavera e Verão ) oriundo da autoridade mundial para as cores, o Pantone Color Institute, que desde 1963 vem regulando o mundo das cores, especialmente as sazonais.
E as cores para a primeira metade de 2009, especialmente para o sector têxtil ( logo, a moda ) e o mundo da cosmética, são o rosa ( em tonalidade escura ) , o amarelo ( na tonalidade limão ) , o salmão , o verde ( em tons mate, veja-se a referência Lucite Green nos catalógos da Pantone ) e continua o roxo ( embora em versões mais suaves como o lavanda) .
E, como já sabemos, rapidamente estas cores passarão para muitos outros sectores- da publicidade e artes gráficas aos produtos de consumo mais variados.

2 comentários:

Anónimo disse...

Até pensei que uma das cores desta Primavera-Verão fosse o azul turquesa. Ontem fartei-me de ver esta cor em montras.
M.

Anónimo disse...

Sempre gostei das cores porque misturadas numa paleta podem fazer surgir os mais belos poemas.
A.R.