Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Aquisições recentes - 5 : Livros de mais-Ler e publicar na era da abundãncia


Resolvi quebrar o fio cronológico que tenho seguido para estas minhas "aquisições recentes", e trazer aqui hoje o primeiro livro que comprei em 2009. Uma excepção para aquela que foi a minha primeira compra literária do ano, logo no dia 2 de Janeiro. Não resisti a este muito interessante livro que fala sobre livros, a leitura e o mundo da edição, temas que cada vez me interessam mais. Admira-me é que este livro, que data já de 2003 na sua versão definitiva, apenas agora tenha sido traduzido e publicado entre nós.
Enquanto o manuseava na livraria e o ia apreciando, fiquei de início um pouco relutante quando descobri que a tradução, o prefácio e as notas são de Miguel Graça Moura, personagem que devo confessar não me inspira grande simpatia por várias razões. Mas quando começei a ler o prefácio fiquei rendido. Aqui ficam alguns trechos do belo prefácio de 20 páginas:

" Cresci rodeado de livros- e essa sorte marcou-me para toda a vida.
No saudoso casarão dos meus pais, na Foz do Douro, a biblioteca, contígua à chamada sala de visitas, era a divisão mais nobre: paredes cobertas de alto a baixo por estantes de madeira tropical escura, completamente cheias de livros- milhares de livros de todos os formatos e tamanhos, muitos deles encadernados (...)
(...) A leitura permite ainda descobrir - e conviver com - gente de todos os tipos, de todos os tempos e de todos os lugares, e assim alargar a nossa percepção do mundo e, através dela, enriquecer a condição humana.
Quem lê nunca mais deixa de ler. Quem nunca leu não sabe o que perde. (...)
(...) Logo que comecei a ganhar a vida, decidi pois constituir ( a par de uma discoteca e de uma musicoteca) a minha própria biblioteca- que nunca mais parou de crescer. Fui lendo mais ou menos anarquicamente, mas sempre com voracidade.
Passei alguns saborosos fins-de-semana de Inverno inclemente devorando livros quase sem sair da cama: por prazer, puro prazer- sem conseguir parar de ler antes de chegar ao fim.
Ainda hoje sou um comprador compulsivo: adquiro-os a uma velocidade muito superior à necessária para os ler. A angústia perante os milhares de livros relevantes que já não conseguirei ler até ao fim da vida não consegue travar-me (...) "


Apenas li ainda alguns dos capítulos desta obra fascinante que vai da edição à difusão do livro, o excesso de livros publicados, os desafios das novas tecnologias, o preço dos livros e muitos outros temas que revelam a profundidade dos conhecimentos do seu autor mexicano, Gabriel Zaid.
Uma nota negativa: além de não gostar muito da capa, não compreendo as opções de paginação- porquê estes filetes verticais que só distraem e cansam?- nem o excesso de notas, parecendo-me algumas perfeitamente dispensáveis.
Mas é um imperdível livro sobre livros.

- Livros de mais- Ler e publicar na era da abundância, Gabriel Zaid, trad.,prefácio e notas de Miguel Graça Moura, Temas e Debates, Dezembro de 2008.

6 comentários:

Anónimo disse...

Também tinha reservas quanto a Graça Moura mas tudo o que escreve é belo. Nesse campo tiro-lhe o chapéu!
Apanhei numa feira do livro um livro de Proust que deve ter sido o ensaio para "À Procura do Tempo Perdido" e que se prende com a leitura - "O Prazer da Leitura".

“Deixava os outros acabar de merendar na parte de baixo do parque, junto dos cisnes, e subia a correr pelo labirinto até uma determinada álea onde me sentava, impossível de ser encontrado..."(para ler um livro).

A.R.

Anónimo disse...

Proust, Marcel - O Prazer da Leitura, Lisboa: Editorial Teorema, 1997, p. 21.

LUIS BARATA disse...

Também o tenho. Acho que até já o citei aqui no blogue.

Anónimo disse...

Caro Luís Barata,
Desculpe a minha desatenção mas não me lembrava que já tinha citado este livro do Proust. É engraçado ver que temos gostos parecidos.
Será que o que eu citei é igual à sua citação?
Cada observador é diferente... é isso que tem graça. Espero que tenha sido diferente.
Obrigada pelos seus posts.
A.R.

Jad disse...

Proust já apareceu em pelo menos oito entradas. nem todas se encontram nas "etiquetas". Mas se se utilizar o motor de busca no blogue (canto superior esquerdo), com a palavra "Proust" aparecem. Nos comentários também já apareceu mais do que uma vez... mas para esses não existe motaor de busca. Felizmente tem sido utilizado em questões diferentes.

Anónimo disse...

Obrigada Jad.
A.R.