Prosimetron

Prosimetron

sábado, 31 de janeiro de 2009

Corpo e alma : o odor masculino varia consoante as emoções

Encantado com os escritos da nossa colega M.R. sobre a inteligência das flores, encontrei em um número de Metro (jornal gratuíto), de 13 de Janeiro, p. 11, este artigo de Patrícia Lamúrias:

"O que diz o suor dos homens

Uma mulher consegue saber se um homem se sente atraído por ela através do cheiro do suor masculino

Os humanos também co­municam através do olfac­to, relembram os cientistas.

No que respeita à atracção sexual, homens e mulhe­res têm inúmeras ferra­mentas naturais para co­municarem as suas inten­ções. Mas os cientistas não se cansam de procurar os meios com que a Natureza dotou os humanos para ga­rantir que a espécie não se extinguiria facilmente. A última descoberta está re­lacionada com o cheiro do suor masculino.
Segundo um estudo da Universidade de Rice, nos Estados Unidos, o suor dos homens tem um odor dife­rente consoante as emo­ções que estão a ser expe­rienciadas. E, dizem os psi­cólogos, a transpiração emanada da excitação se­xual tem um perfume ca­racterístico. O mais surpreendente é que as mulheres conse­guem decifrar a intenção conti­da nesse perfu­me e captar o sentimento de atracção.

Cérebro reage
Durante a investigação, os cientistas recolheram dois tipos de suor masculino, um “normal” e outro “se­xual”, através de pequenas almofadas de polyester co­locadas nas suas axilas.
O suor “normal” foi reco­lhido durante uma sessão de vídeos educacionais. O suor “sexual” resultou de uma sessão de vídeos eróti­cos. Depois disso, 19 mu­lheres foram expostas aos dois cheiros, enquanto a sua actividade cere­bral era moni­torizada atra­vés de uma ressonância magnética. As participantes — com mais de 20 anos — não perceberam, mas os seus cérebros não só identificaram os dife­rentes cheiros, como de­sencadearam uma reacção.
Para Denise Chen, chefe da equipa de estudos, isto prova que uma mulher consegue perceber quando um homem está atraído por ela, bastando para isso sentir o cheiro do seu suor.
No site da universidade, Chen explica que o suor “sexual” fez acender várias áreas do cérebro das parti­cipantes, algumas das quais que nem estão asso­ciadas a motivações ou comportamentos sexuais. “Os nossos resultados mos­tram que a informação re­lacionada com o cheiro do suor sexual está codificada holisticamente no cérebro e não apenas nas áreas as­sociadas ao sexo”, resume.
Os resultados levam os cientistas a reforçar a ideia de que os humanos tam­bém comunicam através do olfacto, tal como os ani­mais.
Patrícia Lamúrias


John Paul Young - Love Is In The Air (1978)

4 comentários:

Anónimo disse...

Pelos vistos deveria de usar menos desodorizante...
C

Anónimo disse...

Comigo isto é um fracasso: olfacto fraco. Mas conheço alguém que tem um olfacto muito apurado...
M.

Miss Tolstoi disse...

"Love is in the air» e, pelos vistos, o "smell" também...

Anónimo disse...

Hum...Hum... vou passar a ter mais cuidado e mais atenção!