Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Alfabeto Musical Clássico : Z

ZIPOLI,
Domenico ZIPOLI, S.J. (Prato,Italia, 1688; Cordoba, Argentina, 1726) músico barroco italiano.



Era para ser Zemlinsky. Mas na Bélgica fiquei a "conhecer" Zipoli. Confesso a minha ignorância... e encontrei esta música Barroca que se enquadra mais dentro do meu gosto. Mas deixo, na mesma:

Zemlinsky
Alexander Zemlinsky (Viena, 1871; Larchmont, 1942) foi um compositor do Império Austríaco.



E assim, chegou ao fim o meu alfabeto..

7 comentários:

LUIS BARATA disse...

Boas escolhas, mas teria apostado no Zelenka, um injustamente esquecido mestre do Barroco.A Missa Votiva é um deslumbramento.

LUIS BARATA disse...

E, mais uma vez, parabéns por esta excelente ideia!
Porque não um "alfabeto de historiadores"? Afinal, tal como resulta do nosso cabeçalho, a História é um dos "campos" do Prosimetron.

Anónimo disse...

Boa ideia! Jad, mãos à obra!
M.

Jad disse...

Não podia ter Zelenka porque a música presente no Youtube e semelhantes era toda acompanhada com canto.
Quando fizer um novo alfabeto, com canto, pode ser que entre Zelenka.

Anónimo disse...

Parabéns pelo alfabeto músical.
Gostei de Zipoli de quem nunca tinha ouvido falar.
Zemlinsky conheço mal mas já tinha ouvido.
E porque não um alfabeto das óperas? Embora,o alfabeto de historiadores também seja interessante.
A.R.

Miss Tolstoi disse...

Gostei.
Parabéns! No geral foram sempre boas escolhas, mesmo aquelas que não seriam as minhas.
Tudo boas ideias: tanto o alfabeto dos historiadores, como o da ópera.

João Mattos e Silva disse...

Excelentes escolhas, especialmente Zipoli (mas sou suspeito porque a música barroca deslumbra-me). Gsotei muito deste alfabeto. Vamos JAD, os historiadores, o canto e...