Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Novidades - 27 : No Mundo Antigo

Este é o 27º álbum das aventuras de Alix, uma das geniais criações de Jacques Martin, um dos mestres incontestados da banda desenhada franco-belga. Alix, que aos 60 anos ( nasceu em 1948 ) continua jovem, belo, intrépido e protector dos fracos e oprimidos. Confesso que foi uma das bandas-desenhadas que contribuiu bastante para o meu gosto e interesse pela Antiguidade Greco-Romana, e pelo prazer de viajar ( como não depois de ver Alix atravessar todo o Império Romano até à China? ) .
As últimas três aventuras não saíram já das mãos de Jacques Martin, afligido por problemas oculares, mas sim do jovem desenhador belga Christophe Simon, embora as sinopses sejam ainda escritas por Martin.
Quando há poucos anos visitei Cartago, não pude deixar de me lembrar de uma das aventuras de Alix que mais me impressionaram na adolescência, e fechando os olhos era fácil lembrar-me das terríveis noites que Alix e Enak passaram na grande cidade púnica.
Hoje em dia, o entusiasmo com que leio as aventuras de Alix não é o mesmo naturalmente de quando as lia há um quarto de século atrás mas rejuvenescem-me sempre o espírito.

- Le Démon du Pharos, Jacques Martin, Christophe Simon e Patrick Weber, Casterman.

Sem comentários: