Prosimetron

Prosimetron

domingo, 17 de janeiro de 2010

Para abrir o apetite...

- Hubert Robert, - Vue du Parc de Versailles lors de l' abattage des arbres, Óleo sobre tela, 1775.


O autor desta tela foi, além de pintor, o Dessinateur Officiel des Jardins du Roi , tendo colaborado em alterações nos jardins de Versalhes e sendo um dos autores dos jardins dos castelos reais de Rambouillet e Compiégne.
Esta tela tem um particular interesse porque mostra uma "visita dos proprietários": Luís XVI, o cavalheiro de casaca encarnada e bengala, e Maria Antonieta, de branco com as crianças, visitam uma zona do parque de Versalhes por ocasião da Grande Desflorestação de 1774, evento que marca a grande renovação do parque real- milhares de árvores e arbustos envelhecidos, datados do reinado de Luís XIV, são arrancados e substituidos por milhares de árvores e arbustos novos, cuja grande maioria são as espécies arbóreas que ainda hoje podemos ver no parque real.



Não deixa de ser impressionante esta imagem do Parque de Versalhes fornecida pelo Google Earth, já que se trata de uma área de 815 hectares. Mas se considerarmos que esta área é apenas uma parte do parque original que compreendia milhares de hectares...

Foi com a Revolução Francesa que o parque original foi amputado, perdendo uma parte muito considerável da sua área inicial: foram vendidas parcelas para exploração agrícola ou florestal, para construção de aquartelamentos militares e até para o desenvolvimento urbanístico. Felizmente, sobreviveu ainda uma parte considerável, sobretudo pelos esforços de botânicos, paisagistas e agrónomos que foram convencendo os sucessivos líderes revolucionários a limitarem os parcelamentos, tendo o parque estabilizado com o advento da Era Napoleónica.

4 comentários:

MR disse...

Isto é o início de uma nova série?
Apetite aberto!

APS disse...

"A necessidade pode muito.",já lá dizia Garrett, e,decerto, com a sua larga experiência dos "patas ao léu". Veja-se o Haiti. "Primum vivere deinde...". Entendi assim o
apetite que refere...Há angústias que nós, os privilegiados, mal compreendemos.

ana disse...

O quadro é lindo!

LUIS BARATA disse...

É um apetite muito prosaico e pouco metafísico: estarei no meu adorado Parque de Versalhes dentro de dias, e espero que esteja melhor tempo do que há dois anos atrás.