Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O jovem Albrecht Dürer


A cidade de Nuremberga acolhe, a partir de hoje, uma exposição imperdível, dedicada a um dos nomes mais fascinantes da pintura renascentista: Albrecht Dürer. O Germanisches Museum documenta, sob o título “Der frühe Dürer” (O jovem Dürer), a infância e a juventude do artista à luz do enquadramento socioeconómico da segunda metade do século XV, através de duzentas obras originais que incluem auto-retratos (a segunda imagem representa um auto-retrato do pintor aos treze anos), retratos de pais e outros familiares, bem como estudos do jovem Dürer sobre a natureza. A influência que o quotidiano de uma burguesia, na época ainda pouco desenvolvida, exerceu sobre a criatividade de Dürer, dá o mote a quatro secções que compõem a exposição: o meio mais próximo que rodeava o pintor, a tradição artística de então, as inovações técnicas de impressão e o ideal de um novo conceito de arte, já manifesto num Dürer adolescente. O envolvimento sociocultural ajudará seguramente a entender a auto-confiança e determinação que tanto caracterizam a obra deste génio alemão.
Der frühe Dürer representa a maior exposição sobre o artista, natural de Nuremberga, realizada na Alemanha desde 1972. Em 2003, o Albertina de Viena reunira uma vasta colecção da obra do mestre renascentista.


Germanisches Museum de Nuremberga, Der frühe Dürer, até 2 de Setembro


Imagens: retrato dos pais (ca. 1490), auto-retrato de 1484

8 comentários:

ana disse...

Gosto muito deste pintor.
Um belo post.
Boa noite, Filipe! :)

Filipe Vieira Nicolau disse...

Obrigado, uma boa noite também para si!

APS disse...

Uma boa escolha!
Há quem considere Dürer como o primeiro paisagista da pintura europeia, ou seja, a paisagem como tema central e não como elemento decorativo e/ou secundário. E em aguarelas, creio ser um facto indesmentível.

MR disse...

Eu também gosto imenso de Dürer. Deve ser mesmo imperdível.

MR disse...

Filipe, sabe se a expo vai itinerar?

Filipe Vieira Nicolau disse...

Cara MR, penso que a exposição não vai itinerar. Mas, em contrapartida, podemos nós "itinerar" até Nuremberga. Talvez até sob o Alto Patrocínio da Administração do blogue...

MR disse...

Não seria mau, mas... :)

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=WFjTU0keNvY&feature=plcp