Prosimetron

Prosimetron

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Boa noite!


As Estrelas não Morrem em Liverpool


Um bom filme de Paul McGuigan sobre um romance entre uma estrela americana decadente Gloria Grahame e um jovem inglês candidato a ator. Uma extraordinária interpretação de Annette Bening e a redescoberta de Jamie Bell, o Billy Elliot.
O nome de Gloria Grahame não me dizia nada. Ganhou um Óscar para melhor atriz secundária no filme Cativos do Mal de Vincent Minnelli.



Em 1986, Peter Turner escreveu um livro sobre a relação dos dois atores, livro que foi adaptado ao cinema no ano passado.

London: Grove, 1987

London: Pan Macmillan, 2016

Picador USA, 2017

Marcadores de livros - 968


Marselha, Basílica Notre-Dame de la Garde


sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Boa noite!


Licores de Portugal


Há uma exposição muito interessante e didática sobre frascos de licores no Museu do Vidro, na Marinha Grande, que pode ser vista até 8 de abril.


A exposição também mostrava livros de receitas de licores, mas estes ficam para um dia próximo.

Leituras no Metro - 961

Lisboa: Assírio e Alvim, 2017

«[…] Alejandro [Cercas] confessou-me que a pior memória que guardava da sua infância era a desse rasto silencioso de ódio, mágoa e violência que a guerra deixara; também me garantiu que se envolvera na política para acabar com aquilo e para que nada que se assemelhasse àquilo voltasse a acontecer.» (p. 141)
«-Lembro-me das primeiras vezes que vim á terra como socialista, na segunda metade dos anos setenta, quando os socialistas acabavam de sair da clandestinidade. […] Eu era então um rapaz obcecado com a guerra e quando me encontrava com os velhos socialistas da República dizia-lhes sempre a mesma coisa: o que não percebo é terem transformado em inimigos pessoas que objetivamente não eram vossos inimigos. Que a República não pretendia apoiá-los contra os pequenos proprietários e arrendatários; pelo contrário, a República também pretendia protege-los e protege-los das mesmas pessoas.» (p. 152-153)

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Vinheta: terceiro centenário do nascimento de Joseph Marie Amiot, SJ



Cumprem-se hoje trezentos anos do nascimento do Padre Joseph Marie Amiot, da Companhia de Jesus. Uma nota barroca em um encontro de dois mundos, exprimindo pela música o realçar da essência.



Boa noite!




A arte do retrato - 235



Não são habituais os retratos a duas mãos, ou pelo menos assinados por dois pintores. Terá sido executado em 1650-51, por ocasião da segunda estada de Diego Velázquez em Roma, que passando por Bolonha conhece o retratado, o cardeal Cristoforo Segni, mordomo do Papa Inocêncio X, e inicia o retrato do seu anfitrião. Com a partida do pintor espanhol , é o seu discípulo italiano, Pietro Martire Neri, quem acaba a tela . Daí a assinatura dos dois pintores .
Desaparecido durante muito tempo, este retrato voltou a ser visto numa exposição no Grand Palais ( 2015 ) e foi vendido no passado dia 1 na Sotheby's de Nova Iorque.

Números


Não são só as rendas ( e as casas, já agora ) que andam inflacionadas, há também outros absurdos ...

Marcadores de livros - 967

Ed. Gwenaëlle Trolez

Um quadro por dia - 398


Esta tela ( La Ville en bord de mer, 100x81cm ) de Léopold Survage ( 1879-1968 ) pertenceu a uma colecção iniciada em 1960 com pintores de Lyon de Novecentos, surrealistas, até chegar a nomes mais modernos como Polke ou César. Foi vendida no final do mês passado, em Lyon .

Un regard sur la pauvreté


No início dos anos 1970, Walter Weiss, um jovem suíço que queria aprender francês, torna-se voluntário da associção Aide à toute détresse (ATD Quart monde) para financiar a sua permanência em França. Entre 1971 e 1973, na sua atividade de voluntário, Walter Weiss fotografa os arredores de Paris. As suas fotografias são um testemunho histórico sobre a grande pobreza, principalmente sobre os últimos momentos do bidonville de Franc-Moisin em Saint-Denis, que desapareceu em 1974. 
Atrás, vê-se o bairro de Franc-Moisin construída para reinstalar as pessoas do bairro de lata.
A exposição mostra outros bairros de lata.
Walter Weiss depositou as suas fotografias nos Archives départementales de la Seine-Saint-Denis, que assim fizeram uma exposição - que pode ser vista a partir do final da tarde e até 21 de setembro - e um catálogo sobre este bidonville que foi habitado por muitos portugueses.


Humor pela manhã


Cada vez mais real ...

Bom dia !





Procurava no YouTube a versão inédita deste canto medieval por Piaf , recentemente descoberta ( 1946, com os Compagnons de la chanson ) e incluída na Compilation Édith Piaf  lançada recentemente pela Parlophone , quando me deparei com esta versão mais tradicional que me agradou bastante .

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Boa noite!

Números


Assim vai Lisboa ...

Humor pela manhã


Bom dia !





40 anos de carreira e um novo álbum .

Filme sobre Mark Felt estreia em março



Em março estreia  filme sobre Mark Felt,  o ex-subdiretor do FBI, que foi o Garganta Funda, a fonte informativa dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, no caso Watergate. 
A identidade de Felt era apenas conhecida por Woodward, que tinha prometido não revelar o segredo até à sua morte. No entanto, Mark Felt revelou-o em 2005, num artigo publicado na Vanity Fair.

Marcadores de livros - 966

À esq.: Laurence David - A laranja; à dir.: Vincent Jeannerot - Morangos e amoras silvestres.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Os meus franceses - 602


Mosaicos de Ravena - 2

Ravena, Mausoléu de Gala Placídia 

Do mesmo calendário de que já apresentei um mosaico de Ravena em janeiro, sai agora esta imagem respeitante ao mês de fevereiro.
Será que vou mudar de planos e este ano vou até Ravena?

Mais uma vez agradeço a quem me ofereceu este calendário.

Marcadores de livros - 965


«C'est un port, l'un des plus beaux. Il est illustre sous tous les parallèles. À tout instant du jour et de la nuit, des bateaux labourent pour lui au plus loin des mers. Il est l'un des grands seigneurs du large. Phare français, il balaye de sa lumière les cinq parties de la terre. Il s'appelle le port de Marseille.»
Albert Londres - Marseille, porte du sud. Paris: Arléa, imp. 2012, p. 9

Há pouco tempo o Luís falou aqui de um livro de crónicas de Albert Londres, recentemente publicado em França. Em tempos eu li uma biografia deste jornalista que partiu muitas vezes do porto de Marselha para ir fazer as suas reportagens. Em 1926, ao voltar da Polónia, ele lançou-se num projeto que há muito acalentava: escrever sobre Marselha.
Digo-vos que este livro de 93 p. é um encanto. Voltará aqui.