Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Boa noite!


Festa do Alfabeto

São Cirilo e São Metódio

Soube pelo livro Du mariage considéré comme un des beaux-arts, de Julia Kristeva e Philippe Sollers, que a Bulgária celebra a Cultura, com a Festa do Alfabeto:
«Todos os 24 de maio, comemora-se os criadores do alfabeto eslavo, os irmãos Cirilo e Metódio: estudantes, professores, bibliotecários, escritores, artistas, manifestam-se nas ruas e praças das cidades e vilas, ostentando sobre os casacos, camisas e vestidos uma grande letra do alfabeto eslavo. Cada um, cada uma torna-se numa letra. Eu, também, e essa foi a primeira experiência que entendi como tal: ser uma letra numa multidão de letras...» (Julia Kristeva, p. 60)

terça-feira, 21 de maio de 2019

Parabéns, Chico!


Foi através desta peça que o TUCSP trouxe ao Teatro Avenida que conheci Chico Buarque e li de seguida a peça de teatro de João Cabral de Melo Neto. O poema musicado por Chico Buarque «Funeral de um lavrador» ficou-me na memória.
A seguir veio A Banda:

Lembremos Roma



Lembremos Roma a urbe sobranceira
Que o grande domo aclama com seu brilho
E os apóstolos louvam em concílio.
Arco-íris suspensos na poeira.

O Aventino ainda espera um soberano
Nas Sete Festas em vigília muda,
Mas a lua canónica não muda
O velho calendário, ano após ano.

Descendo sobre o Fórum, vasta, a lua
Cobre o mundo inferior de cinza escura.
Ah, como é gélida a minha tonsura
Católica sobre a cabeça nua.

Óssip Mandelstam
In: Poesia da recusa. Trad. Augusto de Campos. São Paulo: Perspectiva, 2006, p. 121

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Os meus franceses - 685

A propósito da exposição das ilustrações de O romance da raposa, no Museu Raphael Bordallo Pinheiro.

Onde me apetecia estar - 172



Para ouvir o pianista Yarcon Herman, o trio Bireli Lagrène , entre outros .festivaljazzsaintgermainparis.com

A arte do retrato - 249

Este Retrato em relevo de Claude Pascal data de 1962, ano em que Yves Klein decidiu retratar três grandes amigos, um dos quais o poeta Claude Pascal.
A obra fez parte da colecção Pierre e Marianne Nahon, vendida Março passado na Sotheby's de Paris.

Humor pela manhã



Bom dia !





A canção vencedora da Eurovisão 2019 . Boa semana !

Passear nas margens do Arno em Florença - 1

Set. 2018

domingo, 19 de maio de 2019

Boa noite!


1969: Jaime Graça, campeão nacional

Ontem Bruno Lage, quando entrou em campo para receber a Taça, vestiu a camisola de Jaime Graça, que foi campeão pelo Benfica há 50 anos.

De pé, da esq. para a dir.: Fidalgo, Eusébio, Artur Jorge, Jaime Graça, Torres, Coluna, Simões, Jacinto, Cruz, Fernandes e José Henrique. Em baixo: Toni, José Augusto, Malta da Silva, Néné, Zeca, Artur, ? e Adolfo.

Palavras de Bruno Lage, esta madrugada no Marquês de Pombal:
«"É só para avisar que ninguém vai para casa sem deixar a praça limpa, ok?".
«"Que este título, que esta reconquista, que este campeonato que estava perdido, seja também a forma de nós começarmos a dar mérito a quem ganha, e tem de partir de nós agora, [...] a partir do nosso exemplo, começarmos a olhar para os nossos adversários e quando eles ganharem, também lhes dar mérito, porque só assim é que, quando nós ganhamos, eles nos vão começar a dar mérito."»
Bruno Lage aproveitou a oportunidade para lembrar que «"o futebol é apenas o futebol", considerando que "há coisas mais importantes na nossa sociedade e no nosso país pelas quais temos de lutar". Partindo do fervor desportivo nutrido pelos adeptos, o treinador disse que se as pessoas "se unirem, se tiverem a força, se tiverem a exigência que têm no futebol noutros aspetos de Portugal, na nossa economia, na nossa saúde, na nossa educação, nós vamos ser um país melhor"».
Retirado do Sapo.


«Ah Ah! Ah!»


Ontem fui ao super e fui direita à secção de vinhos para comprar Catarina, um vinho branco de que gosto. (Há pouco tempo, num restaurante fiquei a saber que agora também há tinto.) O vinho é da Quinta da Bacalhoa. Quando reparei, lembrei-me do «Ah! Ah! Ah!» e voltei a colocar as garrafinhas no sítio porque o Berardo não vai receber nem mais um cêntimo meu, através da compra de produtos da Bacalhoa. E as pessoas o melhor que tinham a fazer era um boicote aos produtos que ele diz que não são dele.
Aquele «Ah! Ah! Ah!» e a postura dele na comissão de inquérito na Assembleia da República foi uma afronta a todos nós. Até o descaramento tem limites.

Marcadores de livros - 1348

Antes que venha aí algum comentário, declaro já que acho este Pedro Guerra um arruaceiro. Tenho este marcador há muito tempo, mas hoje é um bom dia para o postar.