Prosimetron

Prosimetron

sábado, 28 de julho de 2018

Os meus franceses - 636



Bertrand

A Bertrand projetou uma série de sacos, quanto a mim, muito felizes na sua execução. Este é um dos meus favoritos; além disso, nesta altura do ano a citação de Fernando Pessoa é muito significativa.

Boas férias para todos!

Sacos Bertrand




Elegâncias - 147

Estas elegâncias vieram por mail de Alicante. Nem sei que diga da mala azul e das que têm uns pelicanos.

Bom dia!

Paul McCartney voltou a The Carvern em Liverpool, 57 anos depois dos Beatles aí se terem estreado. E houve 350 sortudos que assistiram ao espetáculo gratuito.


Marcadores de livros - 1121


«A rotina não basta ao coração do homem. O grande desafio é, em cada dia, voltar a olhar tudo pela primeira vez, deslumbrando-se com a surpresa dos dias. É reconhecer que este instante que passa é a porta por onde entra a alegria.»
José Tolentino de Mendonça - A mística do instante

Os meus franceses - 635


Em 31 de janeiro de 2012 fiz um post sobre Madame De..., filme realizado por Max Ophuls em 1953 ,inspirado num romance de Louise de Vilmorin, com Danielle Darrieux, Charles Boyer e Vittorio De Sica. O filme passa hoje no Nimas.
Nessa altura nunca tinha lido o romance Madame De...  Entretanto li-o numa tradução que Adolfo Casais Monteiro fez para a Estúdios Cor (1954).


A seguir, Paul Thomas Anderson, realizador que muito aprecio, fala sobre este filme:


Para Paula e Rui Lima.

Marcadores de livros - 1120


Obrigada, Justa!


terça-feira, 24 de julho de 2018

Boa noite!


Uma paella valenciana

Foi ontem o jantar de dois prosimetronistas que andam por terras espanholas...
Boa viagem!


Leituras no Metro - 986

Lisboa: Casa das Letras, 2007

O livro ficou aquém das minhas expectativas e a tradução é fraca. 
Viajar no Expresso do Oriente, um comboio luxuoso, deu a possibilidade aos ocidentais de conhecer a porta da Ásia e da sua cultura e costumes.
O Expresso do Oriente foi palco de numerosos dramas representados por grandes actores políticos ou por redes de espionagem, ao longo da história do século XX. Assim, o armistício de 11 de novembro de 1918 foi assinado em Rthondes, na carruagem n.º 2419, transformada em escritório pelo marechal Foch. Cerca de vinte anos mais tarde, Hitler assinou a capitulação da Europa nessa mesma carruagem. 
O autor conta histórias de muitos viajantes que utilizaram o mais célebre comboio do mundo, entre Paris, Veneza, Viena, Praga, Budapeste ou Istambul. 
Diaghilev, fundador dos bailados russos; os espiões Mata-Hari e Lawrence da Arábia; a atriz Marlène Dietrich; e Raoul Wallenberg, diplomata sueco colocado em Budapeste, que salvou mais de vinte mil judeus durante a guerra, ludibriando os nazis no Expresso do Oriente. 

Assinatura do Armistício. Atrás da mesa, da di. para a esq.: o general Weygand, o marechal Foch (em pé) e os almirantes britânicos Wemyss, G.Hope e J. Marriott. De pé, o ministro de Estado akemão Matthias Erzberger, o major Detlof von Winterfeldt, o conde Alfred von Oberndorff dos Negócios Estrangeiros e o capitão de fragata Ernst Vanselow da Marinha alemã.

Serge Lifar e Sergei Diaghilev, na praia do Lido (Veneza, 1927). 


Le Train Bleu é o nome de um restaurante da Gard de Lyon em Paris, que inspirou esta música para um bailado dos Bailados Russos, que estreou em 20 jun. 1924 no Théâtre des Champs Élysées.
Foi também o nome de um comboio de luxo, inaugurado em 1886 pela Compagnie des wagons-lits (CIWL), que circulava entre Calais e Vintimille via Paris, Dijon, Marseille, Toulon, Saint-Raphaël, Cannes, Juan-les-Pins, Antibes, Nice, Monaco, Monte-Carlo e Menton.

Marcadores de livros - 1116

Mucha - The times of the day

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Boa noite!


León Felipe: «¿Quién soy yo?»


Nos 50 anos do falecimento de Léon Felipe, a Fundación León Felipe y Acción Cultural Española (AC/E) com a colaboração da Junta de Castilla y León e o Ayuntamiento de Zamora organizaram esta exposição que está patente no Museo Etnográfico de Castilla y León até 30 de setembro. 
A exposição é uma magnífica oportunidade para mostrar uma seleção de fotografias, pinturas, esculturas, jornais, livros e outra documentação, respeitante a esta personalidade relevante das letras espanholas, inserido no contexto histórico em que ele viveu.
Fiquei a saber que León Felipe era farmacêutico. Sempre vamos aprendendo umas coisas...

Marcadores de livros - 1115

A Ponte de Espanha e o vale de Lutour são dois locais, pelo que vejo nos marcadores e vi na net, maravilhosos de Cauterets os Pirinéus franceses.  

Hortense de Beauharnais - Vue du pont d'Espagne, près de Cauterets, 1807
Toulouse, Musée Paul-Dupuy

domingo, 22 de julho de 2018

Boa noite!


Mestrias: uma nova 'tasca' na Ajuda

https://www.sabado.pt/gps/detalhe/novidades-para-o-verao-mestrias

Este Mestrias foi uma ótima surpresa. De entrada, comemos um queijo de cabra panado, com mel e redução de vinho tinto. O prato foi um leitão confitado - com uma pele tostadinha... -, acompanhado de umas batatas fritas fininhas e de uma salada mista. Acompanhámos com uma sangria branca que estava muito boa, mesmo no respeitante a açúcar (q.b.). Disseram-nos que os ovos com farinheira também são bons.
Quando o tempo está bom tem uma esplanada, muito agradável segundo nos disseram. Mas a noite estava enevoada. 
Fica no Largo da Paz e é um local a repetir.

https://www.zomato.com/pt/grande-lisboa/mestrias-nova-tasca-ajuda-lisboa

https://lifecooler.com/artigo/comer/mestrias-nova-tasca/518779

Sérgio Pombo na expo Pós-Pop

Sérgio Pombo (1947) - Sem título (Joelhos), 1973. 
Poliéster policromado. 
Lisboa, Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna