Prosimetron

Prosimetron

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Boa noite!

Os Beatles há 55 anos no Ed Sullivan Show: 70 000 espectadores.

Debaixo do Céu


O mais recente filme do realizador Nicholas Oulman, Debaixo do Céu, reúne os testemunhos de sete judeus ainda vivos que fugiram da Alemanha nazi durante a II Guerra Mundial e passaram por Portugal nas suas fugas. Gostei muito.


Marcadores de livros - 1270


Adolph Menzel - Flötenkonzert Friedrichs des Großen in Sanssouci, ca 1849
Berlim, Alte Nationalgalerie

Obrigada, Jad!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Do impressionismo ao fauvismo

Esta exposição termina no dia 10.

In memoriam Albert Finney

In memoriam: Albert Finney

Albert Finney nasceu em Salford a 9 de Maio de 1936.

Durante a sua infância e juventude, revela um talento extraordinário em actuações de teatro na sua escola. Seu director aconselha-o a inscrever-se na Royal Academy of Dramatic Arts em Londres. Finney conclui em 1955 os estudos na academia com o prémio Emile Litter Award. A sua presença nos palcos de teatro ingleses rapidamente lhe confere o estatuto de um segundo “Olivier”. A sétima arte parece atrair pouco o jovem actor que recusa o convite para o papel principal em Lawrence of Arabia, e recomenda Peter O’Toole.
O seu desempenho como working-class-hero no filme Saturday night and Sunday morning de Karel Reisz de 1961 é reconhecido pela British Academy na categoria de melhor actor promissor, e marca o início de uma carreira brilhante. Finney alcança um dos seus primeiros triunfos em 1963 na adaptação cinematográfica da obra literária Tom Jones de Fielding, o que lhe vale a primeira nomeação para o Óscar de melhor actor.

É convidado para várias películas, entre elas, Two for the road de Stanley Donen de 1966 ao lado de Audrey Hepburn. Sob a direcção de Sidney LumetFinney integra o elenco notável de actores no célebre Murder on the Orient Express de 1974, em que interpreta Hercule Poirot.No início do anos 80, vêmo-lo em Shoot the Moon de Alan Parker (1982) juntamente com Diane Keaton, em The dresser de Peter Yates (1983) ao lado de Tom Courtenay e Edward Fox, bem como em Under the vulcano de John Huston (1984).




Segue-se uma fase “difusa” de experiências: Finney troca o cinema pelo teatro e vice versa, encena peças e chega a criar uma produtora própria. A partir de meados dos anos 90, volta com regularidade ao grande écran: refira-se, a título de exemplo, The Browning Version (1994), Erin Brockovich (2000), A good year(2006) e Before the devil knows you're dead (2007). Em 2002, representa Winston Churchill na mini-série de TV The gathering storm.

Faleceu ontem aos 82 anos.

Imagens: Finney em 1966; em Tom Jones (1963); em Two for the road, com Audrey Hepburn (1966); com Churchill em The gathering storm (2002)

Michael Jackson na parede


A exposição explora o impacto cultural da personalidade e do trabalho de Michael Jackson no campo da arte contemporânea dos anos 80 até hoje. Embora sempre tenha sido considerado uma referência no mundo da música, dos vídeo-clips, da dança e da moda, o seu impacto na arte contemporânea nunca foi discutido nem estudado. É esta faceta que a exposição que se encontra no Grand Palais até 14 de fevereiro nos mostra: Michael Jackson como fonte de inspiração para muitos artistas, como Andy Warhol, Lorraine O'Grady, Isaac Julien ... 


Marcadores de livros - 1269

Verso e reverso (ou vive-versa?)


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Boa noite!

O início da Beatlemania: a chegada dos Beatles ao aeroporto Kennedy há 55 anos.

Louis-Philippe em Fontainebleau

Não me lembro de se ter falado desta exposição (que encerrou no dia 4) aqui no blogue. Fica o catálogo:

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Boa noite!


Marcadores de livros - 1267

Verso e reverso


Mais uma borrada que é burrada da Câmara Municipal de Lisboa

Passei hoje, pelas 22 horas, pela mais bonita praça da cidade de Lisboa.

Nem acreditei no que estava a observar: a estátua do rei José não existe (ninguém a consegue ver) com esta iluminação que borra de cores o pedestal; logo uma borrada. Mas fazer desaparecer a estátua que anteriormente até estava bem iluminada e com o pedestal igualmente iluminado em branco é de «asno», logo burrice.




Elegâncias do século XVIII

Pedindo emprestada a rubrica de MR aqui apresento um modelo de sandálias celestiais do século XVIII:



Lisboa, Marvila, Igreja de Santo Agostinho
Assinados com a sigla « P. M. P. »

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Boa noite!


Green Book

Um belíssimo filme baseado em pessoas reais que eu desconhecia. Assim como desconhecia a existência do Green Book. A América sempre a surpreender-nos, neste caso pela negativa. Mas a Europa também não vai bem e Portugal então não é exemplo nenhum, como vimos pelas últimas estatísticas (e não só).

A edição do Green Book que acompanha esta viagem pelo sul dos EUA é de 1962.


domingo, 3 de fevereiro de 2019

Boa noite!


Marcadores de livros - 1266

Verso e reverso do marcador de um livro que nunca li. Li que o primeiro livro de Mankell está traduzido em português com o título de Assassino sem rosto, mas não me parece que seja este. :(
Mankell faria hoje 71 anos.

Com um agradecimento a Justa e Luisa.

Pacotes de açúcar - 188


Acrescento a Gancha de São Brás para se ver o que é - uma espécie de chupa-chupa. :)


Inadvertidamente coloquei este post no dia 3 de janeiro. Como se compreende ele seria para o dia 3 de fevereiro, de modo que aqui fica de novo, hoje.

Umas dimorfotecas para a Cecília

Também conhecidas como Margaridas do Cabo.