Prosimetron

Prosimetron

sábado, 21 de outubro de 2017

Boa noite!

Este filme passa no DocLisboa hoje. Entretanto fiquem com:


Da vinheta



Continua o braço de ferro entre Madrid e Barcelona, e este fim de semana deverá ser agitado. Importante lembrar o compromisso histórico de há 40 anos : Após as longas e intensas negociações em Paris com Adolfo Suárez, Josep Tarradellas, presidente da Generalitat da Catalunha no exílio de 1954 a 1977, e da Generalitat provisória de 1977 a 1980, regressa a Barcelona no dia 23 de Outubro de 1977, proferindo um memorável discurso na varanda do Palácio da Generalitat.
Talvez seja necessário um novo compromisso histórico, não sei é se há gente do calibre desta de há quarenta anos ...

Humor pela manhã





É claro que o famoso " desenrascanço " português também não podia ser alheio aos arranjos arquitectónicos, como se vê neste exemplo da Amadora. Na Amadora, mas podia ser noutra cidade qualquer ...

Bom dia !





In memoriam Danielle Darrieux ( 1917-2017 ), falecida esta semana .

Rubens. Portraits princiers


Esta exposição está focada numa rainha e num pintor. Ela é Maria de Médicis, viúva de Henrique IV e mãe de Luís XIII. O artista é Rubens, o mais célebre pintor do seu tempo, cuja influência se estendeu a toda a Europa. Maria de Médicis encomendou ao pintor 24 telas monumentais para o Palácio do Luxemburgo que ela mandou edificar em 1615.

Rubens - Coroação de Maria de Médicis, 13 maio 1610


Life in the Computer Age - 1



Marcadores de livros - 855

Gracias, Luisa!

Este livro tem uma playlist extensa, de onde escolhi esta canção de Otis Redding.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

25 canções de Bob Dylan que merecem o Nobel - 11 e 12

Alberta #1 (1970) era originalmente um blues sobre os barcos que ao amanhecer navegavam no Mississippi. Dylan gravou-o no seu álbum Self Portrait (1970). A origem folclórica da canção encontra-se na letra «I'll give you more gold than your apron can hold / If you'll only let your hair hang low». A sua interpretação, no canto e na harmónica, é perfeita, indolente, e os coros dão-lhe um enorme charme.
É uma canção de Dylan de que gosto bastante, mas não consegui encontrar nenhum vídeo com uma interpretação dele no YouTube. Nem de Alberta #1 nem de Alberta #2. Assim, hoje trago também Wigwam (1970).


É certamente uma das canções mais estranhas de Dylan. Primeiro porque não tem letra. Dylan contenta-se em berrar «la la la» como um bêbedo, com uma orquestração, extremamente rica. É uma canção secretamente política. Wigwam é o nome dado às tendas circulares de certas tribos índias. Uma maneira discreta de evocar, sem falar, da história trágica do território americano. Face ao indizível... «la la la».

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

É hoje posta à venda a edição ilustrada por Jim Kay de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban


Marcadores de livros - 853


Agradeço a quem mo ofereceu.

Le jardin secret des Hansen


Esta exposição é de obras da coleção Ordrupgaard. O casal dinamarquês Wilhelm (1868–1936) e Henny Hansen (1870–1951) constituiu, em apenas três anos (1916-1918), uma coleção impressionante de pinturas impressionistas e pós-impressionistas. Cerca desses 40 quadros estão agora expostos, pela primeira vez, em Paris.  


terça-feira, 17 de outubro de 2017

Boa noite!

O Ballet Nacional do Canadá esteve no princípio de outubro no Théâtre des Champs-Elysées.

Da vinheta


 - Às portas de Braga;
 - Às portas de Seia ;
- Vieira de Leiria, e esta já deu a volta ao mundo de tão apocalíptica.


Outra vez luto nacional por três dias, outra vez o horror de vidas perdidas ( 38, até agora ), mais de 6 dezenas de feridos, 7 desaparecidos, fábricas ardidas, casas ardidas, estradas e ferrovias cortadas.
Um país desgraçado, como escrevi há meses. E há que ler o relatório da Comissão Independente para perceber como esta tragédia, tal como a de Pedrógão, poderia ter sido pelo menos minorada ...

Bom dia !





Fez ontem 427 anos que Carlo Gesualdo, príncipe de Venosa, matou no seu Palazzo San Severo, em Nápoles, a mulher e prima, Maria d'Avalos, e o amante desta, Fabrizio Carafa.

Marcadores de livros - 851

Agradeço à Luisa este marcador. O título do livro despertou-me interesse porque hoje em dia querem arranjar tantos programas aos miúdos que eles não têm tempo livre. 


Caixa do correio - 93

Talvez eu hoje coma um pastel de nata. Ou um bom bocado. Lá mais para o final da tarde. :)

No bicentenário da morte de Gomes Freire



segunda-feira, 16 de outubro de 2017

25 canções de Bob Dylan que merecem o Nobel - 10


Lay Lady Lay (1969)

Lay Lady Lay é, segundo Emmanuelle Hirschauer, Ronsard no país do folk. «Uma proposta indecente feita a uma mulher cobiçada, por um Bob Dylan de voz quente, menos abrasiva do que o habitual. (Dylan explicará que tinha deixado de fumar antes de gravar.) Deite-se na cama de bronze, minha senhora. Desejo e deferência.» Ignora-se a quem foi dedicada esta canção. 

I am sailing

John E. Sheridan - Marinheiro cantando e papagaio, 16 out. 1937


Bom dia !

Marcadores de livros - 850

Agradeço a quem mo ofereceu.


domingo, 15 de outubro de 2017

25 canções de Bob Dylan que merecem o Nobel - 9


As I Went Out One Morning (1967)

A melodia desta curta canção é deslumbrante, mas a letra é cifrada. O narrador conta como uma manhã tentou dar a mão a uma menina encantada e de repente percebeu que ela lhe iria fazer mal. Surge então Tom Paine.... Há quem pense que é o próprio Dylan a desculpar-se pelas declarações infelizes que fez ao receber, em 1963, o prémio Tom Paine.

Antonio Bertali (1605 - 1669)

Antonio Bertali nasceu em Verona em 1605. Estudou com Stefano Bernardi, mestre de capela da catedral desta cidade. Graças aos bons relacionamentos de Bernardi com o corte austríaca, Bertali entra ao serviço da capela imperial de Viena em 1622. Casa na catedral de Santo Estêvão em 1631 e compõe obras para vários acontecimentos da família real: a cantata Donna real, por ocasião do casamento de Fernando III com a infanta Anna Maria de Espanha ou o Requiem pro Ferdinando II em 1637.
Em Outubro de 1649, torna-se mestre de capela da corte, sucedendo a Giovanni Valentini. Morre em Viena em 1669.

Das suas quase 600 obras, poucas sobreviveram. Entre elas, esta bela Ciaconna tipicamente barroca , numa interpretação não identificada. Um bom serão de domingo a todos!

 

Chicago: Michigan Avenue

Capa de John Falter, 15 out. 1960

Não me importava de ir a Chicago.

A Rainha de Espanha

Gostei deste filme de Fernando Trueba: uma história passada na Espanha franquista.


Marcadores de livros - 849


Dez marcadores de Santa Teresa de Ávila, com agradecimentos a Justa.

Versos e reversos, embora dos três de cima não sei qual é um e o outro.