Prosimetron

Prosimetron

sábado, 20 de julho de 2019

Boa noite!


Da Terra à Lua

Este romance de Júlio Verne, com o subtítulo de Viagem direta em 97 horas e 20 minutos, foi editado em 1865 e foi traduzido para português por Henrique de Macedo para a Editora das Horas Românticas de David Corazzi, em 1878.
As minhas leituras de ficção científica ficaram pelas obras deste autor que estavam traduzidas quando eu tinha aí 12-13 anos - e que li compulsivamente - e pelo Farenheit 451 de Ray Bradbury. Outras tentativas que fiz não entusiasmaram nada. 

Fogo: «Instantaneamente produziu-se uma detonação horrorosa, inaudita, sobre-humana, de que coisa alguma poderia dar ideia, nem o ribombar do trovão, nem o estampido das erupções. Das entranhas do soo, como de uma cratera, surgiu um jacto imenso de fogo. A terra tremeu e abriu-se, e apenas um ou outro espectador pode por instantes entrever o projétil que fendia vitoriosamente os ares envolto em chamejantes vapores.» (p. 241)

Fui comprar esta edição para oferecer. Vamos a ver se quem a recebeu vai gostar.

Marcadores de livros - 1390

Max Liebermann - Kleinkinderschule in Amsterdam, 1880

Berlim, Alte Nationalgalerie

Obrigada, Jad.

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Os meus franceses - 700


Tintim e a Lua

A Castermann acaba de editar um duplo álbum, em edição especial, na qual junta as duas aventuras de Tintim que têm a ver com a Lua: Objectif Lune e On a marché sur la Lune que, em Portugal, se intitulam respetivamente Rumo à Lua e Explorando a Lua.


Em Syldavie, o professor Tournesol desenvolve o seu motor de foguetão lunar e prepara-se para partir para a Lua. Mas incidentes misteriosos minam este projeto: o foguetão é desviado e há uma tentativa para roubar os planos. Quem está por detrás disto? O foguetão será capaz de descolar?
Encontramos nossos heróis a bordo do primeiro foguetão lunar. Mas o voo está longe de ser fácil: além das presenças involuntárias de Dupond e Dupont (que limitam seriamente as reservas oxigénio), os sabotadores também estão a bordo. O foguetão chegará à Terra?


Downton Abbey

Há uns dias vi o trailer deste filme no cinema. Downton Abbey, dirigido por Michael Engler, é a continuação da série televisiva do mesmo nome, transmitida em várias temporadas entre 2010 e 2015. O filme passa-se no final dos anos de 1920 e é sobre uma hipotética visita de Jorge V e da rainha Mary a mansão Downton Abbey. 
Aguardemos...


Em geminação com Manuscritos da Galáxia.

Leituras no Metro - 1026

Le Figaro dedicou um número especial da sua revista à missão Apolo 11, com artigos muito bons.
Também a National Geographic publicou o número de julho dedicado à Lua; nãos eis e é a reedição de m outro n.º com o mesmo título.


quarta-feira, 17 de julho de 2019

Há 50 anos três homens estavam a caminho da Lua.


Marcadores de livros - 1389


Sobre a Brigada Lincoln, leiam aqui. E sobre este livro, aqui.

Obrigada, Luisa!

Leituras no Metro - 1025

Faz hoje 60 anos que Billie Holiday morreu. Nesse dia, Frank O'Hara escreveu:

Trad. José Alberto Oliveira.

Lisboa: Assírio & Alvim, 1995


Parabéns à nossa seleção de Hóquei em Patins!

Tenho andado um bocado atrasada com os posts de aniversários; o mesmo se passa com este para dar os parabéns à nossa seleção de hóquei em patins. Foi bonito de se ver a equipa homenagear António Livramento na sua braçadeira do seu capitão. Gosto muito de hóquei e fui mesmo adepta nos anos de Vaz Guedes, Rendeiro, Victor Hugo, Livramento...

Foto EPA
Livramento

terça-feira, 16 de julho de 2019

Boa noite!


Em geminação com Manuscritos da Galáxia.

Marcadores de livros - 1388

Verso e reverso de um conjunto de marcadores em armónio, em que alguns vão sendo repetidos...

Madiba

Assinalando os 101 anos do nascimento de Nelson Mandela, a RTP2 vai começar a transmitir amanhã uma série em seis episódios sobre a vida de «um homem que cumpriu o seu dever na Terra».