
Sócrates, ca 200 a.C.- 100
Londres, Museu Britânico
«Casa-te: se encontrares uma mulher boa, serás feliz; se encontrares uma mulher má, tornar-te-ás filósofo.»
Sócrates
Será ainda preciso dizer que é do meu Bacio diário?
Sócrates
La musique, seule consolation pour tous les êtres.Frase escrita por Isabelle de Bourbon-Parme (1741-1763), supra retratada por Nattier, numa carta escrita em 1760 à sua cunhada Maria Cristina, arquiduquesa de Áustria. Três anos depois, a melancólica e melómana Isabel, filha de Filipe I de Parma e de Maria Luísa Isabel de França, morria de varíola.
A edição de 2011 do Guia Michelin atribuiu uma estrela a um restaurante que abriu em 2009 e fechou no ano seguinte... por falta de clientes. Estranha distinção esta que das duas uma: ou a estrela andou perdida este tempo todo ou qual o critério adoptado pelo GM que originou esta "gaffe"? O restaurante "tardiamente" premiado foi o francês Les Hêtres.
John Singer Sargent, Homem lendo, óleo sobre tela, 64,1x56,5cm, Reading Public Museum and Art Gallery, Reading, Pennsylvania, EUA.
- Henri Monnier por Gavarni.Frase que o escritor, dramaturgo e caricaturista Henri Monnier (1799-1877) pôs na boca da sua imortal personagem, Joseph Prudhomme, arquétipo do burguês parisiense do séc.XIX. Tão válida para a agitada França do séc.XIX como para o Portugal contemporâneo.

Depois de Los Angeles e de Paris, chegou a Madrid em meados do mês passado, mais propriamente ao Thyssen, a retrospectiva dedicada a Jean-Léon Gérôme (1824-1904), pintor e escultor francês conhecido sobretudo como pintor orientalista.
A petrolífera americana ExxonMobil é a maior empresa do mundo, quer pelo valor em bolsa quer pela faturação- 280 mil milhões de euros de receitas em 2010. E consegue milagres. Segundo o diário El País, usa a Espanha como paraíso fiscal, o que lhe permitiu, com um só funcionário, registar em dois anos 9 907 milhões de euros de lucro sem pagar um euro de imposto.
ver aqui



Não comprei ( contenção oblige... ), mas passei hoje os olhos por esta mais recente obra do Paulo Drumond Braga que me surpreendeu desde logo pela temática. O rigor da investigação é aquele a que já estamos habituados, sem ser uma escrita densa ou aborrecida.

Zu Guttenberg e sua esposa, Stephanie von Bismarck, durante uma visita a tropas alemãs no Afeganistão

Não consegui identificar o autor desta fotografia, mas ela serve sobretudo para lembrar que começa hoje o mês de Josephine Baker em Lisboa, comemorando os 70 anos da sua estreia artística em Portugal. Livros, espectáculos e uma exposição no Teatro da Trindade que recordam a relação especial que ela teve com este país que visitou durante décadas em várias qualidades: artista, turista, espia (durante a Segunda Guerra...) e activista pelos direitos das crianças.

Galleria degli Uffizi, Florença, Itália 
