Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Boa noite!

Um estilo que desconhecia



De vez em quando gosto de espreitar sites ou blogues dedicados a antiguidades e até anúncios que vendem as mais variadas peças. Hoje, num desses anúncios vendia-se uma bilheteira muito semelhante a esta, a que lhe chamaram "salva de prata estilo D. Luís V"!!

Parabéns, David!


DB faz hoje 69 anos e lança no álbum - Blackstar.

Parabéns, Trémois!

Pierre-Yves Trémois faz hoje 95 anos. Conheci este artista através de um selo que recebi num correio de França, há cerca de dois meses e que aqui postei. É um desenhador, gravador, pintor e escultor francês, nascido em Paris, em 8 de janeiro de 1921.


Saiu ontem em França

Couverture de Notre dernier monarque
Paris: Robert Laffont, 2016

Faz hoje 20 anos que Mitterrand morreu.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Boa noite!

Talvez o melhor cacau do mundo

Van Houten é talvez a melhor marca de cacau do mundo (diz quem me ofereceu uma embalagem, e eu acredito). O certo é que ela nasceu das mãos de um dos grandes heróis do chocolate: Coenraad van Houten. Foi este químico holandês que em 1828 revolucionou a forma de beber chocolate quente, criando uma prensa capaz de retirar de uma só vez metade da gordura do chocolate, restando apenas um pó castanho e fino, mais solúvel e menos ácido - o cacau. Já tive a oportunidade de o provar e é realmente magnífico. Desconheço se se encontra à venda em Portugal.

Marcadores de livros - 311


Já em tempos coloquei alguns marcadores desta coleção. Estes vieram com um presente de Natal. Agradeço a quem mos enviou. :)


Exposição de Gerda Wegener na Dinamarca

Até 16 de maio no Museu de Arken.



A pintura de Gerda Wegener lembra-me Marie Laurencin.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Adoração dos Magos

Boa noite de Reis!

Adoração dos Magos, 1º quartel século XVI - MNMC
(dos seis painéis conservados do políptico quinhentista do Convento de Santa Maria de Celas)


"A concentração de personagens num espaço reduzido, o tratamento dos panejamentos, as anatomias, inclusivamente os rostos e os próprios olhos, denunciam a oficina coimbrã, iniciada em finais da centúria anterior, com Vicente Gil." site do Museu Nacional de Machado de Castro

Boa noite!

Os Reis Magos no altar


Presépio de altar das Irmãs Flores, Estremoz.

Bom final de tarde com uma fatia de Bolo Rei ou Rainha. :)

Novidades


 - Um delicioso livro de receitas animadas este Si Paris était un gâteau , proveniente do chocolatier À la Mère de Famille e editado pela Marabout .

-Uma colecção que já apareceu por diversas vezes aqui, e desta vez os verbetes são sobre os amores parisienses de Nicolas d' Orves .

- Este Abécédaire du Tout-Paris versa sobre a Paris mais snob, dos lugares mais selectos .  Uma edição da Seguier .

Três obras sobre a capital francesa, vista sobre prismas bastante diferentes .

A nossa " bandeira "


Os mais atentos deverão ter percebido que a nossa " bandeira " representa as cores do ano, assim indicadas pela Pantone . E aqui aparecem sobretudo porque pela primeira vez são duas e não uma : Rosa Quartzo e Serenidade , um tom de rosa muitoclaro e um azul-pastel .
As definições oficiais : " um tom persuasivo, embora gentil, que expressa compaixão e sentido de compostura ", " leve e arejada, como o céu azul acima de nós, provocando sentimentos de pausa e relaxamento, mesmo em tempos turbulentos " .
Cores calmas , para um ano que talvez o não seja ...

Um quadro por dia


Abraham Bloemaert , Adoração dos Magos , 1624, Museu Central de Utreque, Países Baixos .

No Dia da Epifania do Senhor .

Humor pela manhã


Bom dia !





A ex-vocalista dos Moloko, agora numa carreira a solo .

Adoração dos Magos

Michelino da Besozzo - «Adoração dos Magos»
Iluminura do Livro de Horas de Pavia

Para o Jad.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Boa noite!

Onde me apetecia estar


Nada muito exótico, apenas a capital francesa para assistir esta noite a uma representação desta produção tão boa que será brevemente levada para a Broadway pela mão de Harvey Weinstein .

No Théâtre du Châtelet , até 15 de Janeiro , de 25 a 119 euros .

Citações


(...) Durante mais de quatro penosos anos, o Estado sugou a economia - não para pagar os custos da sua inadiável reforma, mas para poder continuar igual a sempre . Quando a crise rebentou, o Estado gastava 50 % de toda a riqueza produzida no país , hoje gasta 52 % . Como sempre aconteceu desde o século XVI, o Estado foi mais forte do que a nação . E eu, pessoalmente, não vejo nada de novo no horizonte, no ano e nos anos que aí vêm. Oxalá o petróleo continue ao preço impensável de menos de 40 euros, oxalá as taxas de juro para nos continuarmos a endividar permaneçam próximas do zero, oxalá o BCE continue a despejar dinheiro a rodos na economia . Assim, iremos sobreviver mais uns tempos . Mas, numa conjuntura económica externa tão favorável como nunca visto, não iremos, seguramente, aproveitar para arrumar a casa e começar a matar de vez os demónios de Alcácer-Quibir .

- Miguel Sousa Tavares, no Expresso da semana passada .

Pensamento ( s )



Onde há música não pode haver coisa má 

- Miguel de Cervantes ( 1547-1616 )

Para as crianças




Já dura há uns anos esta parisiense Librairie des Enfants , sita no nº 89 da rue de Lévis, no 17º bairro . Há sessões de leitura, sessões de autógrafos com ilustradores e outras actividades .
Sei que abriu recentemente em Lisboa uma similar, mas perdi a referência ( são muitos recortes e apontamentos, demasiados ... ) . Alguém sabe onde fica ?

Um quadro por dia



Henry Moret ( 1856-1913 ) pintou muitas marinhas da sua Bretanha natal , é o caso desta Personnages sur la plage de Trévignon, 60x92cm , vendido no dia 1 de Janeiro no Hôtel des ventes de Honfleur por 121 000 euros .

O meu primeiro do ano


Foi no Domingo, o Concerto de Ano Novo pela Orquestra Metropolitana de Lisboa no Pavilhão Atlântico ( agora MEO Arena ) . Uma boa disposição contagiante com marchas, valsas e polcas que terminou com a exuberância da Marcha Radetzky .

Humor pela manhã


Muito messianismo até dia 24 deste mês :)

Bom dia !





Vão estar cá .

Pintores vistos por pintores - 29

Ainda no seguimento de um post sobre Lili Elbe e Gerda Wegener, aqui ficam vários retratos da primeira pintados pela segunda:

Lili Feather Fan Gerda Wegener Gottlieb
Lili with a Feather Fan (pormenor), 1920


Ca 1928
A Dama de Oiros

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Os meus franceses - 436

Citações


(...) sendo ambos fantasiosos, tanto o mundo de Sócrates como o do Mickey devem reger-se por regras próprias, diferentes das do nosso mundo . Não faz sentido acusar o Mickey de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais . 
Disney opta por não justificar o estilo de vida das suas personagens : umas são príncipes e princesas, e supõe-se que tenham fortuna, outras vivem numa realidade imaginária, da qual o trabalho está ausente . Sócrates vive num mundo de fantasia porque tem um amigo fantástico. A explicação parece um deus ex machina mas não é . É um amicum ex machina .
A única semelhança é que este amigo, tal como deus, também aparente ser omnibenevolente.
(...) Santos Silva partilha o seu dinheiro com Sócrates ,que o partilha com vários familiares e amigos. (...)

- Ricardo Araújo Pereira , na VISÃO .


Não me parece que venhamos a ter em 2016 o julgamento da " Operação Marquês " , mas a acusação formal seria bom que aparecesse já neste primeiro trimestre para depois se seguirem as demais fases processuais .

Humor pela manhã



Conheço alguns assim :)

Einar Wegener=Lili Elbe / Gerda Wegener


A propósito do filme A Rapariga Dinamarquesa, fui saber quem foram os pintores Einar Wegener/Lili Elbe e Gerda Wegener (nascida Gottlieb).

O casal de pintores Gerda e Einar Wegener.



A montanha de Munkje em Vejle, por Einar Wegener

Uma cidade com fonte, por Einar Wegener

O Jardim de Versalhes, por Einar Wegener

Retrato de mulher, por Einar Wegener, 1923
An illustration by Gerda Wegener in 1925
Il. de Gerda Wegener, 1925
Ulla Poulsen in the ballet Chopiniana by Gerda Wegener in 1927. 
A bailarina Ulla Poulsen em  Chopiniana, por Gerda Wegener, 1927

Vários retratos de Lili Elbe e Gerda Gottlieb, pintados pela última: