Prosimetron

Prosimetron

sábado, 10 de outubro de 2015

Boa noite!

«Crisis?! What's crisis?»

Para quem ainda não viu este vídeo de 2012:

Atentado em Ancara

cop. Le Nouvel Obs.

Uma forte explosão aconteceu esta manhã perto da principal estação de caminho de ferro de Ancara, pouco antes do início de uma manifestação organizada pela oposição turca a favor da paz: há, pelo menos 30 mortos e mais de 100 feridos.
Ler mais em: http://tempsreel.nouvelobs.com/monde/20151010.OBS7408/forte-explosion-a-ankara-ce-que-l-on-sait.html

Parabéns, Cláudia!

Esqueci-me! :(
Vi há pouco no Palavras Daqui e Dali.
Apesar dos quatro dias de atraso... PARABÉNS!

Marcadores de livros - 269

Foto de David de Abreu. 
www.edicoes19deabril.com

Para a Ana, que já deve ter este marcador. :)

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Boa noite!



O Chiswick Book Festival comemorou os 150 anos da publicação da primeira edição de Alice in Wonderland com Alice Extravaganza
Lewis Carroll encomendou a John Tenniel as ilustrações e foi ele próprio que pagou essa edição. 
As gravuras de madeira desta edição estiveram desaparecidas até 1985, ano em que foram descobertas no cofre de um banco. 

Verne hoje


 - O único exemplar manuscrito que se conhece da Volta ao Mundo em 80 dias , um projecto de peça de teatro que precedeu a publicação do romance . ( € 10 000 - 12 000 )


Não sei se Jules Verne ( 1828-1905 ) é lido actualmente, mas sei que esta colecção extraordinária das suas obras será hoje disputada no leilão da casa Boisgirard-Antonini, em Paris .

Lá fora - 238












Para além do Palácio, também a cidade de Versalhes quis lembrar os 300 anos passados sobre a morte de Luís XIV , que ao fim e ao cabo foi o criador da cidade ao transformar o velho pavilhão de caça do seu pai no mais esplendoroso palácio europeu .Esta exposição é uma excelente ocasião também para conhecer a bela biblioteca municipal e outros espaços .

Números


11 000 000

Ouvi há dias este número como o potencial de veículos das várias marcas do Grupo VW que poderão estar afectados pelos tais motores fraudulentos . Impressionante número, e dá que pensar como tão facilmente se compromete uma das empresas mais fortes do Velho Continente em nome da ganância , da concorrência desleal, do capitalismo selvagem .

Lucerna - 2

26 ago. 2015

Humor pela manhã


Pacotes de açúcar - 111

Este veio da Alemanha e é bem giro.

Obrigada, Luís!

Bom dia !





Que esteve cá em Junho .

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Lembrando Chantal Akerman

Chantal Akerman faleceu há dois dias, em Paris.

Este filme com a fantástica Delphine Seyrig, impressionou-me quando o vi. 

Ainda as legislativas



Um dos maiores fiascos das recentes eleições, e a falta de recursos não explica tudo . É, para mim, o exemplo acabado do irrealismo de certa opinião publicada , da parcialidade de certos meios de comunicação, e do divórcio entre certas elites e a plebe .
Contava com o Prof.Mattoso como mandatário nacional , com o Prof.Júlio Machado Vaz como mandatário no Porto, com o Prof. Boaventura de Sousa Santos em Coimbra, e com o Prof.Viriato Soromenho-Marques em Setúbal . As figuras públicas que apoiavam a candidatura também eram muitas : de Carlos Brito ( ex-PCP ) a Mário Laginha, de Tengarrinha à São José Lapa, passando pelo Ricardo Araújo Pereira .Se formos contar as vezes que Rui Tavares foi entrevistado, citado, acompanhado, durante a pré e a campanha propriamente dita, face aos dirigentes dos outros pequenos partidos é gritante a desproporção. Ainda assim , foi um desastre .

Biografias e afins


Duas vidas que se cruzaram há 55 anos, depois de um encontro numa estação de metro de Paris entre este filho de um judeu morto em Auschwitz e esta filha de um oficial da Wehrmacht ...
Uma vida em comum a lutar pelo fim da impunidade dos criminosos nazis .

Édtions Fayard / Flammarion, 685 p, € 25 .

Um quadro por dia


Quase não seria preciso dizer quem pintou este pequeno óleo sobre cartão ( 27x20,5cm ) , datado de 1967  quando Marc Chagall vivia em Vence .
Les Paysans de Vence foi vendido no passado dia 2 de Julho num leilão em Paris .

O regresso de Corto


Duas décadas depois da morte do seu criador, o italiano Hugo Pratt, regressa o mais famoso marinheiro da BD pela mão de dois criadores espanhóis . O álbum tem o título de Sob o Sol da Meia Noite, e passa-se no ano de 1915, com Corto e Rasputin no extremo norte da Europa .
Já à venda as edições espanhola, francesa, italiana e holandesa, e não deve demorar muito a portuguesa .

Frases

As famílias brigam (...) . Às vezes podem voar pratos, e as crianças dão dores de cabeça . Não vou falar das sogras . "

- PAPA FRANCISCO, no Festival das Famílias em Filadélfia, durante a recente visita aos EUA .

Humor pela manhã


Bom dia !





Francesa pelo casamento, e a viver em Paris, mas israelita ( nascida em 1982 no Sudão, num campo de judeus etíopes refugiados, a aguardar o " regresso " a Israel ) de origem .

Lá se vai o calor...

Capa da Vogue (out. 1927) da autoria de Benito. 

Dia Nacional dos Castelos - Castelo de Ourém

Castelo de Ourém






«Conquistada, em definitivo, aos mouros em 1136, Ourém foi doada (1178) por D. Afonso Henriques (1109-1185) a sua filha Infanta Dona Teresa (Matilde), por iniciativa de quem lhe foi conferido foral, constituindo, desde então, parte dos territórios mais importantes das rainhas portuguesas, até que, em 1384, D. João I (1357-1433) a concede, bem como o título de Conde de Ourém, ao Condestável do Reino, D. Nuno Álvares Pereira (1360-1431). 
É em meados do século XV, com D. Afonso, Conde de Ourém e Marquês de Valença, que as muralhas do primitivo castelo são rasgadas para edificação do Paço, até ser destruído quase por completo pelo terramoto de 1755. Entrou, então, num processo de degradação agravado pelas invasões francesas, já no início do século XIX, sendo, no entanto, contemplado no primeiro documento nacional de classificação de estruturas antigas como "monumentos nacionais", datado de 1910, numa confirmação da sua importância histórica, até que, na década de trinta do século passado, foi objecto de obras de restauro e de beneficiação e valorização, estas últimas já nos anos oitenta. 
Destacado na paisagem em local de difícil acesso, no topo do monte sobranceiro à Vila, o castelo, originalmente edificado entre os séculos XII e XIII, foi dotado de um grandioso Paço no tempo de D. Afonso, Marquês de Valença (vide supra), nele imprimindo-se notória influência arquitectónica italiana. 
Desenhando um triângulo, o conjunto que hoje observamos possui corpo central de planta rectangular e dois torreões (torres largas e ameadas) insertos no próprio muralhado de planta poligonal da Vila. Os dois pisos inferiores foram completados com um amplo terraço circundado por balcão com mata-cães sobre arcaria apontada assente em mísulas piramidais.»