Prosimetron

Prosimetron

sábado, 22 de setembro de 2018

Os meus franceses - 648



Especialidades da cozinha calabresa

Os nossos viajantes andam a tratar-se bem. :)

Tartufo, um doce cujo interior é formado por dois ou mais sabores de gelado. Original de Pizzo, onde foi criado por Dante Veronelli, em 1946. Bom jantar!

Fotos de Robert Mapplethorpe em Serralves

Capa do Público de dia 14 set. 

Hoje acordei a ouvir na rádio que João Ribas se demitiu de Serralves por causa de censura a fotografias na exposição de Robert Mapplethorpe. E leio no Público on-line: 
«O diretor artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves apresentou nesta sexta-feira a sua demissão à administração da Fundação de Serralves. João Ribas disse ao Público que “já não tinha condições para continuar à frente da instituição” portuense, mas reservou para mais tarde a justificação da sua demissão.
«A demissão do diretor vem na sequência de a administração da Fundação de Serralves ter interditado a menores de 18 anos uma parte da exposição por si comissariada dedicada ao fotógrafo norte-americano Robert Mapplethorpe e ter imposto a retirada de algumas obras com conteúdo sexualmente explícito.»


Acho isto tudo triste e lamentável. Não percebo por que retiraram 20 fotos à exposição se estava acordado que não o fariam. Não conheciam a obra do fotógrafo? É o que dão a entender com esta atitude.
Não estou em desacordo que certas fotos de Mapplethorpe não sejam visitadas por crianças (embora não me pareça que vejam ali nada que não tenham já visto na tv em horário nobre), mas se elas forem acompanhadas por um adulto... Também me parece 18 anos um exagero... E nesta 'secção' poderiam ter incluído as 20 fotos retiradas.
Já todos assistimos a risinhos em exposições (e no cinema) e é coisa que se não aguenta...
Mas isto devia ter sido acordado com o comissário.
Vamos a ver se consigo ir ver as fotos de Mapplethorpe.

Num café do século XVIII

Atelier de Pietro Longhi - Casa de café
Vicenza, Gallerie Italia Palazzo Leone Montanari

Elegâncias - 148

Montra da loja de Elisabetta Franchi em Verona.Achei esta montra linda, até porque o manequim era mini, embora aqui não pareça.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Boa noite!

Esteve a dançar na Arena de Verona. Que pena não o ter podido ver dançar. :(


Stromboli à noite

A lava lá vai iluminando a noite ... Stromboli tem três vulcões em atividade.
Segundo o Luís, «Deu para perceber que os 450 habitantes da ilha têm uma relação de amor / ódio com os turistas, não podem viver sem eles mas poupam na simpatia ...»

Leituras no Metro - 994

Enquanto não vou a Pompeia, vou lendo. Esta revista tem artigos muito interessantes sobre a vida em Pompeia, a erupção do Vesúvio, a descoberta no século XVIII da cidade soterrada e as novas descobertas arqueológicas.
Antonio Anla é referido na revista como tendo feito muito bons documentários sobre Pompeia. Podem ver partes deles no YouTube.


Stromboli!


Os nossos viajantes andam por Stromboli: imagens de um fim de tarde no bar Ingrid e da praia de areia vulcânica.

Marcadores de livros - 1162

Émile Laporte - Le rêve, 1893 (pormenor)

Nogent-sur-Seine, Musée Camille Claudel

Estamos no tempo das vindimas


Aproveitei um imagem de publicidade enviada pela livraria amiga - In libris (Porto) - para fazer a vinheta deste fim de setembro. 
Esta folha pertence possivelmente a um Almanaque, do começo do século XX.
(Aceito ajudas para completar a informação.)

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Boa noite!


Uma memória sugerida pelo blogue Ponto Aqui! Ponto Acolá!

O que visitar na Calábria?

Scilla

O New York Times elegeu a Calábria com um dos 52 lugares do mundo a serem visitados. Espantosamente, é i a única região italiana desta lista.
E quais são os cinco locais que o jornal propõe que se visitem na Calábria? Tropea, onde os nossos amigos já estiveram; Chianalea di Scilla, considerada a Veneza do sul; Cosenza, chamada de Atenas da Calábria; Reggio Calabria, uma cidade cheia de vida; e Santa Severina. 
Boa viagem!

Tropea (Calábria)

Quem é o prosimetronista que nos enviou esta foto das águas quentes do Tirreno?
Boas férias!

Vamos passear?

Capa de Barbara Westman, 18 set. 1989

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Mais cinema francês no Nimas

Interessa-me ver todos os filmes que passam nesta 4.ª parte. Espero, pelo menos, rever Le plaisir de Ophuls e French Cancan de Renoir. E há um de Marcel Pagnol que nunca vi. E outros.


Marcadores de livros - 1159

Verso e reverso de um marcador recortado. Ainda não foi desta que fui visitar este museu.