Prosimetron

Prosimetron

sábado, 25 de outubro de 2014

Os meus franceses - 362

Antoine Duhamel faleceu no dia 11 de setembro. Deixou uma vasta obra musical: sinfónica, operática e bandas sonoras, a que lhe granjeou maior fama.



Boa noite!

Aquilo a que achamos graça

Visitei a exposição Portugal e a Grande Guerra [Cem Anos da Grande Guerra] patente na Assembleia da República. A exposição no seu conjunto já foi aqui apresentada pela MR. 
A Assembleia da República está de parabéns quer pelo evento quer pela forma como a exposição é guiada.
Detive-me num pormenor que achei peculiar: o penso curativo utilizado na guerra. Eles eram estampados com o modo de utilização. Seria uma amostra objectiva do analfabetismo português na época? Seria apenas a forma de agilizar o seu uso?
A guerra permitiu o avanço científico em várias vertentes, em particular na medicina que foi o aspecto em que me debrucei .
Obrigada MR

Penso curativo





Não me importava de ter um destes pensos.

Marcadores de livros - 191

Uma coleção de sete marcadores (frente e verso). As cores do verso estão um bocado arco-íris, devido ao magnífico scanner que tenho. :)

Mini-livros - 25

Freiburg im Breislau: Hyperion-Verlag, [201-?] 
Mais um livrinho, com uma bela capa encadernada de origem, com 9,5 cm

Agradeço a quem mo ofereceu. :)

Santa Ana ensinando Santa Maria a ler

Recebi um catálogo de um leilão. Uma das peças é o guache que reproduzo. Não indica data nem escola. Contudo faz lembrar as pinturas orientais sobre temas religiosos.

 
 
Para a Ana.
 

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Boa noite!

Gilda Grau nasceu em Cracóvia no dia 1 de outubro de 1901. os pais emigraram para os EUA, quando ela tinha oito anos. Aí tornou-se atriz e dançarina, tendo popularizado a Shimmy.

Grande Jessica


A propósito do post sobre Jessica Lange recordo a sua extraordinária interpretação em Frances (1982), um filme perturbador que retrata um período da vida de Frances Farmer, uma jovem americana de dezesseis anos que se destaca ao participar num concurso literário na época da Grande Depressão. Mais tarde estrea-se como atriz de teatro, mas enfrenta a resistência da sua mãe e é acusada de ser comunista. No regresso aos EUA, vinda de uma viagem à Rússia, Frances segue uma carreira no cinema desentendendo-se com os executivos de Hollywood e sua vida vai-se tornando um inferno, sendo a principal causadora da sua desgraça a sua própria mãe. Foi presa e violada na cadeia, talvez as imagens mais impressionantes do filme.
Se não me falha a memória, o filme termina na década de 50 com Farmer a estrear-se em televisão, já liberta de perseguições.
Este foi o primeiro filme que vi de Jessica Lang, tendo-me conquistado desde logo como atriz. 
Grande Jessica, mesmo! 

Pinturas de Marianne North

Marianne North foi uma pintora inglesa, conhecida pelas suas pinturas de paisagens e flores. Em cima, a Galeria de Arte Botânica, com quadros dela no Kew Gardens.

Nepenthes northiana
Foliage and fruit of Sterculia parviflora, 1870
Indian almond, 1870
Ripe fruit of a screw pine and a sprig of sandal wood, 1870
Foliage flowers and seed vessels of cotton and fruit of star apple Jamaica, 1872

Marcadores de livros - 190

A poliomielite estava erradicada de Portugal, mas este ano voltaram a aparecer casos.

Tinha visto este marcador no Palavras Daqui e Dali, mas esqueci-me de o comprar.

Obrigada, Isabel! 

Passeando em Lisboa - 13

Grafiti na porta de uma garagem. 
Costa do Castelo, 11 out. 2014

25 anos na Amadora


 Começa hoje a 25ª edição do Festival de BD da Amadora, o mais importante do país, e as homenagens vão para o Batman, sempre a combater o crime apesar dos seus 75 anos, e para a Mafalda, sempre irreverente apesar dos 50.

Um quadro por dia


Irma Stern ( 1894-1966 ) nasceu na África do Sul, mas passou à Alemanha aquando da Segunda Guerra dos Boers. Fez a sua primeira exposição em Berlim, em 1919, voltando depois à África do Sul onde foi um dos primeiros artistas a fazer figurar nas suas obras os habitantes negros do país. É o caso desta Natureza morta com mulher africana, 1945, óleo sobre tela, vendida na Bonham's de Londres no passado dia 1 de Outubro pelo equivalente a 1,2 milhões de euros.

Humor pela manhã


Esta semana tem sido mais gelados, mas parece que para a semana serão as castanhas a mandar :)

Bom dia !





A grande Jessica Lange, que tem mostrado na extraordinária série American Horror Story o seu imenso talento, nesta versão do clássico de David Bowie. Foi com ela que terminou o primeiro episódio da nova temporada, a quarta. Não é uma série para os mais sensíveis, mas como está provado que as emoções fortes até fazem bem à saúde em doses moderadas aqui fica o desafio ... :)

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Celebrar 950 anos do Tempo de D. Sesnando

Celebrar 950 anos do Tempo de D. Sesnando - Congresso Internacional, "Coimbra, Cidade Aberta"

O Professor Doutor Jorge Alarcão apresentou a sua comunicação intitulada:
"Coimbra e a sua Região no Tempo de D. Sesnando"

É sempre um prazer ouvi-lo. 

A voz do "Mestre" encheu e iluminou a sala

Boa noite!

Uma história de mulheres


A História Partilhada. Tesouros dos Palácios Reais de Espanha é a nova exposição da Fundação Gulbenkian, que conta uma história de mulheres de Isabel a... Isabel. A primeira é Isabel, a Católica, a segunda é Isabel de Bragança a quem se deve a criação do Museu do Prado.
A exposição reúne 140 obras na sua grande maioria pertencentes ao Património Nacional de Espanha, com o que de melhor os artistas e artífices europeus tinham para oferecer, da Idade Média ao século XIX. São retratos de reis, tapeçarias, armaduras, relicários, esculturas, livros de horas com iluminuras preciosas e peças de mobiliário. Para ver até dia 25 de janeiro.

Humor pela manhã


Capuchinho Vermelho, da série Fallen Princesses da fotógrafa canadiana Dina Goldstein. A desconstrução de várias figuras do imaginário dos contos de fadas.

Bom dia !





Mais uma composição deste genial misantropo que aos 11 obtinha um Premier Prix do Conservatório de Paris.

Simenon faleceu há 25 anos

O Le Monde dedicou um n.º especial a Simenon, por ocasião dos 25 anos da sua morte (o Arpose já publicou esta capa). Através dele fiquei a saber que está na BILIPO uma exposição de ilustrações de Loustal.

A exposição apresenta 70 desenhos de Loustal, a p&b e a cores, sobre o universo de Simenon, quer dos diversos livros que ele ilustrou, quer desenhos sobre o próprio Simenon, como este, em que ele está a escrever. Uma ocasião para descobrir Loustal, um admirador do escritor francófono que mais vende no mundo. 
A exposição da BILIPO mostra ainda algumas edições raras de Simenon, quer em livro, quer em jornais e revistas. Até 28 de fevereiro de 2015.


Há na revista umas páginas de Dictinnaire Simenon, de Pierre Assouline, aqui apresentando o seu Autodictionnaire:

 

Passeando em Lisboa - 12

Costa do Castelo, 11 out. 2014

Vendedores de castanhas

Já há castanhas mas ainda não as provei.


Boa noite!

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

«I wish I had a river»...

River, uma bela canção de Joni Mitchell. Em baixo interpretada por Madeleine Peyroux e k. d. lang.
Boa noite!

Do amor

Carteira de veludo bordada a fio de seda (c. 1892) por Nevarte Essayan 
para o noivo, Calouste Gulbenkian.
No interior estaria uma fotografia dela.  
Exposição/Mostra Mais do que o Sr. 5 %, Fundação Calouste Gulbenkian.


Montparnasse, 22 out. 1895


Em 22 outubro de 1895, cerca das 16h00, um comboio procedente de Granville, não pára na gare de Montparnasse, indo cair na rue de Rennes, diante dos frequentadores estupefactos dos cafés Versailles e Lavenue.

pH acima de 7,4 é melhor


A teoria de que beber água (de forma moderada) faz bem à saúde fica agora um pouco comprometida na medida em que se chegou à conclusão de que este precioso líquido envelhece o ser humano. Tudo por culpa dos níveis de pH da água que habitualmente consumimos. Abaixo de 7,4, acelera o processo de envelhecimento, porque este é o valor do pH do nosso sangue.
Irei estar atento aos valores sempre que comprar uma garrafa de água, embora ache que a maioria das marcas no mercado rondam os 5 e qualquer coisa.
No momento de levar uma garrafa de água para casa, é preferível optar por uma de vidro porque as de plástico contêm uma substância derivada do petróleo – o xenoestrogenio. E este é um alerta especialmente para as senhoras que estejam a pensar na sua descendência: consumir demasiada água engarrafada em embalagens de plástico pode ser o equivalente a consumir cinco pílulas anticoncecionais por dia.

A História Partilhada

Caravaggio - Salomé com a cabeça de São João Batista, 1606-1607
Óleo sobre tela
Madrid, Palácio Real

A partir de hoje e até 25 de janeiro de 2015, o Museu Calouste Gulbenkian apresenta a exposição « A História Partilhada. Tesouros dos Palácios Reais de Espanha», iniciativa do Património Nacional de Espanha, instituição que preserva os palácios ainda utilizados pela Casa Real, alguns conventos de fundação régia e os respetivos acervos. Espera-se que a mostra surpreenda o visitante pelo seu ineditismo e qualidade artística.  
Como resposta à curiosidade do público, a organização da exposição revela semanalmente no blogue  http://ahistoriapartilhada.com/ uma ou duas peças do magnífico conjunto de 144 obras, umas largamente conhecidas e outras inéditas, que se encontram expostas.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Os meus franceses - 361

Revi este filme de François Truffaut há um mês, mais ou menos. Lucas Steiner, um judeu, diretor do Teatro de Montmartre é obrigado a esconder-se, durante a ocupação de Paris, nas caves do teatro, de onde continua a dirigi-lo...
Faz hoje 30 anos que Truffaut morreu.

Uma das canções da banda sonora do filme.

Boa noite!

Bom dia !





Que toca hoje em Portugal .

Caixa do correio - 37

Recebi-o de uma amiga que foi visitar Dublin. E gostou.

Passeando em Lisboa - 11

Escadinhas na Mouraria
Escadinhas da Saúde
Escadinhas da Costa do Castelo
Escadinhas da Rua das Farinhas
Escadinhas de São Cristóvão
Escadinhas, junto ao Largo da Achada