Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Boa noite!


Há dias um concorrente do Joker não fazia a mínima ideia a que musical pertencia esta canção. Respondeu: West Side Story. Não sabia quem é Andrew Lloyd Webber e nem sei se ele conheceria Barbra Streisand. Já vi ignorâncias maiores no Joker.
Também há muita coisa que perguntam a que eu não sei responder, mas há concorrentes... Como dizia aqui o Luís há dias no «Humor pela manhã»... Quem concorre tem de saber um mínimo...

Cinenovidades





Estreou em França dia 6 , e espero que cá chegue ... Catherine Deneuve é Claire, e a outra protagonista é Chiara Mastroianni, sua filha também na vida real . O passado e o presente em forma de ajuste de contas .

Lá fora - 355





Gostava de ver esta exposição dedicada a um dos mais antigos e prestigiados filhos de Lyon, o Imperador Cláudio, esse extraordinário sobrevivente de uma das famílias mais " complicadas " da História , os Júlio-Cláudios , primeira dinastia imperial de Roma .

Sobrinho-neto de Augusto, neto de Lívia, sobrinho de Tibério, tio de Calígula, tio-avô e padrasto de Nero, conseguiu sobreviver aos sucessivos reinados dos seus familiares, acabando por suceder ao seu sobrinho Calígula .

Seria quase impossível ser pior imperador do que Calígula, mas Cláudio foi bem melhor começando com uma amnistia geral , depois com improváveis mas sólidas conquistas ( Bretanha, Mauritânia, Trácia, Lícia ), bem como obras públicas que ainda hoje são visíveis pela Europa fora.

Um reinado improvável deste aluno de Tito Lívio, que acabou por inspirar boa literatura e produção televisiva memorável.



Un empereur au destin singulier ( Lyon,10avJC - Rome, 54apJC ) , no Musée des Beaux-Arts de Lyon, até 4 de Março, Há catálogo, muito elogiado, das Lienart éditions.

Um quadro por dia - 443


Coucher de soleil sur la mer  é o título deste pastel de Monet , 25x25cm, que estava avaliado entre 80 000 e 100 000 euros e acabou vendido , a 26 de Novembro, por 1 milhão de euros !

Bom dia !





R.I.P. Sequeira Costa . Ia fazer 90 anos em Julho .

Cats on the Page


Os gatos são celebrados em rimas e histórias que nos são familiares desde a infância. Os gatos são o centro das atenções nesta exposição. Exuberantes e brincalhões? Mais misteriosos e ameaçadores? Os gatos ganham vida em livros, manuscritos e obras de arte para cativar e inspirar.
Familiarize-se com os seus gatos favoritos, incluindo Mog, Winnie e Wilbur, e O livro dos Gatos, de T. S. Eliot, enquanto conhece alguns novos que existem por esse mundo.
Esta exposição deve ser um encanto, especialmente para os amantes de gatos. E para quem os prefere ver nas páginas dos livros.



Sobre a expo leia aqui.

Marcadores de livros - 1278

Este museu deve ser interessante, mas não encontrei nada sobre ele no YouTube.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Boa noite!


Um quadro por dia - 442


Celebrando este tempo primaveril, uma tela de Alexandre-François Desportes : Nature morte au surtout garni de fruits, 1728 , vendida em leilão a 17 de Novembro.

Novidades



E mais um , Miss Tolstoi ! :) . Também lançado recentemente .

Humor pela manhã


Bom dia !





Do novo e homónimo álbum.

O livro no Portugal contemporâneo


Nuno Medeiros é autor de Edição e editores: O mundo do livro em Portugal: 1940-1970, que está no monte à espera de tempo para o ler. 

Marcadores de livros - 1277

 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Boa noite!


Um quadro por dia - 441


Este Chop Suey , 81x96,50 cm, é de 1929 e inconfundivelmente de Edward Hopper. Foi um dos 85 lotes ( Jackson Pollock, Georgia O'Keefe, De Kooning, etc ) vendidos pela Christie's de Nova Iorque a 13 de Novembro, e que compunham a colecção do milionário americano Barney Ebsworth ( 1934-2018 ), autodidacta que se apaixonou pela pintura após uma visita ao Louvre.

Onde me apetecia estar - 165



Na Christie's de Paris, não propriamente para licitar mas para ter hoje a oportunidade única de ver os belos livros acumulados pelo banqueiro Marc Litzler, uma colecção começada apenas em 1996 mas que conta como preciosidades como estas : la petite Jehanne de France, do Cendrars, decorado com um pergaminho pintado a óleo por Sonia Delaunay, L'enchanteur pourrisant, o primeiro livro publicado por Apollinaire e ilustrado por Derain, ou um Apocalipse de Dürer, incunábulo de 1498 ...
Ou ainda um dos livros míticos do século passado , Jazz, de Matisse, apenas 270 exemplares, sendo que o hoje leiloado pertenceu a Albert Skira .

Novidades



Uma viagem fascinante pela especificidade francesa,da literatura ao humor, dos enciclopedistas a Gainsbourg, de La Fontaine a Astérix, sem esquecer o Le Canard enchaîné , em mais um volume desta notável colecção.

Dictionnaire amoureux de l´Esprit français, Metin Arditi, Plon/Grasset, 650p, €25.

Humor pela manhã


Mais uma que não sei se é de rir ou chorar . O acesso à tecnologia nunca impediu a estupidificação ...

Leituras no Metro - 1007

Alfragide: Casa das Letras 2009

Nunca leria este livro se não me tivesse sido recomendado por uma amiga. Com este título e com esta capa...
Azaden Moaveni é uma jornalista americana de origem iraniana, correspondente da Time em Beirute. 
Em 2005, regressa ao Irão para fazer a cobertura jornalística das eleições presidenciais que foram ganhas por Ahmadinejad, um desconhecido antigo presidente da Câmara de Teerão e professor. Encontra um país que anseia por liberdade e por reatar relações com o Ocidente. O Presidente anterior, Khatami, era considerado um liberal e um reformista. Com a subida ao poder de Ahmadinejad, um homem profundamente religioso, dá-se um enorme retrocesso em matéria de costumes e de direitos humanos.
Entretanto Azaden Moaveni apaixona-se por um jovem iraniano... 
E aqui estou.
O livro é muito interessante porque descreve os sentimentos e os modos de vida dos iranianos, divididos entre ricos e obscenamente ricos e pobres e muito pobres.

Bom dia !





Em memória da recentemente falecida Bibi Ferreira, que tive o prazer de ver em Lisboa,no CCB.

Pep Carrió

Este calendário com trabalhos de Pep Carrió foi-me enviado pela Luisa. Uma bela ideia porque fiquei a conhecer a sua obra.


terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Boa noite!


Elegâncias - 153

Quando abri o email só vi a foto de cima e acho que os prosimetronistas têm aqui uma bela vestimenta para as férias. Da de baixo, já nem falo...

Marcadores de livros - 1276


Os dois primeiros são um (frente e reverso).

O Canal + adaptou fielmente o livro de Elena Ferrante a uma série.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Boa noite!


Caixa do correio - 112

Este cartão chegou no correio, há uns dias, com uns presentes lindos. Obrigada a quem mos enviou.

Mini-livros - 45

Mafamude: Palavras & Rimas, 2018 

Esta caixa é o n.º 1 da coleção Pequenos Grandes Clássicos. Dentro tem a Mensagem de Pessoa e O Princepezinho de Saint-Éxupery, encaixados numa esponja:


Obrigada, Jad!

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Boa noite!


Em geminação com Marcapáginas de mi colección.

Parabéns, Manuscritos da Galáxia!

Com um dia de atraso, aqui ficam os parabéns e votos de longa vida:

Alan Blaustein - Um café em Varenna

E à laia de geminação, uma das canções que mais tenho ouvido desde 1971: 



Marcadores de livros - 1275

Este marcador é o referente ao mês e fevereiro e é o último que vou postar porque não vou desmanchar o calendário e este já não ficou bem digitalizado. :(

Com renovados agradecimentos à Margarida.

Em Trânsito



Um filme franco-alemão de Christian Petzold, com Franz Rogowski, Paula Beer e Godehard Giese.
Uma história, muito bem imaginada, que começa em Paris, à beira da ocupação alemã, e desenrola-se em Marselha, revisitando diversas épocas, desde a II Guerra Mundial até à atualidade. Um filme sobre vários tipos de refugiados, mas o que pretendem o mesmo: fugir e encontrar um país que os acolha.