Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Boa noite!

In memoriam Navalny.

Alexei Navalny (1976-2024)


«A 16 de fevereiro de 2024, na colónia prisional n.º 3, o recluso Alexey Navalny sentiu-se mal depois de uma caminhada, perdendo quase imediatamente a consciência», refere um comunicado do Serviço Penitenciário Federal da região autónoma de Yamal-Nenets. 
«O pessoal médico da instituição chegou imediatamente ao local e foi chamada uma equipa de emergência médica. Foram efetuadas todas as medidas de reanimação necessárias, mas sem resultados positivo», acrescenta. 
«Os médicos de urgência confirmaram a morte do condenado», completa a nota.
Quem acredita nesta treta de comunicado? Sentiu-se mal porquê?
A minha homenagem à coragem deste homem!

Marcadores de livros - 2940


Estes seis marcadores, feitos em acetato, são lindos. Vêm dentro de uma bolsa (frente em cima e reverso em baixo).


Para Goretti porque amanhã é o Dia Mundial do Gato.

Bases de copos - 71

Verso e reverso.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Boa noite!

Fui ver (e gostei de) esta versão dirigida por Blitz Bazawule, com produção de Steven Spielberg, Oprah Winfrey, Scott Sanders e Quincy Jones.


Da Beira Baixa - 21

 


«uma "cama" de margaridas (ou  malmequeres) e também a mimosa em todo o seu esplendor, agora que o plátano a libertou... plátano que está uma tristeza: de gigante passou a anão...» (Maria)

Fotos Maria.

Marcadores de livros - 2939

Versos e reversos de três marcadores com detalhes de tapeçarias do Jardim das delícias de Bosch.
Madrid, Galeria das Coleções Reais

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Os meus italianos

Claudia Mori, mulher de Adriano Celentano desde 1964, faz hoje 80 anos. Auguri!



Livro e marcador - 118

Foto Cláudia.

Nos 150 anos da morte da Condessa de Ségur

Um blogue que costumo ver, 11km de patrimoine, dedicou uma entrada às ilustrações das obras da Condessa de Ségur, falecida a 9 de fevereiro de 1874.
Na Mediateca Jacques Chirac, responsável por este blogue, está até dia 24 de fevereiro uma exposição de ilustrações, em papel recortado, de Emmanuel Fornage. Deve ser uma beleza.


domingo, 11 de fevereiro de 2024

Boa noite!


Marcadores de livros - 2937

Hoje posto mais um marcador (recortado) dos livros da coleção Elisabeth, Princesse à Versailles, da autoria de Annie Jay, com ilustrações de Ariane Delrieu.
Ver outros aqui.


Leituras no Metro - 2919

Porto: Livr. Chardron, 1910

«Domingo gordo: um ar frio de inverno dá uma certa lógica aos dominós, transformando-os em agasalhos menos monótonos; e as máscaras de seda ou de papelão, aderentes ao rosto como uma afronta, evitam os cortantes golpes de vento gelado. O primeiro ser anormal que apareceu nesse domingo, na madrugada da festa que no Brasil é de Momo, e na Espanha de Quasimodo, foi um "diabinho". [...]
«Das árvores a que o outono arrancou as folhas e que a primavera não reverdeceu, caía uma chuva constante de pedaços miúdos de papel, […]. As serpentinas se desenrolavam como foguetes que sobem, longas, finas e coleantes. E das quatro filas de carros abertos, das tribunas, de toda parte baixavam nuvens perfumadas de rosas, cravos, violetas. O longo préstito subia e descia, harmonioso e em fila, entre as guitarras das estudantinas e os pregões dos vendedores ambulantes que ofereciam as suas serpentinas de quarenta metros, - porque as autoridades só permitiam as de vinte. […]
«De repente houve um alvoroço alegre, uma espera atenta; preparavam-se os dacos de confetti, empunharam-se as serpentinas, escolheram-se os mais frescos e perfumados ramalhetes. Um automóvel apareceu ao longe […] o rei de Espanha passava na Castelhana […].» 
Tomás Lopes - Paisagens de Hespanhap. 70-77