Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Iluminações de Natal - 3

Av. da Igreja, Lisboa.

Provei e gostei

Não foi propriamente «provei». Primeiro provei, mas depois comi metade da tablete.

Marcadores de livros - 1780

Reverso e versos de marcadores comemorativos dos 50 anos dos ateliers dos Coruchéus.

Este edifício, da autoria do arq. Fernando Peres Guimarães, que alberga os 50 ateliers dos Coruchéus, teve recentemente obras. Fica no bairro de Alvalade (Lisboa).
 

Humor pela manhã


 Somos dois, Mafalda  :)

Bom dia !



A quarta visita a estas páginas da cantora e compositora franco-israelita, já que teve este ano novo álbum. Uma maravilha.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Boa noite!

Zaz volta hoje numa canção que faz parte da banda sonora de um filme que vi ontem:

Parabéns, Lourdes Castro!


Faz hoje 90 anos.

Caixa do correio - 157

Mais dois belos cartões de Natal da Paula (artista na arte do ponto cruz) e do Rui. O de cima tem uns fiozinhos a oiro no cachecol. :) O de baixo já está numa moldurinha. Muito obrigada aos dois.


Boas Festas!

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Os meus franceses - 805


Boa noite!

Eero von Boehm - Sibelius, 1985


A Anunciação segundo Andrea del Sarto

Andrea del Sarto (1486 - 1530) completou a “Annunciazione della Scalaem óleo sobre tela em 1528. 

Na sua vasta obra biográfica de artistas italianos, Giorgio Vasari (1511 – 1574) refere a respeito desta anunciação que a composição se destinava a integrar o retábulo de um altar na igreja de San Domenico em Sarzana na região da Ligúria. No entanto, após a sua conclusão, o quadro passou a pertencer à família Della Scala (daí o nome) por algum tempo e nunca chegou a fazer parte do retábulo. A esta circunstância se deve a sobrevivência da obra, já que o retábulo do altar terminou uma longa viagem de vários séculos e várias vicissitudes em Berlim onde acabaria por ser destruído durante o incêndio do bunker Flakturm Friedrichshain em 1945.

O cardeal Ferdinando I de’ Medici (1549 – 1609) interessou-se por esta belíssima anunciação e adquiriu-a aos Della Scala por volta de 1580. A tela encontra-se hoje exposta na Galeria Palatina do Palazzo Pitti em Florença.



Jardim das Amoreiras

Lisboa, Jardim das Amoreiras, dez. 2020

Marcadores de livros - 1779




Marcadores de livros - 1778


Adolf Mensel - Das Balconzimmer, 1845
Berlim, Alte Nationalgalerie

Obrigada, Jad!

Da vinheta


 Demorada e comtroversa questão teológica ( não aceite por ortodoxos e muito menos pelos protestantes ) - " Maria concebida sem pecado " , até que a infalibilidade papal a proclamou dogma em 1854. A festa litúrgica - 8 de Dezembro- era já de séculos, e a " popularidade " também : Padroeira do Reino de Portugal com D.João IV. 

Humor pela manhã


 

Bom dia !

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Boa noite!

 

7 de Dezembro de 1970

Há precisamente 50 anos, Willy Brandt, chanceler da República Federal da Alemanha, visitava a Polónia por ocasião da assinatura do Tratado de Varsóvia. O documento determinava a inviolabilidade da linha geográfica dos rios Oder e Neisse como “fronteira ocidental da República Popular da Polónia”. A Alemanha Ocidental e a Polónia renunciavam a exigências territoriais antigas – um passo decisivo na normalização de um relacionamento entre ambos os estados, marcado pela agressão alemã durante a Segunda Guerra Mundial em território polaco.

Todavia, este acordo, já em si de importância histórica, viria a tornar-se emblemático por um acontecimento inesperado: diante do monumento em honra às vítimas do Ghetto de Varsóvia, Willy Brandt ajoelhou-se espontaneamente durante alguns segundos. A atitude comovente foi captada numa imagem que entrou na História.

Mais tarde, Brandt declarou ao semanário Der Spiegel: “Em nome do nosso povo, quis expiar um crime que atingiu milhões, cometido em nome alemão que, por sua vez, foi abusivamente utilizado para este fim. Há que actuar assim, se quisermos começar de novo e excluir uma repetição dos horrores do passado.”

Nem todos os alemães estavam de acordo: 48 % dos alemães, inquiridos numa sondagem, consideravam este gesto exagerado.
A comunidade internacional viria a reconhecer a atitude de Willy Brandt um ano mais tarde, através da atribuição do prémio Nobel da Paz.
.

Marcadores de livros - 1777

 

Receitas Super fácil é o que interessa. Esperemos que sejam também super boas. 

Pacotes de açúcar - 221

Uma coleção de doze pacotes de açúcar giríssimos, alusivos ao Natal. Em baixo, o reverso de um deles. Com um agradecimento à Isabel.