Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Boa noite!

Marcadores de livros - 1129

Lisboa está ceia de lixo grande pelas ruas. As pessoas fazem obras ou mudam de casa e deixam os tarecos que não lhes interessam à porta. Custa muito fazer um telefonema para combinar o dia em que tem de colocar o lixo na rua?
Este fim de semana toda a gente foi comprar ventoinhas, ares condicionados portáteis, etc. (acho que este material se esgotou nas lojas). Na segunda feira estava uma lixeira de embalagens (nem sequer desmontadas) junto ao vidrão da minha rua (que não pertence a Alvalade). Eram um monte...

Impressionismo e Vanguarda



Até 2 de setembro de 2018, o Palazzo Reale em Milão tem uma exposição sobre Impressionismo e Vanguarda, na qual mostra 50 obras-primas do Museu de Arte de Filadélfia, «uma oportunidade única para admirar obras dos maiores pintores na viragem do século» da coleção de Louise e Walter Arensberg,

Henri Matisse - Senhora sentada na poltrona, 1920
Marc Chagall - De noite, 1943

Frutas - 122


Época para fazer doces.

Para HMJ.

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Os meus franceses - 639




Inês Henriques conquista ouro em Berlim


A campeã mundial dos 50 quilómetros de marcha venceu a prova nos Campeonatos da Europa de Atletismo ontem.

Em Glasgow, o ciclista Rui Oliveira conquistou a medalha de prata na prova de eliminação dos Europeus de ciclismo de pista. Também ontem.

Parabéns aos dois!

Marcadores de livros - 1128

Uma espécie de marcador que anuncia uma exposição que se encontra num pólo da Junta de Freguesia de Alvalade (Lisboa), no Centro Cívico Edmundo Pedro, na Rua Conde Arnoso. A exposição parece ser fruto de um desses ateliers que as juntas promovem. Esta tem peças muito giras:


Aquela Loura

Desconhecia que Casque d'or tinha o título português de Aquela Loura. Acho que o vou rever um dia destes no Monumental.

Marcadores de livros - 1127


No Dia Mundial do Gato.

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Os meus franceses - 638


Marcadores de livros - 1126

Dois marcadores da editora Fonambulista, com um agradecimento à Luísa.

Caixa do correio - 102


Uma prosimetronista anda (ou andou) a passear por Moura de onde veio este postal. Então parece que hoje há alterações na torre em relação ao que se vê no postal: «Esta torre [...] está pintada de amarelo e em vez do óculo tem um relógio.» Também refere (e bem) que a foto do postal devia estar datada. 
Obrigada pelo postal e boas férias!

domingo, 5 de agosto de 2018

Boa noite!

O n.º de jul.-ago. é dedicado a Leonard Bernstein de que no dia 25 se comemora o centenário do nascimento. A ele voltaremos aqui no blogue. A revista vem como sempre acompanhada de um cd com «Les plus beaux CD du mois». Desta vez traz também um com gravações de Leonard Bernstein.



O chá das cinco - 115

Jean Metzinger - A hora do chá, 1911
Philadelphia Museum of Art

André Salmon apelidou esta pintura de «A Gioconda do Cubismo». A hora do chá era então «muito mais famoso do que qualquer pintura que Picasso e Braque fizeram até então» (Michael Taylor do  Museu de Arte de Filadélfia) porque como PIcasso e Braque não tinham participado nos Salões eram muito menos conhecidos.

Jogar na praia

Ca 1960