Prosimetron

Prosimetron

sábado, 4 de dezembro de 2021

Os meus franceses - 867

Um excerto d'O Principezinho, lido por Gérard Philipe. Podem ouvi-lo no totalidade no YouTube.
Gérard Philipe faria hoje 99 anos. Esperemos que no próximo ano o centenário do nascimento deste ator (com uma voz magnífica) possa ser celebrado.

Comer uma bolacha e beber um café

Bri Buckley - Petite patisserie

Hoje é Dia das Bolachas. Vamos a esta petite patisserie comer uma bolacha e beber um café. E nada de ter medo dos ursos... 
Quem sabe?!, pode ser que experimentemos uma destas bolachas. São lindas, mas devem ser um bocado enjoativas.

Marcadores de livros - 2050

Para celebrar os 75 anos da primeira publicação de Le Petit Prince em França, o Jad (grande apreciador da obra) teve direito a oito marcadores no seu aniversário, que aqui se mostram (versos e reversos):



sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Boa noite!

De um álbum de Marvin Gaye com 50 anos.

Marcadores de livros - 2049

Reverso e verso de um marcador.

Amanhã é Dia das Bolachas, de modo que o melhor é fazê-las hoje para comer amanhã.

Lisboa: Arte Plural, 2021

Leituras no Metro - 1091

Lisboa: Clube do Autor, 2014

Este livro, que tem como subtítulo Porque os livros têm outras vidas, foi a minha iniciação na obra de Santiago Posteguillo. E foi um bom começo.
Sabia que foi Zenódoto que inventou a ordem alfabética? Para dar uma ordem aos milhares de rolos de papiro da biblioteca de Alexandria. 
Quem escreveu de facto as obras de Shakespeare, este ou um tal Marlowe? 
Sabia que Walter Scott começou por ser um poeta muito apreciado, que recusou ser Poeta Laureado? Eu não. E fartei-me de ler romances deste escocês. 
E há mais...

O livro tem uma fita como marcador:


quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Boa noite!


Josephine Baker em Lisboa


Cascais: Casa Sassetti, 2011

Quando este livro, que estou a reler, saiu em março de 1941, o autor, João Moreira dos Santos, realizou uma exposição e um espetáculo no Teatro da Trindade, bem como uma visita guiada pelos locais onde Josephine Baker esteve em Lisboa. Três prosimetronistas foram a estes eventos.

Em 17 de março de 1939, o paquete Massília no qual Josephine Baker viajava para Buenos Aires, fez escala em Lisboa. Segundo ela afirmou ao Diário de Notícias, estava em Lisboa por umas horas e pediu que lhe indicassem um restaurante onde pudesse comer comida portuguesa. O jornal na altura tinha sede na Rua dos Calafates (atual Rua do Diário de Notícias). A escolha recaiu no Primavera (do Jerónimo), na Trav. da Espera, onde ela comeu bacalhau guisado .
Comia-se muito bem nesta tasca, que tinha uns belíssimos pastéis de bacalhau. Da última vez que lá fui (no início da segunda década deste século) o repasto (de todos os convivas) não estava nada de especial (bem pelo contrário), pelo que nunca mais lá fui. Espero que tenha melhorado porque bem gostava de lá voltar.

Março 1941.

Mulheres afegãs nos Campos Elísios

 

Ava Djamshidi, repórter da revista Elle e o fotógrafo Philippe de Poulpiquet foram os arquitetos do  número especial que a Elle dedicou às afegãs de Cabul. As fotos destas mulheres estão expostas nos Campos Elísios (Paris). 


Marcadores de livros - 2047



Gracias, Justa!

terça-feira, 30 de novembro de 2021

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Boa noite!

Leia aqui sobre esta canção.

Marcadores de livros - 2044


Ouvi hoje na rádio que Almudena Grandes faleceu no sábado e o funeral foi hoje em Madrid. Há muito que estou para ler um livro dela, e tenho este no monte.
Pode ouvir-se aqui a crónica de Sena Santos hoje na Antena 1.


Tenho um marcador da edição espanhola deste livro. Logo que o encontre, acrescento-o.

A Seara Nova em Coimbra