
de Michael Godard
http://www.michaelgodard.com/
O historiador Alain Cabantous propõe nesta sua mais recente obra a análise das transformações sofridas pela noite ao longo dos sécs.XVII e XVIII, com o aparecimento crescente de espaços de diversão nocturna: teatros, cabarés, salas de jogo e outros mais soturnos, aliados ao crescimento demográfico verificado nesse período histórico. E à medida que tais espaços se multiplicam, os poderes públicos tentam não perder o controlo da noite, desde sempre entendida como o tempo propício ao crime e ao desvio.
- Kazimir Malevich, Auto-retrato, 1933, Hermitage.
- Le Mont Saint Michel
- La jeune fille à bicyclette, 1955.
- Le tournesol.
" Toute autobiographie devrait être la liste de nos erreurs. "
Não há dúvidas de que se alguém se pode arrogar, embora ele não o faça, de ser o Dan Brown português, esse alguém é o Luís Miguel Rocha, que aos 33 anos viu entrar o seu The Last Pope ( trad. inglesa de O Último Papa, publicado na Saída de Emergência ) na lista de best-sellers do New York Times.
Entretanto, já está à venda o seu mais recente romance, A Virgem, publicado pela editora que ele próprio fundou, a Mill Books, e que, sem grande surpresa, se passa durante o Estado Novo.
Este Holy Bullet é o mais recente lançamento do Luís M. Rocha nos Estados Unidos, e é obviamente a tradução de Bala Santa, publicado originalmente na Cavalo de Ferro e que versa sobre a tentativa de assassinato a João Paulo II em 1981. Aliás, o autor estará este mês nos Estados Unidos a fazer as habituais sessões de autógrafos e entrevistas relativas a este lançamento.
Não li nenhum destes livros, e não sei se o farei, embora a minha curiosidade se dirija mais para este O Último Papa onde Rocha aborda a misteriosa morte do cardeal Albino Luciani, que ascendeu ao trono de São Pedro sob o nome de João Paulo I, até porque é neste livro que Rocha "chama os bois pelos nomes" apontando o dedo a pessoas concretas da Cúria Romana de então.
- Catálogo da exposição.
- Espelho romano do séc.I da nossa era, ao centro o motivo é Leda e o cisne.
- Coffret de toilette, séc.XVI, Augsburgo.




- Alberto Giacometti, Autoportrait, 1921.
O Prosimetron tem contado sempre com uns "apontamentos de Botânica" e aqui está mais um: esta é a maior flor do mundo, produzida pela Rafflesia arnoldii, planta nativa das ilhas de Bornéu e Samatra, na Indonésia. A flor pode chegar aos 106cm de diâmetro e aos 10kg de peso. Não é para qualquer canteiro nem para qualquer jarra...
- D. Frei Afonso de Portugal, filho natural de D.Afonso Henriques e 1º Grão-Mestre português da Ordem de Malta.



Dizia Pasteur que a água é a mais pura das bebidas, mas há água e água. Descobri recentemente esta Kona Nigari, supostamente a melhor água do planeta. Esta água é originária do Havaí, onde é recolhida a 300m de profundidade, completamente livre de conservantes e muito rica em minerais. É tão pura que tem de ser diluída com água normal para ser consumida, embora se venda concentrada.
Provavelmente, já viram esta imagem noutro sítio uma vez que ela deu a volta ao mundo. Ainda assim, aqui fica a conhecida família Simpson, criação do norte-americano Matt Groening, que sofreu uma mudança de visual nas mãos de uma agência de publicidade angolana, a Executive Center de Luanda visando a estreia da popular série de animação no mercado angolano. A cerveja do pai Homer é a angolana Cuca, e a chinela no pé e o quadro na parede não enganam.
Gostaria de estar em Ambronay, departamento de Ain, em França, porque é nesta localidade do Ródano-Alpes que começa hoje mais uma edição do Festival d' Ambronay, que se prolonga até 11 de Outubro. É no magnífico cenário da Abadia de Ambronay que se vão apresentar, entre outros, Les Arts Florissants de William Christie, com a Susanna de Haendel, bem como Jordi Savall e o seu agrupamento, e irá actuar também Jaroussky, um preferido aqui do Prosimetron.
Li há dias que em 2008 apareceram 25 mil novos vírus informáticos por dia, o que já é assustador, mas no primeiro trimestre deste ano a média já ia em 35 mil. Aqui ficam algumas sugestões de protecção:

