Prosimetron

Prosimetron

sábado, 16 de junho de 2012

Boa noite!

Não faças da tua vida um rascunho, pois pode não haver tempo de passar a limpo.
André Rossato

Conselhos para o dia a dia

OS 12 MANDAMENTOS

Isto não é da minha autoria
1- Inove e mude – mudanças são inevitáveis para o seu crescimento!
2- Trabalhe mais e de forma mais inteligente – um empregado simplesmente tem que fazer o que lhe é pedido, mas quem faz mais do que sua obrigação sempre é notado e beneficiado!
3- Não invente desculpas – assuma a responsabilidade do que der errado, assim pode identificar o problema e corrigi-lo!
4- Domine seu tempo – trabalhe de forma inteligente; organize-se e estabeleça prioridades, foque no que realmente importa!
5- Saia da zona de conforto – isso combina com a escolha de mudar, desenvolva novas habilidades e aprimore as antigas. Evolua!
6- Comunique – tenha certeza de que as pessoas entendem o que fala e se não entenderem, faça de tudo para que passem a entender!
7- Lidere através do exemplo – é mais fácil motivar as pessoas através de ações do que com palavras!
8- Encare riscos – não se preocupe em falhar ou cometer erros, isso acontece com todo mundo. Ninguém consegue nada sem tentar!
9- Seja flexível – com o seu tempo, as suas atitudes, os seus amigos, com tudo, excepto com os seus princípios!
10- Domine – seja confiante, tome decisões e permaneça fiel, mas não se esqueça de ser flexível quando achar necessário!
11- Não se contente com a média – trabalhe para chegar ao seu melhor, mantenha alto padrão. Ninguém cresce a fazer o mínimo possível!
12- Respeite sua intuição – sempre vão existir pessoas que tentam crescer a mandarem-nos para baixo, ignore-as. Dê ouvidos somente a si mesmo e áqueles que querem que cresça.


Mandaram-me estes doze mandamentos (http://vogaseproas.blogspot.pt/2012/03/os-12-mandamentos.html)

Na hora deles...

Ed. Touaqui.


Placebo - Je T'aime Moi Non Plus

Deixo um cover que descobri há pouco tempo. Cantam em francês uma canção do filme Amor Marginal de Serge Gainsbourg que causou grande polémica.
Para MR que colocou muitos cantores franceses.

André Letria no Museu do Mar


Marcadores de livros - 57

Marcador em metal. Reproduzi-o por cima do cartão em que vinha para se ver que tem recortado no metal as palavras «Capitulo sexto. De la custodia de los lobros y su responsabilidad»

Obrigada  a quem mo ofereceu. :)

Umas flores para uma nossa visitante

Cartaz de Roberto Araújo (1908-1969)

Bom dia !



Porque hoje vou andar à volta do Rei-Trovador.

"Intensidade"

Sandro Botticelli, detalhe Vénus e Marte, c. 1485, The National Gallery, Londres


…a eternidade não se mede pela sua duração mas pela intensidade com que a vivemos. No amor. Numa obra de arte. Num projecto devorador.

Vergílio Ferreira, Pensar, Lisboa: Bertrand, (7ª edição), 2004, p.41

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Boa noite!

Já trouxe esta canção aqui ao blogue na voz de Mari Trini; hoje volta, cantada por Marilia Andrés Casares.

O naufrágio do Titanic, visto por Conrad

Lisboa: Relógio d'Água, 2012
€10,00

Desconhecia que Conrad tivesse escrito sobre o naufrágio do Titanic. 
Na noite de 14 de abril de 1912, depois de saber o que acontecera ao navio, Joseph Conrad, antigo marinheiro, escreveu «Algumas reflexões sobre o naufrágio do Titanic», que seria publicado dez dias mais tarde em The English Review. Em julho do mesmo ano, publica segundo artigo denunciando a escassez de botes salva-vidas, etc. São estes artigos que se encontram reunidos neste livro, assim como «A protecção dos transatlânticos».

A beleza do design anónimo

Serras, cabides, picadores de carne, esticadores de alcatifa, pinças para gelo são alguns dos objectos que integram os Tesouros da Feira da Ladra uma colecção muito singular em exposição no MUDE, em Lisboa. Até 30 de Setembro. David Usborne é quem vai recolhendo estas peças nas diversas feiras da ladra existentes por esse mundo fora, desde Lisboa passando por Londres, Paris, Bruxelas ou Nova Iorque. A colecção que reúne cerca de 250 artefactos que marcaram a vida quotidiana de outros tempos está agrupada por funções e cada grupo de peças encontra-se fixado na parede.
Este britânico, arquitecto de formação, não se considera um artista porque o que gosta mesmo é de deambular "por aí" à descoberta de objectos que lhe prendam o olhar, coisas com "ar de avozinha", a que ninguém já liga.

Futebol nas Letras - 21

Hoje trago dois livros que tratam de futebol de rua. Muitos dos maiores futebolistas de todos os tempos começaram a jogar na rua com bolas de trapos. Esta, uma das razões que tornou o futebol tão popular, tal como certas modalidades do atletismo, por exemplo, a maratona.
Hoje, pelo menos em Portugal, já se vêem poucos miúdos a jogar na rua. Se continuassem a jogar, talvez não houvesse tantos miúdos obesos.

Hélder Fonseca, Júlio Garganta - Futebol de rua: um beco com saída: do jogo espontâneo à prática deliberada. Lisboa: Visão & Contextos, 2008.
Pref. de Jorge Valdano, Horst Wein, Paulo Sousa.

Lisboa: Calçada das Letras,  2009

Um recorte de jornal a propósito da apresentação deste segundo livro.

Pacotes de açúcar - 32

Nicola com a Fundação Inês de Castro.

Bom dia !



O nome engana. São portugueses, e já com projecção internacional. Muito merecida.

No Pátio da Galé


Todos os dias, 10h00 às 19h00
Entrada: €3,00

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Boa noite!

Guitarra: Raul Nery; viola: Santos Moreira.

Outro António


- Andava a ler um livro sobre as origens do ascetismo. - É o que Orígenes pregava. Ao menos o António (fugia a dizer Santo) do século IV foi para o deserto. Nós somos ascetas, praticamos o «contemptus mundi», o desprezo pelo mundo.

Augusto Abelaira, A Cidade das Flores, Lisboa: Bertrand, (4 ª edição), 1972, p. 77.

Lisboa ao entardecer

Acabei de saber, pelo Jad, que o guitarrista Raul Nery faleceu hoje.

Pois é!

(...) no Portugal-País, um trabalhador ganha 805 euros mensais. No Portugal-banco, gasta-se em média 4.842 euros com cada trabalhador. No Portugal-País não há subsídios de férias. No Portugal-banco, há subsídios, progressões e prémios e até apoios para ajudar a pagar as escolas dos filhos. No banco, o salário anual do seu governador chegou em 2011 aos 213 mil euros e vive confortavelmente num país falido com um ordenado 70 mil euros superior ao do presidente da Reserva Federal norte-americana...

Assim começa o Editorial da última edição da Sábado.
Uma boa notícia para alegrar o dia.

Sábado à noite


«Os pilares da cultura portuguesa fazem parte da memória afectiva de todos nós. A saudade, a nostalgia, o sonho, a condição de viajante e o amor são emoções que fazem parte do nosso quotidiano. É debaixo de toda esta atmosfera que surgem os Pano Cru trazendo consigo o desejo de procura e partilha de todas as paisagens sonoras que tanto enriquecem a cultura portuguesa. Algumas canções eternas de compositores que marcaram a história de um povo unem-se com  novas melodias que surgem da vontade de manifestação artística destes jovens músicos. Novas cores e abordagens são exploradas quebrando as barreiras estéticas musicais pré-existentes, aproximando os tão diferenciados mundos da música Erudita e Popular numa só sonoridade.»

Sardinheiras

Estas sardinheiras são a inveja de qualquer prosimetronista. :)

Números


43


graus centígrados, a temperatura máxima registada em Lisboa até à data. Foi no dia 14 de Junho de 1981 e não é hoje que vai ser ultrapassada...

Pensamento(s)


não há nada mais extraordinário no mundo do que a comédia que a humanidade se dá a si própria.


- Eduardo Lourenço

Humor pela manhã...


Não sei se também vos acontece...

Bom dia !

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Boa noite!

O futebol ...


Para os Olissiponenses

Um Feliz Feriado!  
Alterado às 22:32 por ter visto a gralha                 Manjerico de Coimbra


Para o Filipe boa estadia em Nova Iorque.

Santo António

Lisboa: Lusitânia, ca 1921
Este livro de Ana de Castro Osório, com ilustrações (sempre maravilhosas de Leal da Câmara) teve outra edição: a Câmara Municipal de Mangualde fez uma edição facsimilada em 1992, substituindo esta linda capa de Leal da Câmara por um desenho (piríssimo) de Graça Barros de Abreu. Inconcebível!
Hoje deixo-vos a parte referente ao Santo António. Ainda este mês colocarei os textos sobre o São João e o São Pedro.

Um bom dia!

Bom dia !

Um quadro por dia


Santo António pelo florentino Maso di Banco, o maior discípulo de Giotto. Está no Metropolitan Museum de Nova Iorque, onde um prosimetronista, o Filipe Nicolau, o pode ver in loco já que está nessa cidade há já uns dias.

A propósito dos casamentos de Santo António

1.ª ed. São Paulo: Castorino Mendes, 1929

Este livro pertenceu a uma Maria Teresa que casou com um António em 29 e 30 de julho de 1933, dias referentes aos casamento civil e religioso, realizados respetivamente no Registo de S. Vicente e na Igreja da Graça. A parte dos presentes de casamento não está preenchida.
O livro tem conselhos para «O dia do casamento», sobre a «Digestibilidade dos alimentos» e uma «Página delicada»  (redigida pelo médico Dr. Eurico Branco Ribeiro, e cada um pense o que quiser sobre esta página, que afinal são sete). Tem ainda indicações de como pôr uma mesa, sobre beleza e muitas receitas de cozinha. 

Agradeço a quem mo ofereceu.

Pacotes de açúcar - 31

Mais uns quantos pacotes da série (de 30) Hoje é a noite.

Noite de Santo António

terça-feira, 12 de junho de 2012

Trono de Santo António

Trono de Santo António
Trabalho popular, século XX
Lisboa, Museu Antoniano



Boa noite!

Sapatos

Mestre desconhecido dos Países Baixos - O casamento da Virgem
Óleo sobre madeira de castanho, 1475-1500
MNAA, col. Guerra Junqueiro

Para Jad.

Vinheta - 17 Junho 1922/2012





Em véspera de Santo António (de Lisboa ou dos Olivais, para ser mais abrangente), um mangerico seria uma opção viável.

Decidi-me todavia por lembrar os redondos 90 anos que no domingo passam sobre a data em que se completou este traço de união entre as margens lusófonas do Atlântico, com a chegada de Gago Coutinho e Sacadura Cabral à baía do Rio de Janeiro (como indica a torre de São Vicente, ilustra-se a partida).


Aqui fica uma fotografia politicamente incorrecta. Daqueles em primeiro plano sabemos a história e o destino. E dos "figurantes"?

Um Santo António diferente


Sem o livro das Escrituras, o menino ao colo e na outra mão segurando a cruz ou um ramo de lírios ou açucenas (símbolos de pureza e castidade) este é um santo António inédito; corre atrás do menino na praia da Nazaré. Obra do pintor português Artur Franco.

O último Rafael hoje no Prado

Rafael - Retrato de Baldassare Castiglione
Óleo sobre tela
Paris, Musée du Louvre

Abre hoje no Prado uma exposição sobre as últimas pinturas deste grande pintor do Renascimento. Pode ser vista até 16 set.
Capa do catálogo. €35,00.


Duas capas de Maria Keil para a Ver e crer

Out. 1945 
Jan. 1947

Aves

Mestre valenciano desconhecido - S. Francisco recebendo os estigmas, ca 1475-1500
Têmpera sobre madeira de pinho
MNAA, col. Guerra Junqueiro

Para APS