Prosimetron

Prosimetron

sábado, 14 de abril de 2018

Boa noite!

Milos Forman faleceu hoje. O Baile dos Bombeiros foi o segundo filme que vi deste realizador checo. Já havia gostado de Amores de uma Loira.
Aquando da Primavera de Praga, Milos Forman estava no estrangeiro e depois da invasão do pais pelas tropas do pacto de Varsóvia já não voltou à Checoslováquia. Instalou-se nos EUA, tendo-se tornado cidadão norte-americano.

Marcadores de livros - 1028


Este marcador da zoóloga norte-americana foi-me enviado pela Luisa, a quem agradeço. Faz parte de um conjunto (que irei postando) referente ao livro que em Portugal foi publicado com este título:


O livro de Elena Favilli e Francesca Cavallo é um livro de contos infantis para raparigas, inspirados em histórias de 100 mulheres reais, já mortas ou ainda vivas, com percursos de vida extraordinários, que de algum modo mudaram a visão que o mundo tinha (tem) das mulheres e que podem ser fonte de inspiração para essas raparigas. 
Entre essas mulheres encontram-se Nina Simone, Frida Khalo ou Dian Fossey.
Tenho mais marcadores que oportunamente irão ser postados.

Corot, o pintor e os seus modelos


Camille Corot é mais conhecido pelas suas paisagens. Degas apreciava-o como pintor de figuras humanas, sublinhando-lhe a modernidade. Corot aborda todos os géneros de retrato, como nus, camponeses romanos, monges absortos pela leitura, mulheres, crianças e homens de armadura. 

Mulher com pérola, 1868-1870.
Museu do Louvre

Estas obras podem ser vistas no Musée Marmottan Monet, em paris até 8 de julho.

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Grande Guerra - 39

Em outubro de 1917, Bernardino Machado faz uma viagem para visitar os soldados na frente. Em 16 de outubro vai a Boulogne-sur-Mer e Ambleteuse..

Menu do jantar de 16 de outubro.
Aspic de foie gras

Bom jantar!

Humor pela manhã


Bom dia !

Marcadores de livros - 1026


Este livro é «o resultado de três anos a visitar restaurantes para o blogue http://www.casalmisterio.com/ e a provar as melhores receitas que se encontram por esse mundo fora. Não é um livro de cozinha nem um livro de quem cozinha – é um livro feito por e para quem gosta de comer.» (As escolhas do Casal Mistério, p. 13)

«Tanto gostamos de um restaurante Michelin como de uns ovos mexidos em casa. Tanto passamos horas na cozinha, como despachamos pratos em cinco minutos. O importante é o resultado final – e esse tem de ser sempre delicioso.» (50 receitas..., p. 15)

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Boa noite!


Lá fora - 332






Gostava de ver esta exposição fotográfica sobre um dos povos " invisíveis " da Europa, tão misteriosos quanto perseguidos, e que foram retratados por fotógrafos tão importantes como Doisneau, Savitry, Koudelka ou Jan Yoors.

Mondes tsiganes, une histoire photographique 1860-1980, até 26 de Agosto, Palais de la porte Dorée, Paris .

Para saber mais : histoire-immigration.fr , e há catálogo ( Actes Sud, 192p, € 29 )

Biografias e afins


As memórias do ex-presidente são a grande novidade francesa do género , e já estão a dar que falar, especialmente o que escreve o autor sobre o seu antigo conselheiro e ministro, o actual presidente Macron ...

Números



Até os bairros lisboetas menos " históricos " já estão com valores difíceis de imaginar há uns anos ...

A arte do retrato - 239


Não conhecia este retrato de Augusto de Beauharnais, duque de Leuchtenberg, duque de Santa Cruz ( Brasil ), primeiro príncipe consorte de Portugal e cuja morte precoce e inesperada foi a primeira tragédia familiar dos últimos Braganças.
A tela é do pintor bávaro George Dury, cuja vida passou também da Velha Europa para a jovem América, datada de 1825 e que se encontra na Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil . Um belo retrato do primeiro marido da nossa D.Maria II.

Um quadro por dia - 405


Terá sido entre 1882 e 1885 que Edgar Degas executou este Dans les coulisses, pastel sobre linho de 66,7x37,5cm, testemunho da troca do óleo pelo pastel bem como da verdadeira obsessão do pintor pelo mundo da Opéra de Paris. A obra pertenceu primeiro a Henri Rouart, amigo próximo e mecenas do pintor, e ficou na posse dos seus descendentes até 1997, ano em que foi vendida pela primeira vez, tendo mudado de mãos novamente em Fevereiro passado na Christie's de Londres.

Marcadores de livros - 1025

Uns marcadores da catedral de Astorga, com um agradecimento à Justa.


Humor pela manhã


Bom dia !

terça-feira, 10 de abril de 2018

Boa noite!


Maio de 1968



A Quinta-Feira Santa de 1968 marcou o início das revoltas estudantis na RFA: o popular líder estudantil Rudi Dutschke foi vítima de um atentado no Kurfürstendamm de Berlim nesse dia. Sobreviveu às três balas com sequelas graves. Uma onda de protesto generalizada atravessou a República Federal durante os dias de Páscoa, as manifestações resultaram em confrontos violentos em várias cidades. Estudantes e civis insurgiram-se em particular contra a imprensa conservadora que, na sua abordagem, tentou gerar um sentimento negativo da população alemã em relação aos objectivos do movimento estudantil. O jornal de maior tiragem, Bild, declarou Dutschke como “inimigo nº 1 “ da Alemanha. Josef Bachmann, autor do atentado contra Dutschke, pertencia a uma organização da extrema direita. Viria a suicidar-se em prisão dois anos depois. Dutschke viria a falecer em 1979, ainda em consequência dos ferimentos sofridos.
Rudi Dutschke (imagem, à direita) preenche a nova vinheta, aqui captado numa discussão política com um amigo em 1968.

Marcadores de livros - 1024


Mais um marcador de Berlim (este em tecido), que veio via Holanda. 
Obrigada, Sandra!

Leituras no Metro - 969

Porto: Porto Ed., 2018

«De segunda a sexta-feira, sempre à mesma hora matutina, Juliette apanha o metro em Paris. Nesse caminho diário e rotineiro para um emprego cada vez mais rotineiro, a viagem na linha seis é a única oportunidade de que Juliette dispõe para sonhar.
«Aos poucos, essa necessidade espelha-se na observação dos demais passageiros, pelo menos, daqueles que leem: a velha senhora que coleciona edições raras, o ornitólogo amador, a rapariga apaixonada que chora sempre na página 247. Com curiosidade e ternura, Juliette observa-os como se, pelas suas leituras, lhes adivinhasse as paixões, e a diversidade das suas existências pudesse dar cor à sua vida, tão monótona e previsível.
«Até ao dia em que, seguindo um impulso invulgar, decide descer duas estações antes da paragem habitual - e esse gesto, aparentemente inocente e aleatório, acabará por se tornar o primeiro passo de uma experiência completamente alucinante e tão perturbadora quanto a de Alice no País das Maravilhas
Por motivos óbvios, postei nesta 'secção' este livro de Christine Féret-Fleury que ainda só espreitei numa livraria. Estou com vontade de o requisitar numa biblioteca.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Boa noite!


Grande Guerra - 38



Fernando Léger no BOZAR



O Museu de Belas Artes de Bruxelas apresenta uma retrospetiva de obras de Fernando Léger até 3 de junho. A exposição é organizada em colaboração com o Centre Pompidou-Metz e mostra mais de 100 obras e documentos de arquivo.
Na sua diversidade, a exposição dá-nos uma perspetiva sobre como o artista ‘reinventa’ a pintura, inspirando-se no espetáculo da vida quotidiana.
Leger via beleza na vida quotidiana. Paisagens urbanas, atravessadas por veículos e máquinas eram o seu ambiente preferido. Antes de se tornar pintor, Léger foi aprendiz de arquiteto, tendo mantido ao longo da sua vida uma relação especial com a arquitetura. Ele partilhava o fascínio dos poetas de vanguarda por novas formas de comunicação visual, como a propaganda e a tipografia. São, portanto, estas diferentes facetas que podemos descobrir nesta retrospetiva.

O BOZAR deu carta branca ao coletivo de artistas Farm Prod para produzir um fresco, inspirado no trabalho de Fernand Léger, na parede da rue Baron Horta.

Marcadores de livros - 1023

Fotos de Eadward Muybridge

domingo, 8 de abril de 2018

Boa noite!

Esta tarde estive a ouvir Patxi Andion.

Um quadro por dia - 405


Uma tela do escocês Peter Doig ( 1959 - ) , A casa de arquitecto na ravina, 1991, que evoca simultaneamente a paisagem canadiana da infância do pintor e a casa de Le Corbusier em Briey-en-Forêt, que o artista visitou aquando dos trabalhos de restauro em 1991.
Vendida a 7 de Março na Sotehby's de Londres.

Marcadores de livros - 1022

Picasso - La nanna, 1901

Caixa do correio - 100

Um postal de chegou de Riga, com um belo selo: