Prosimetron

Prosimetron

sábado, 11 de julho de 2020

Boa noite!


Livros de cozinha - 118



«[...] passara tardes à conversa com [o livreiro] Julius Nightingale, que a havia guiado na direção de vários escritores que ela nunca teria descoberto se não fosse por ele. Sabendo que  também ele era amante de comida, de vez em quando levava-lhe os pratos que experimentara: uma porção de terrine de caça com o se chutney de groselha ou uma fatia de tarte de alperce e frangipana. Ele ficava sempre grato e dava-lhe a sua opinião sincera - Thomasina apreciava o facto de ele não temer fazer críticas ou sugestões. Respeitava a opinião dele. Sem a orientação de Julius, nunca teria descoberto Alice Waters ou Claudia Roden - bem, pelo menos não tão rapidamente; porque, de uma forma ou de outra, haveria de lá chegar.
«"Não tem a ver com as fotografias", dissera-lhe Julius, num tom sério. "Tem que ver com as palavras. Um bom autor de livros de culinária consegue fazer-nos ver o prato, cheirá-lo, prová-lo, sem necessidade de fotografias."»
Veronica Henry - A livraria dos destinos. Amadora: Topseller, 2017, p. 64

Alice Waters é uma chef americana que abriu o restaurante Chez Panisse, em 1971, em Berkeley (Califórnia). O restaurante dá mais importância aos ingredientes do que à técnica e compra os seus produtos diretamente aos agricultores e aos produtores de carne.

Claudia Roden é uma escritora inglesa de livros de cozinha, especializada em cozinha do Médio Oriente. Publicou também livros sobre as cozinhas espanhola e italiana.

Marcadores de livros - 1674

Elementos da fachada do edifício de Creu Coberta, 104, em Barcelona.

Para Justa.

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Boa noite!


Os filhos pintados pelos pais - 6

Hoje trago retratos que Élizabeth Vigée Le Brun pintou da sua filha Julie. Já aqui postei outro que pode ser visto aqui.

Madame Vigée Le Brun e a sua filha, 1786
Paris, Louvre
Autorretrato com a sua filha, 1789
Louvre
 Julie Le Brun, 1789
Bologne, Pinacothèque nationale
Retrato de Julie, 1792
Parma, Galeria Nacional
O banho, 1792
Col. particular
Julie Le Brun como Flora, 1799
St. Petersburg (Florida), Museum of Fine Arts 

Jeanne Julie Louise Le Brun, filha do pintor e marchand Jean-Baptiste-Pierre Le Brunet e da pintora Élisabeth Vigée Le Brun, foi também pintora.
Rompeu com os pais quando eles a quiseram casar com o pintor Pierre-Narcisse Guérin. Julie casou em São Petersburgo com Gaëtan-Bernard Nigris, em 1799, tendo-se divorciado oito anos mais tarde. Regressou a Paris em 1804, onde tentou sobreviver da sua pintura, tendo morrido na miséria.

Um dia Feliz!

Parabéns, Filipe!
Desejo que passe um dia muito feliz.:))

Florentino Rosso, Anjo Musical, c. 1520, Gallerie degli Uffizi, Florença

Click!

Parabéns, Filipe!

 
Filipe, está uma mesa marcada para jantar na Osteria Francescana na Via Stella em Modena. Tem é de lá chegar a tempo. :)


Um dia feliz!

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Boa noite!


Marcadores de livros - 1673

Cinco marcadores reciclados de Fernando Pessoa na sua embalagem. O último é o reverso. 
Marcadores feitos aqui.


Claudia Andujar: La Lutte Yanomami


A Fundação Cartier para a arte contemporânea apresenta a maior exposição jamais consagrada à obra da fotógrafa Claudia Andujar que, desde há cerca de 50 anos tem dedicado a sua vida à fotografia e à defesa dos Yanomami, povo ameríndio da Amazónia.
Esta exposição pode ser vista na Fundação Cartier (Paris) até 13 de setembro.


quarta-feira, 8 de julho de 2020

Um café com Ramón Masats


Marcadores de livros - 1672


O marcador foi impresso com a imagem invertida.

Kwang-Ling Ku - Natureza morta com flores, século XX

Umas flores para a Luísa.

Ramón Masats: Visit Spain


Ramón Masats viaja por Espanha, entre 1955 e 1965, com o fim de retratar os temas que o franquismo promovia como valores pátrios. Esta viagem permitiu-lhe desenvolver um trabalho inovador que revolucionou o panorama da fotografia oficial.
O trabalho de Masats coincide com a criação do Ministério de Informação e Turismo (1951) e o Plano Nacional de Turismo (1953). Visit Spain foi a primeira mensagem que a propaganda oficial utilizou.
Neste contexto, Masats centrou a sua atividade fotografando cenas da cultura popular.
As suas fotografias mostram-nos um país pobre e defensor de cânones espirituais apertados.
Estas fotografias podem ser vistas até dia 12 de outubro na Tabacalera. La Principal (Madrid).


segunda-feira, 6 de julho de 2020

Boa noite!


Marcadores de livros - 1670


O Museu do Louvre reabre hoje. Com um agradecimento ao Jad por mais este marcador recortado.

Studi & Schizzi


A Fondation Custodia (Paris) apresenta até 6 de setembro 86 dos 600 desenhos italianos da sua coleção, que foram em grande parte colecionados por Frits Lugt, no espaço de apenas meio século. Estão expostas obras de artistas do Renascimento ao Barroco, como Filippino Lippi, Andrea del Sarto, Federico Barocci, Carracci, Palma il Giovane e Guercino.

domingo, 5 de julho de 2020

Boa noite!

Alfredo Tropa, que hoje nos deixou, foi o realizador destes documentários de Michel Giacometti.

Bom almoço!


Apetecia mesmo almoçar nesta mesa da sala de jantar de Claude Monet (em Giverny). Será que está posta apenas para dez pessoas? Mais não podemos. Mas o distanciamento entre as cadeiras não cumpre as regras, logo não é hoje que lá vamos. :)

Para viajar no sofá - 6

Paris: Parigramme, 2015

Doze itinerários ao longo do Sena e dos seus canais. Onde ficava o Port aux Pommes? Onde estavam ancoradas as lojas flutuantes que vendiam peixes vivos? Quanto custava atravessar uma ponte com um burro? 
Ao mesmo tempo que nos passeamos pelas margens do Sena e dos seus canais, vamos conhecendo  pequenas histórias da capital, ligadas ao rio.

Auguste Lepère - Le port aux pommes, 1886
Paris. Musée Carnavalet

Le marché aux pommes (port de l'Hôtel de Ville, près du pont Louis-Philippe)