Prosimetron

Prosimetron

sábado, 24 de agosto de 2019

Os meus franceses - 707


«Ousarei confessar-te que estou feliz e orgulhoso por te ter tido como amiga e colega?» - escreve Serge Reggiani a Simone Signoret.
E sobre Casque d'Or, em português Aquela Loura: «os produtores não me queriam: procuravam, para fazer o papel de Manda, um jovem galã - que eu nunca tinha sido. O meu aspeto taciturno e robusto assustava-os. Jacques Becker e tu insistiram tanto que eles acabaram por ceder. Nunca te agradecerei o suficiente: se tive uma pequena hipótese de deixar uma marca na história do cinema, é a esse papel que eu o devo. Um júri não designou Aquela Loura como o terceiro melhor filme francês da história, depois de Les Enfants du Paradis e Le Jour se Lève [...]
«A série de cenas que Jacques Becker desejava rodar em primeiro lugar incluíam as famosas valsas do princípio do filme., na tasca de Joinville. Como dançar a valsa com gesso na perna, o braço esquerdo bastante hirto ao longo do corpo, como queria a moda da época? Eu poderia ter contado contigo e deixar-me guiar, mas foi impossível. Já bastante apaixonada por Yves Montand, que filmava então, no Cantal, O Salário do Medo, de Clouzot, escapavas-te sempre que podias para ir ter com ele, cortando conscienciosamente as nossas lições de valsa. No plateau, confiavas... em mim! Felizmente, o teu vestido comprido escondia-te os pés, que, na realidade, mal tocavam o chão: eu pegava literalmente em ti com o meu único braço direito e rodávamos, rodávamos... Sem dúvida que é por isso que Manda tem um ar tão rígido e tão digno!»
Serge Reggiani - Último correio antes da noite. Porto: Campo das Letras, 1996, p. 55-56

Em Deauville

José Simont - Nas corridas de cavalos de Deauville, 24 ago. 1935.


Vai um café?

A foto chegou com este dito que eu não conhecia: «Vamos nessa, Vanessa!». Por mim, digo: se o café valer a pena...

Parabéns, Maria Franco!

Um postal de 1941 para lhe desejar um

Dia Feliz!


Une Vie d’Artiste é uma caixa com 18 CD e 2 DVD que assinala os quinze anos da morte de Serge Reggiani.

Uma das minhas canções preferidas interpretadas por Reggiani.

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Boa noite!


Bom dia !





O Bob Dylan cubano. Bom fim de semana !

O «Tesouro dos remédios da alma» - 33



Alguém se prepara para calçar umas luvas numa biblioteca espanhola. Ao trabalho!, que o tempo é pouco.

Buñuel no Nimas

Desde o dia 8 de agosto e até 18 de setembro está a passar a primeira fase de um ciclo de cinema de Buñuel no Nimas.

Leituras no Metro - 1032


«Sou filho da Imprensa. Tudo o que sou a ela lho devo.»
Alexandre Herculano

Helena Rubinstein. A aventura da beleza


Esta exposição reúne, pela primeira vez em França, mais de 300 documentos: objetos, gravuras, vestuário e obras da coleção pessoal de Helena Rubinstein, particularmente de Chagall, Picasso, Léger ou Braque. 
Através de etapas decisivas da sua vida e das cidades que marcaram o seu percurdo (Cracóvia, Viena, Melbourne, Londres, Paris, Nova Iorque, Tel Aviv) é apresentado o percurso de uma pioneira da beleza, audaciosa e vanguardista.
Esta exposição está no Musée d'art et d'histoire du Judaïsme (Paris) até domingo.


quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Boa noite!

Manolo Blahnik já criou mais de 30 000 pares de sapatos.

Marcadores de livros - 1416



Algumas destas senhoras vieram de Lugo, outras de Lisboa. Mas são todas inglesas.

No Dia Internacional da Moda


Palavras de Edith Head ao receber o Oscar para melhor guarda-roupa do filme A Golpada: 
«Just imagine, dressing the two handsomest men in the world, and then getting this. I simply couldn’t be more happy, more grateful, thank you all so much.»



Para a Paula, a propósito de uma conversa.

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Os meus franceses - 706

O meu francês n.º 1. E há o super belga. :)

Um quadro por dia - 465



Mais um recorde para Canaletto : este seu desenho, Apresentação do Doge em São Marcos, primeiro de uma série de 10 representando grandes festas e cerimónias dadas pelos doges, foi vendido na Sotheby's de Londres, a 3 de Julho, pelo equivalente a 3,4 milhões de euros.

Lá fora - 366





Últimos dias para visitar no Mónaco, no Grimaldi Forum, esta deslumbrante mostra de 250 tesouros da Casa Chaumet.



Chaumet en Majesté - joyaux de souveraines depuis 1780, até 28 de Agosto , Mónaco .




Humor pela manhã


Bom dia !

Pacotes de açúcar - 197

Da Irlanda, com um agradecimento ao Jad.

Quando fui a Dublin, jantei neste café-restaurante da Grafton Street, mais de uma vez:



Caixa do correio - 127

Há dias recebi uma carta de uma empresa de correios espanhola que desconhecia. Trazia este selo autocolante.

Contos inéditos de Proust

Paris: Editions de Fallois, 2019
€18,50

Vai sair a 9 de outubro um livro com inéditos de Proust, escritos em 1890, quando Proust redigia Les plaisirs et les jours. Alguns deles chegaram a figurar no sumário deste livro. 
Estes inéditos foram identificados na década de 1950 por Bernard de Fallois, cujo ensaio Proust avant Proust tem em conta essas descobertas. Este volume é editado e anotado por Luc Fraisse.

Para Luís Barata e Mister Vertigo.

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Boa noite!


Caixa do correio - 126

Peinado era um pintor meu desconhecido, caso a Ana não me tivesse enviado este postal, no qual deseja boas férias a todos os prosimetronistas.
O Museu Peinado fica em Ronda, cidade que também não conheço, mas onde quero ir.


Marcadores de livros - 1415


Os Beatles reuniram-se em estúdio pela última vez no dia 20 de agosto de 1969 para gravarem «I Want You (She's So Heavy)» para o álbum Abbey Road.


Para Luisa.

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Boa noite!


Fernando Lemos na Galeria 111

Já que hoje é o Dia Mundial da Fotografia, sugiro uma visita à espo de fotografais de Fernando Lemos na Galeria 111:

Espera
Eu poeta

A secreta sala de banhos do cardeal




Um dos recantos mais secretos da Cidade do Vaticano é a “Stuffeta del cardenal Bibbiena”, uma sala de banhos conhecida pelos seus frescos eróticos pintados por Rafael em 1516.
A encomenda deveu-se a Bibbiena, cardeal influente do tempo de Leão X, que assim dotou os seus aposentos com uma “câmara de banhos” ao estilo romano decorada com motivos pagãos, onde se vê a deusa Vénus representada nas mais diversas perspetivas “tal qual veio ao mundo”, tendo por companhia mais ninfas e cupidos.
Foi certamente um dos ambientes prediletos daquele alto dignatário da Igreja Católica para melhor ultrapassar as longas e por vezes frias noites vaticanas, espaço para a reflexão espiritual ou realizar debates escolásticos na intimidade, do tipo “preferem com mais ou menos seios?”, “quadril largo ou estreito?”, “não eu sou mais de cupidos”.
Amante da arte clássica, sabe-se que o cardeal Bibbiena também encomendou a Rafael uma estátua de Vénus despida, tendo-a colocado num santuário secreto de uma das suas salas dos aposentos papais.
Homem mais dado aos prazeres do mundo do que à fé, Bibbiena nunca abraçou o sacerdócio. Foi um diplomático e dramaturgo que desde muito jovem serviu na corte dos Médici. Em 1504 mudou-se para Roma como secretário do cardeal Giovanni de Médici mais tarde Leão X, o último não-sacerdote a ser eleito Papa.

A arte do retrato - 252



Esta Cabeça de rapaz é um retrato de Garech Browne, um herdeiro Guinness, primo da segunda mulher, Lady Caroline Hamilton-Temple-Blackwood, de Lucian Freud ( 1922-2011 ) .
O pequeno retrato ( 18x18cm ) data de 1956, ano precisamente do tempestuoso divórcio do pintor e da prima do retratado, separação esta que não impediu a continuação da amizade entre artista e modelo e mais retratos.
Esteve na posse do retratado até à sua morte,depois vendido a 5 de Março na Sotheby's de Londres pelo equivalente a 6,7 milhões de euros ...

Biografias e afins


Uma grande bailarina fala sobre si, mas também sobre outros grandes colegas, de Nureiev a Roberto Bolle, de Marie-Agnés Gilot a Natalia Makarova .

Danseuse étoile, com Gérard Maronni, 210p, éditions Buchet/Castel, €19.

Novidades


Um ensaio sobre este aparente paradoxo que vivemos : o declínio da literatura e da leitura, e ao mesmo tempo nunca tantos escreveram tanto - emails, sms, tweets .


Cinenovidades



Com vontade de ver este The Operative, dirigido por Yuval Adler e baseado em factos reais. Diane Kruger é uma agente da Mossad que consegue infiltrar-se no Irão e que depois desaparece ...

Humor pela manhã


Parece que já não haverá necessidade, mas a nossa Anita guardará a receita :)

Bom dia !


Foi a última canção tocada noutro festival, cujos 50 anos agora se celebraram. E a Warner aproveitou para lançar mais uma compilação em 4 versões : 5 vinis, 3 cd, 10 cd, 38 cd.

( Woodstock 50 - Back to the Garden : The Definitive Archive )

O peso dos livros escolares

Já há vários anos que se fala do peso dos livros escolares e das mochilas que os miúdos têm de acartar todos os dias para a escola. Já ouvi médicos pronunciarem-se sobre o mal que estas mochilas pesadíssimas fazem à coluna.
Volto a isto porque fui comprar esta gramática da Raiz Editora que pesa 790 g.
Hoje há papéis leves que possibilitam belíssimas impressões. Porque é que as editoras não imprimem os manuais escolares em papéis mais leves?


Jardins - 40

Duas fotos do jardim de Giverny, ago. 2019.