Prosimetron

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sábado, 9 de junho de 2018

Dançar com Bergman

No ano em que se comemora o centenário do nascimento de Ingmar Bergman, o Théâtre des Champs Elysées apresenta este bailado. «Onde eu gostaria de estar»...

Manjerico

Já comprei um manjerico há dias. Quando puder, fotografo-o para o postar aqui. E espero que sobreviva muitos meses como já aconteceu com dois, em anos passados.

Pacotes de açúcar - 176


Estes pacotes de açúcar são muito pedagógicos em relação à aplicação dos fundos comunitários.

Dada russo: 1914-1924

Quadro de Olga Rozanova.

«Esta exposición se aproxima al arte ruso de vanguardia desde la óptica de los cánones antiartísticos asociados al movimiento internacional Dadá. El proyecto antiacadémico de Kazimir Malévich para eclipsar el arte clásico o los experimentos del lenguaje transracional (zaum) de Velimir Jlébnikov y Alekséi Kruchónij son algunas de las contribuciones tempranas sobre las que se apoya la tesis que desarrolla esta muestra.
«Las obras seleccionadas demuestran la intención de numerosos artistas, no solo de involucrarse en proyectos de agitación pública con connotaciones cercanas a una perspectiva marxista, sino también de adoptar la negación, la ironía, el absurdo y el azar como principios básicos de sus manifestaciones artísticas. Las performances extravagantes, las campañas de carácter antibélico, la negación del arte clásico y la innovadora forma de fusionar lo visual y lo verbal son algunos de los rasgos compartidos entre la vanguardia rusa y el movimiento internacional Dadá. En un intento por crear un paradigma estético alternativo tanto al Constructivismo positivista como al Suprematismo metafísico, la afirmación rusa da, da (sí, sí) se transformó en la negación net, net (no, no).
«Dividida en varias secciones, la exposición arranca con una de las primeras óperas del absurdo en lenguaje zaum, la influyente Victoria sobre el sol (1913), en la que participaron Kruchónij, Jlébnikov y Malévich, entre otros. Esta primera parte se centra en la abstracción alógica, alejada de la geometría y la música y desarrollada a partir del collage, el ready-made y las publicaciones. La segunda sección abarca el período entre 1917 y 1924, desde el triunfo de la revolución rusa hasta la muerte de Vladímir Lenin, quien frecuentó el Cabaret Voltaire de Zúrich, y pone el énfasis en la temática propiamente revolucionaria y las nociones en torno al internacionalismo. La última sección analiza las conexiones entre Rusia y dos de los principales centros dadaístas, París y Berlín, evidenciadas a través de las publicaciones de obras rusas en estas dos ciudades y la presencia de artistas como El Lisitski en Berlín o Serguéi Sharshun e Iliá Zdanévich en París.»


Eta exposição está no Museu Rainha Sofia, em Madrid, até 22 de outubro.

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Os meus franceses - 624


Agnès Varda no Cinema Ideal


AGNÈS VARDA - 7 FILMES
1928 / 2018 - 90 ANOS

Quinta, 07 - OLHARES LUGARES
Sexta, 08 - AS PRAIAS DE AGNÈS
Sábado, 09 - SEM EIRA NEM BEIRA
Domingo, 10 - OS RESPIGADORES E A RESPIGADORA
Segunda, 11 - 2 HORAS NA VIDA DE UMA MULHER
Terça, 12 - LA POINTE COURTE
Quarta, 13 - AS PRAIAS DE AGNÈS

Ainda poderão ver seis dos sete filmes.

Onde me apetecia estar - 156





No Keukenhof, a sul de Amsterdão, o maior jardim de flores da Europa !

Um quadro por dia - 419


Voltamos à Colecção Rockefeller com Delacroix : Tigre jouant avec une tortue , que também ultrapassou a base de licitação como grande parte das telas leiloadas .

Margot e Nureyev em Lisboa - 2

Jornal de Letras e Artes, Lisboa, jul. 1968


A arte do retrato - 241


Foi já no final da vida do retratado, Voltaire ( 1694-1778 ) , que Jean Antoine Houdon ( 1741-1828 ) conheceu o grande escritor, regressado do exílio. Corre bem o encontro, e Houdon irá realizar vários bustos em vários materiais a partir de um primeiro feito ao vivo.
Este, em mármore branco, 47,5cm, é um deles, datado e assinado de 1778, e foi vendido em Janeiro em Paris.

Marcadores de livros - 1076


Nunca li nenhum livro desta autora, mas tive sorte porque me deram estes marcadores atados com uma fita.

Humor pela manhã


Sempre bom ter esta vela à mão :)

Bom dia !





Uma singela homenagem a esta cantora tragicamente desaparecida há um mês, a 7 de Maio, encontrada morta em casa no seu apartamento de Bruxelas, apenas dois dias depois de ter regressado aos palcos com um memorável concerto no Palais d'Egmont. Tinha 57 anos.

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Os meus franceses - 623


Um quadro por dia - 418


Neste dia de Junho que mais parece outonal, não destoa esta tela de John Atkinson Grimshaw ( 1836-1893 ) : British October Gold, uma rua em plena estação outonal deste grande paisagista vitoriano.
Vendida na Sotheby's de Nova Iorque no passado 22 de Maio.

Humor pela manhã


Como percebo a Anita, depois das centenas de mails para responder ( ou não ... )

Amanhã no Museu do Aljube


Amanhã, dia 8 de Junho assinalam-se os 60 anos da "farsa eleitoral" das presidenciais em que o general Humberto Delgado foi candidato pela oposição democrática. 
É bom recordar estas datas porque muita gente se vai esquecendo. 


Margot e Nureyev em Lisboa - 1

Há 50 anos, Margot Fonteyn e Rudolf Nureyev vieram dançar a Lisboa com o Royal Ballet: ao São carlos e ao Coliseu. Noites inesquecíveis!...
 
Diário de Lisboa, 7 e 8 jun. 1968


Marcadores de livros - 1075


Gauguin - Quand te maries-tu?, 1892

Bom dia !





Um famoso bolero de 1951.

Albano Martins (1930-2018)



quarta-feira, 6 de junho de 2018

Béjart há 50 anos em Lisboa


Diário de Lisboa, 6 e 7 jun. 1968

«Les événements de 1968 ont beaucoup touché Jean Vilar. Il a souffert d’être à ce point contesté par la jeunesse. De mon côté, je restais plutôt indifférent. Pour deux raisons. Premièrement, un mois avant le festival, j’ai joué avec ma compagnie au Portugal. Très choqué para la mort du second Kennedy, j’avais fait une déclaration, à la fin de Roméo et Juliette, en concluant qu’il était certainement victime du “fascime international”. J’ai été arrêté para la police de Salazar, gardé en prison une journée, puis expulsé. On m’a conduit en fourgon de police, au milieu de la nuit, vers un poste-frontière désert. Heureusement, des amis étaient parvenus à suivre le véhicule de la police, qui allait très vite et qui faisait beaucoup de détours. Ils ont pu me récupérer, me conduire à Madrid, où j’ai pris l’avion pour Bruxelles. Alors quand, en Avignon, deux mois plus tard, les manifestants criaient “Béjart, Vilar, Salazar!”, je rigolais, parce que le dénonmé Salazar venait de me mettre en tôle.»
Maurice Béjart – L’esprit danse / entretiens avec René Zahnd. Lausanne: La Bibliothèque des Arts, 2001, p. 99-100

Quando li este livro há uns anos, coloquei este estrato nas «Leituras no Metro», onde fui agora repescá-lo.


Bom dia !





Granada, Jordi Savall / La Capella Reial de Catalunya, Hespèrion XXI

Marcadores de livros - 1074

Albert Aublet - Retrato da comediante Gabrielle Réjane, 1890
Nice, Musée Masséna




Marcadores de livros - 1073




segunda-feira, 4 de junho de 2018

Boa noite!

Continuamos com Schubert...


Lá fora - 337





Uma exposição que reconstitui o tesouro legado por Margarida de Áustria ( 1480-1530 ), fundadora do Mosteiro Real de Brou. Esta princesa, que foi regente dos Países Baixos, conseguiu reunir uma colecção de mais de 200 obras de Jan van Eyck, Bernard van Orley, Rogier van der Weyden, Hans Memling, Joos van Cleve e Bosch. São 50 destas obras, provenientes de colecções públicas e privadas de toda a Europa , que agora voltaram a Brou.



Primitifs flamands - Trésors de Marguerite d' Autriche, até 26 de Agosto, Abbaye royale de Brou



monastere-de-brou.fr

Humor pela manhã


Um bocadinho sexista, mas tem graça :)

Bom dia !

Mosaicos de Ravena - 5

Decoração com flores e frutas no Mausoléu de Gala Placídia.



Marcadores de livros - 1072

Da Pagès editores, com um agradecimento à Luisa.