
John Sloan (1871-1951) - Renganeschi's Saturday Night
Óleo sobre tela, 1912
Jantar de velhos amigos - não de amigos velhos. Daqui a uns tempos... :)
«A amizade é mais trágica do que o amor - dura mais tempo.»
Oscar Wilde

«A la fin de 39 […]. […] je l’ai quitté pour être secrétaire d’un avocat, ou plutôt d’une avocate surchagée de travail parce que’elle avait les dossiers de ses confrères mobilisés. Intelligente, brillante même et gentille. Son mari était absent, mobilisé. Il lui avait laissé une petite voiture, une Simca 5, don’t elle ne savait pas se servir. J’avais appris à conduire, si l’on peut dire, pendant le tournage d’un film. Elle m’a demandé un jour de la mener à Fontainbleau. J’étais plus dangereuse qu’un bombardement, mais elle est arrivée saine et sauve. C’était une toute petite voiture. Heureusement, parce que je n’arrivais pas à trouver la marche arrière! Pour rentrer, je l’ai tournée en la poussant. Et je me suis repartie, seule. Je la trouvais bien difficile à conduire, cette voiture, qui zigzaguait sur la route nocturne entre les camions militaires, tous feux éteints. Je l’ai ramenée au garage, à Paris, et j’ai demandé au mécanicien: “Il est toujours comme ça, le volant?” Il a regardé. Il m’a regardée. Il a demande: “Il y a combien de temps que vous roulez comme ça?” Il y a quatre heures. La direction était cassée.»
Françoise Giroud
In: Si je mens…: conversations avec Claude Glayman. – Paris: La Guilde du Livre, 1972, p. 73-74
Mulheres ao volante!!! :)


Esta fotografia de Jodi Bieber valeu-lhe o Prémio de Fotografia do Ano de 2010 da World Press Photo. A jovem retratada chama-se Bibi Aisha e a Visão conta a sua história:
150" animais nascidos em 2010, no Jardim Zoológico de Lisboa, que tem um dos índices de natalidade mais elevados da Europa. O mais recente exemplo é o rinoceronte-branco, com a primeira cria da subespécie a nascer por cá (...) "
(na Visão desta semana)
Há que tempos que não vou ao Jardim Zoológico! Venha o bom tempo, e irei visitar todas estas crias e respectivos progenitores.



Caravaggio, A Morte da Virgem, 1605-06, óleo sobre tela, Louvre.
Carlo Saraceni (1579-1620), A Morte da Virgem, Santa Maria della Scala, Roma.
Derrubou a monarquia ( e o rei Idris era um santo ao pé dele ) para "o povo ser livre", mas 40 anos depois ainda está no poder e o povo líbio é tudo menos livre.








Maud Earl( 1864-1943), A Pointer on a Moor, 1901, óleo sobre tela, col.part.
Galleria dell'Accademia, Florença
As mãos
Que tristeza tão inútil essas mãos
que nem sequer são flores
que se dêem:
abertas são apenas abandono,
fechadas são pálpebras imensas
carregadas de sono
Eugénio de Andrade, Antologia breve, Porto: Fundação Eugénio de Andrade, 2005, p. 24
Antonello da Messina, A Virgem da Anunciação, 1475, óleo sobre painel, Galleria Regionale della Sicilia, Palermo.
Otto Dix, À Beleza, 1922, óleo sobre tela, 140x122cm, Von der Heydt Museum, Wuppertal.



O WealthBulletin.com publicou a lista das ruas mais caras do mundo para se viver. Da última para a primeira é esta a ordem de sucessão:
Lisboa volta a conquistar a vinheta da semana. Desta vez a homenagem vai para o Castelo de São Jorge e para a iniciativa "Danças com História". Até final do ano, sempre ao 3º domingo de cada mês, o castelo recebe danças de outros tempos mostrando como a nobreza portuguesa do final da Idade Média e Renascimento se divertia dançando a Mourisca, Pavana ou La Portingaloise. As danças são apresentadas e comentadas por um arauto e acompanhadas pelas momices de um bobo acrobata que convida o público a participar. Excelentes oportunidades para ficarmos a conhecer um pouco mais acerca dos aspectos culturais e sociais daquelas épocas, como a moda e simbologia de alguns adereços, rituais da etiqueta, estética ou postura dos diversos grupos etários sempre em ambiente palaciano.