Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Guilherme Centazzi


Li há uns dias, no JL (29 Dez. 2010, p. 15), um artigo de Pedro Almeida Vieira sobre um autor, pioneiro do romance histórico, que eu desconhecia: Guilherme Centazzi. Pus-me 'à pesca' de algo sobre ele na net e encontrei um blogue, muito interessante, de PAV [Pedro Almeida Vieira, não Padre António Vieira - :)], no qual ele escreve sobre aquele médico, escritor e compositor, nascido em Faro, em 1808, e sobre as suas três obras: Carlos e Julieta: ou um quadro moral da vida humana (1838), Beatriz e o aventureiro (1848) e A alma do justo (1861). Guilherme Centazzi, que poetou e foi autor de outros romances, como O estudante de Coimbra (1838), faleceu em Lisboa em 1879.
Pedro Almeida Vieira (1969-) é, por sua vez, autor de romances históricos, como Nove mil passos (2004), sobre a construção do Aqueduto das Águas Livres, e de O profeta do castigo divino (2005), acerca da vida do jesuíta Gabriel Malagrida, os quais li com muito agrado (principalmente o primeiro). Escreveu ainda A mão esquerda de Deus (2009) e Corja maldita (2010), este sobre o processo de extinção da Companhia de Jesus.
Quanto ao blogue, «A biblioHistória constitui uma base de dados de obras de literatura do género histórico - ou com incursões históricas - publicadas por escritores portugueses, incluindo também autores de dupla nacionalidade ou que tenham tenham tido nacionalidade portuguesa antes da independência dos respectivos países. Inclui-se, portanto, os escritores brasileiros nascidos antes de 1822 e os escritores dos países africanos de língua portuguesa nascidos antes de 1975.» Muito interessante. Espreitem:

Sem comentários: