Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Boa noite!

John Updike.
Trad. Ana Luísa Amaral.


Marcadores de livros - 826

Pompeia - Villa dei Misteri
Megalografia


Sétimo Dia



Ser humano é ter ritos, de partida, de chegada, de despedida. Quem ainda não teve oportunidade de se despedir do nosso João Mattos e Silva pode fazê-lo hoje, na Missa de Sétimo Dia, às 19h, na Igreja de São João de Deus, à Praça de Londres, em Lisboa .

Leituras no Metro - 288

Porto: Civilização, 2009
Trad. Ana Luísa Amaral.

Bom dia !

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Boa noite!



Marcadores de livros - 824



Leituras no Metro - 287

Lisboa: Tinta da China, 2011

Gostei imenso deste livro, que Brendan Behan escreveu (ditou) pouco antes da sua morte: uma vivência de Nova Iorque com imensas histórias e muito da sua Irlanda natal.

«Uma cidade é um lugar onde o Homem vive, caminha, conversa, come e bebe, em plena luz do sol ou da eletricidade, durante vinte e quatro horas por dia. Em Nova Iorque, às três da manhã, podemos andar pela rua, ver multidões, ler os jornais e tomar uma bebida: sumo de laranja, café, uísque, seja o que for. É o maior espetáculo do mundo, para toda a gente. A sua fabulosa beleza noturna, mesmo há quarenta anos, fascinava o mundo inteiro.» (p. 12)


«O lugar mais encantador que conheci foi o Four Seasons, uma brasserie aberta vinte e quatro horas por dia, todos os dias. O Four Seasons é um restaurante incrível, cuja decoração varia consoante a estação do ano, assim como as fardas dos empregados. O gerente mostrou-me uma tapeçaria da autoria de Picasso, uma coisa maravilhosa – não que precise de qualquer louvor da minha parte -, e disse:
- Isto não demonstra que somos um povo tolerante? Afinal, Picasso é comunista.» (p. 19)

Esta tapeçaria (Le Tricorne, cenário para o bailado O chapéu de três bicos, 1919) está desde 2015 na New-York Historical Society.


terça-feira, 19 de setembro de 2017

Boa noite!

No centenário do nascimento de Amalia Hernández, fundadora do Ballet Folklorico de México, ue o Google hoje assinala.

State of the art: Twin Towers


Marcadores de livros - 823


Marcadores da Monnaie de Paris.

Os marcadores estão todos mal cortados. Deviam-nos vender a preço de saldo; ou oferecê-los. Esperemos que façam melhor as moedas e medalhas.

A Monnaie de Paris tem uma nova loja ao lado da antiga, com uns funcionários petulantes. Passeiam-se na loja como os vendedores da Cartier. Que saudades da loja antiga! E não fui só eu que pensei e senti isto.

Rodin: a moeda do centenário

A moeda de €10,00 do centenário da morte de Rodin, que se evocou no dia 17.
Saiu também uma moeda de €2,00 e outra de ouro.

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Bravo, João!

"Les Braves", Saint Laurent sur Mer, Normandia


Quando no sábado me apercebi, de chofre, o que estava bem longe de suspeitar, lembrei-me desta escultura, fresca na memória. Sublinhando um "amante da liberdade por natureza", "pastor e mareante" da sua viagem, de incerto rumo mas destino bem sabido, espalhando e deixando muito mais do que "memória escassa".

Fez há escassos dias cinco meses, o João quis publicamente reiterar a sua certeza. Escreveu na sua página de Facebook: "Quis Jesus que eu vivesse de forma intensa e dolorosa a Quaresma e esta Semana Santa e assim pudesse meditar com mais profundidade no Seu sofrimento humano que suportou por cada um de nós. Esta Páscoa para mim tem outro significado. Que também é de uma intensa alegria porque ressuscitarei com Ele."



Bravo, João! Bravo João!

Requiem Mozart

O blogue não dará noticias novas durante três dias

Apenas serão publicadas algumas homenagens ao nosso companheiro de viagem 

João Mattos e Silva 

que recomeçou uma nova caminhada da sua vida.