Prosimetron

Prosimetron

sábado, 23 de janeiro de 2021

Boa noite!


Buon appetito!

 


«Todos os [...] pensamentos [de Brunetti] acerca de pizas desapareceram assim que abriu a porta do apartamento e avistou Paola a encaminhar-se para a sala de estar com uma enorme taça cheia de salada nas mãos. Isso significava que uma das crianças […] decidira que deveriam almoçar na varanda. Sem sequer fechar a porta, Brunetti deu três passos pelo corredor e, enfiando a cabeça pela porta da sala de estar, chamou pelos três, já sentados lá fora á sua espera: «-A minha cadeira fica ao sol. […] 
«O seu lugar, com o sol a incidir nas costas da cadeira, era á cabeceira da mesa. […] 
«Brunetti sentiu uma alegria instantânea ao sentir o calor nas suas costas. Paola esticou o braço para pegar no prato de Chiara e, de uma grande taça ao centro da mesa, tirou o fusilli com azeitonas pretas e mozzarella: ainda era um pouco cedo para um prato como este, mas Brunetti rejubilou ao vê-lo e ao sentir o seu aroma. Depois de ter pousado o prato à frente de Chiara, Paola passou-lhe uma pequena taça com folhas de manjericão. Chiara tirou algumas e rasgou-as em pequenos pedaços, polvilhando-os por cima da massa. 
«Em seguida, Paola serviu Raffa e Brunetti e […] depois serviu-se a si própria. […] 
«-Buon appetito – disse Paola e começou a comer. 
«Brunetti comeu algumas garfadas, deixando que todo o seu corpo saboreasse o momento. A última vez que tinham comido esse prato fora perto do fim do Verão, altura em que abrira uma das últimas garrafas de Masi rosato para acompanhar. Seria ainda demasiado cedo para um rosato?, perguntou-se. Depois, viu a garrafa em cima da mesa e reconheceu a cor e o rótulo. 



«-A seguir há calamari ripieni – declarou Paola, sem dúvida na esperança de lhes facilitar a decisão sobre quem quereria acabar com a massa. «Chiara, que no dia anterior adicionara o peixe e o marisco à lista de coisas que ela, na qualidade de vegetariana, não comeria, optou por mais massa […].». 
Donna Leon - A rapariga dos seus sonhos. Lisboa: Planeta, 2013, p. 62-63

Arte religiosa no feminino

Gostei imenso desta exposição que, depois do confinamento, pode ser visitada até 24 de maio na Casa das Histórias em Cascais.
Paula Rego - Estudo para O Jardim de Crivelli (Visitação), 1990-1991
Col. particular
Paula Rego - O Jardim de Crivelli
Londres, National Gallery
(Está em reprodução na expo)

Paula Rego - Oratório, 2008-2009
Armário em madeira com painéis laterais composto por 8 pinturas emolduradas e 8 figuras.
Col. particular

Gosto muito, muito, da pintura de Paula Rego, mas gostei mesmo foi de ver os quadros de Josefa de Óbidos da Igreja de Cascais ao perto: Não me canso de ver estes quadros.


Santa Teresa diante da Santíssima Trindade (pormenor), 1672
A transverberação de Santa Teresa, 1672
Santa Teresa, Esposa Mística
A Virgem e São José dão um colar a Santa Teresa, 1672
Santa Teresa inspirada pelo Espírito Santo, 1672

Estas pinturas foram feitas para o Convento de Nossa Senhora da Piedade. Talvez não fosse mau acrescentar na explicação que se encontra na parede da exposição que este convento era onde hoje se encontra o Centro Cultural de Cascais. 

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Os meus franceses - 815

No último dia que fui a uma livraria vi este número especial da Paris Match sobre Gainsbourg, falecido em 2 mar. 1991 - há 30 anos! Folheei a revista e fiquei a pensar se havia de a comprar. entretanto, tudo fechou...
Pode espreitá-la aqui.

Leituras na pandemia - 44

Porto: Porto Ed., 2020

Sou fã de Javier Cercas e andei a saborear este livro dele uns dias.
Este é um pouco diferente dos outros livros deste escritor espanhol.
Os donos da sua maior empresa de Terra Alta, as Gráficas Adell, aparecem barbaramente assassinados.
Quem vai investigar este crime é Melchor Marín, um polícia com um passado obscuro, grande leitor e cujo livro preferido é Os Miseráveis, sendo um admirador de Jean Valjean, o protagonista do romance  de Alexandre Dumas. 
O que é um herói? E a justiça  e a vingança? Desta ótica, há pontos de contacto com as obras anteriores de Javier Cercas.


Pode ver aqui a apresentação do livro em Portugal.

Mini-livros - 52

3.ª ed.  Barcelona: Editorial Regina, 1957

Não fui educada em nenhuma religião, nem tenho religião. Mas nunca é tarde para ter um missal miniatura de criança. Muito giro. . 

Obrigada, Luisa!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Boa noite!


Acrescento dia 2171, às 15h13:  Bruce Springsteen, ontem em Washington:


É só uma questão de muros...


Marcadores de livros - 1806



Medidas no séc. XVI

 Andei avançando com os meus trabalhos acerca de obras impressos fora de Portugal. Por estranho que pareça o livro Cosmographia, siue Descriptio vniuersi orbis, de Peter Apian (1495-1552) e de Gemma Frisius (1508-1555) também vai ter de entrar na contagem, por incluírem uns poemas laudatórios escritos por lusitanos...

Mas o me interessa neste momento partilhar é este lindo esquema figurativo das medidas do quotidiano tomadas a partir das mãos e do passos...

Esta folha pertence à edição de 1584, impressa em Antuérpia




Boa noite!


segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Os meus italianos

Iva Zanicchi faz hoje 81 anos. A grande voz da música italiana dos anos 60 e 70 esteve internada por COVID (tal como a sua rival Ornella Vanoni), resistiu e não se cansa de elogiar os profissionais de saúde.
Ouçamos um dos grandes êxitos de 1969 com que ganhou o Festival de Sanremo nesse ano, numa gravação registada no auditório da RAI de Nápoles, Zingara.


Boa noite!

 

Geminando com a vinheta.


Os meus franceses - 814


Acabei de saber da morte de Jean-Pierre Bacri. Vi muitos destes filmes.

Piza de mozarela de búfala e pomodorini

 

«Quando Brunetti chegou ao patamar do andar abaixo do seu apartamento, o ar não lhe trouxe qualquer indício do almoço. Se Paola não teve, por alguma razão, tempo de prepará-lo, talvez pudessem sair para almoçar. O Antico Panificio, a menos de dois minutos de distância dali, fazia piza para o almoço e embora, de uma maneira geral, preferisse comê-la ao jantar, Brunetti pensou que uma piza não lhe cairia de todo mal nesse dia. Talvez com rúcula e toucinho entremeado, ou então aquela com mozzarella di bufala e pomodoriniEnquanto subia os últimos degraus, ocupou-se a adicionar e a subtrair recheios para a sua piza imaginária até que, ao meter a chave á porta, se ficou pela rúcula, salsicha picante e cogumelos». (Donna Leon - A rapariga dos seus sonhos. Lisboa: Planeta, 2013, p. 61)


Não gosto muito de mozarela fresca, de modo que esta piza não será a minha escolhida para o almoço. mas uma alla diavola...  Esta é das minhas pizas preferidas. 

A vinheta : 70 anos e continua ...


 Escolhida pelo nosso João Soares há vários dias, mas só agora por culpa minha. Assim se assinala o novo álbum, muito provavelmente o último, de uma carreira de 70 anos. 

Humor pela manhã


 

Bom dia !

Mini-livros - 51

Dois volumes da coleção Grandes obras de la literatura universal en miniatura (Planeta-De Agostini, 2002 e 2003):



Com um agradecimento à Luisa.

domingo, 17 de janeiro de 2021

Os meus franceses - 813

Parabéns a Françoise Hardy que faz hoje 77 anos.

O chá das cinco - 138

Hoje voltamos a tomar chá com Jane Austen. 
Este vídeo pertence a uma série de programas sobre chá. Vou ver se encontro outros.

Marcadores de livros - 1805


Obrigada, Jad!

Por sugestão da Justa, faço um acrescento ao post:

Lisboa: Desassossego, 2017

«De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a vacinação evita a morte de dois a três milhões de pessoas por ano em todo o mundo. É a maior conquista da medicina e da Saúde Pública. 
«Mas a memória é curta, e as novas gerações já não se recordam de como, nos tempos dos nossos avós, as doenças agora evitáveis pela vacinação matavam e desfiguravam tantas pessoas. Como tal, estão a regressar estas doenças e a morrer crianças sem necessidade. 
«Chegou a altura de dizer "basta!" às discussões falaciosas propagadas nas redes sociais e nos media. Argumentando com a segurança da Ciência, este livro expõe a verdade e a mentira das vacinas, para que todos possam, livre e conscientemente, ser responsáveis pela decisão de vacinar ou não vacinar.» (Sinopse da editora)