Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Boa noite!


Marcadores de livros - 1992


Uma das receitas do marcador é a cataplana de marisco. O vídeo mostra a execução da cataplana de peixe e marisco.

Leituras no Metro - 1087

 Estou numa de ler Simon Sebag Montefiore. Depois de Uma noite de Inverno que é um murro no estômago, virei-me para Os Romanov.

Barcarena: Presença, 2017

«No século XXI, as novas autocracias da Rússia e da China têm muito em comum com os czares: são dirigidas por cliques minúsculas e opacas qjue adquirem riquezas fabulosas, que estão ligadas por relações hierárquicas se patrocinato e que estão à mercê dos caprichos dos governantes.» (Introdução, p. 22)

«O contacto do czar com o povo era próprio de uma Rússia primitiva de camponeses e nobres, mas tem algumas semelhanças com o Kremlin do século XXI - glória no estrangeiro e segurança doméstica em troca de governação de um homem e da sua corte e do seu enriquecimento quase ilimitado.» (p. 26)

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Boa noite!

Esta canção, de que gosto imenso, já apareceu aqui noutro vídeo.

Parabéns ao Boss que faz hoje 72 anos.

A coleção Morozov - Ícones da arte moderna


A parte da coleção Mozorov, que se encontra exposta na Fundação Luis Vuitton, apresenta obras de artistas franceses e russos, dos mais icónicos: Manet, Rodin, Monet, Pissarro, Lautrec, Renoir, Sisley, Cézanne, Gauguin, Van Gogh, Bonnard, Maurice Denis, Maillol, Matisse, Marquet, Vlaminck, Derain e Picasso, ao lado de Répine, Vroubel, Korovine, Golovine, Sérov, Larionov, Gontcharova, Malévitch, Machkov, Kontchalovski, Outkine, Sarian ou Konenkov. 
O salão de música do palácio moscovita de Ivan Mozorov, constituído por sete painéis encomendados pelo proprietário, em 1907, a Maurice Denis sobre o tema da história de Psiquê (1908-1909), e quatro esculturas de Aristide Maillol, será apresentado pela primeira vez fora do Ermitage. 
A exposição pode ser visitada até 22 de fevereiro de 2022.


Marcadores de livros - 1991

Lindo! Recortado.

Obrigada, Pini!

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Boa noite!


Marcadores de livros - 1990

O blogue Monton de Marcapaginas fez 13 anos e Goretti decidiu presentear os seus visitantes com o calendário de um Protocolo de Alava (País Basco, 1740). Colocou os doze meses do ano em seis maravilhosos marcadores (versos e reversos), que aqui ficam com um agradecimento e votos de felicidades para Goretti.

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Boa noite!


Em geminação com Paixões & Desejos.

Marcadores de livros - 1988

O Verão está a acabar, de modo que hoje posto uns marcadores do Algarve que me foram trazidos por quem esteve uns dias em Lagos.

O segundo a partir da esquerda é a Ponta da Piedade (Lagos).
Quatro marcadores de Lagos.
Quatro marcadores do Algarve.

Nenúfares em Giverny - 4


Duas fotos de Giverny: uma da casa, outra dos nenúfares no lago do jardim.

domingo, 19 de setembro de 2021

Boa noite!


Parabéns aos nossos canoístas!

Fernando Pimenta, medalha de ouro em K1 1000 metros e medalha de prata em K1 5000 metros.
João Ribeiro, medalha de prata em K1 500 metros
Francisca Laia e Messias Baptista, medalha de prata em K2 200 metros misto.
Norberto Mourão, medalha de bronze na prova de VL2 200 metros.

Melhor prestação de sempre de Portugal nos Mundias de Canoagem.

No meu sofá a ler... - 9

Alfragide: Dom Quixote, 2014

«Moscovo, 1945. Enquanto Estaline celebra a vitória sobre Hitler, ouvem-se tiros ao longe. Numa ponte da cidade são encontrados os corpos sem vida de um casal de adolescentes. É uma tragédia de contornos invulgares. Rosa e Nikolai eram filhos de dois líderes do Kremlin, estudavam numa escola de elite, eram modelos de virtude. 
«Estamos perante um crime? Um pacto suicida? Ou uma conspiração? 
«A investigação, conduzida pelo próprio Estaline, estende-se ao círculo restrito das famílias mais poderosas do império. Várias crianças são feitas prisioneiras e obrigadas a testemunhar contra os pais e amigos. A pouco e pouco, são revelados os amores ilícitos e os segredos da alta sociedade de Moscovo, cruelmente exposta no seu esplendor e decadência. Um mundo onde o mais insignificante erro pode significar a morte e não há direito a perdão.»
(Da contracapa do livro.)


Estou a gostar imenso deste «romance inspirado em factos reais». É o primeiro romance de Montefiore que leio. E foi-me aconselhado por um amigo quando se falava da biografia que ele fez de Estaline.

Marcadores de livros - 1987

Em cima, dois marcadores: em baixo, reverso do da dir., dos 500 anos da  publicação de La Celestina (1499) e dos 550 anos do nascimento do seu autor, Fernando de Rojas (ca 1470-1541).

Gracias, Pini!