
Capa de António Dacosta.
AS VOZES DO JAZZ
A SEDUÇÃO DAS GRANDES CANÇÕES
SÁBADO, 9 de MAIO, das 20H00 às 24H00
Da energia pura até à sedução do romantismo, as Grandes Canções do Jazz desfilam semanalmente na Europa Lisboa, em quatro horas de música para sublinhar o prazer dos serões de Sábado. Sempre em viagem, dos grandes clássicos às versões, entre as vozes lendárias, os consagrados e as grandes descobertas, passando pelas estreias e os exclusivos.
Na emissão desta semana, entregamos novo destaque à Count Basie Orchestra, enquanto parceira de algumas das maiores vozes de sempre do jazz. Desta vez, encontramos a formação, em 1987, numa celebrada parceria com a voz de Diane Schuur. Dois temas deste registo abrirão, assim, cada uma das horas do nosso programa. | |
Emissão também disponível online em http://www.radioeuropa.fm/ ou através da powerbox da ZON TV Cabo
DIA 8 MAIO ÀS 21H30 NO AUDITÓRIO MUNICIPAL EUNICE MUÑOZ
bilhetes a €5
kirk lightsey - piano
sangoma everett - bateria
nelson cascais - contrabaixo
convidada
e ainda ...extra programa a presença de
KIRK LIGHTSEY
LIGHTSEY nasceu em Detroit em 15 de Fevereiro , 1937. Com o apoio da família , começou os estudos com Johnston Flanagan .Teve depois Glady's Wade Dillard,,professora entre outros de Barry Harris , Alice McCloud e Tommy Flanagan.
Na Cass Technical High School ,Hugh Lawson e Paul Chambers apresentaram Kirk ao jazz. e juntos tocaram na orquestra que incluía Ron Carter e Kiane Zawadi. Em 1954 Lightsey ganhou uma bolsa de estudo para clarineta na Universidade Wayne mas aos 18 anos optou por tornar-se profissional.
Nesta altura Kightsey também trabalhou com Yusef Lateef, Melba Liston e Ernestine Anderson.
Depois de cumprida a recruta ( 1960 )regressou a Detroit e formou um dueto com Cecil McBee. Nessa época Kirk também tocou para a Motown e arranjou tempo para estudar com o pianista clássico Boris Maximovich , sendo , no entanto primordialmente influenciado pelos mestres Hank Jones e Tommy Flannagan.
Kirk Lightsey define-se como " pianista de Detroit incorporando a "...iluminação de Bud Powell , o estilo de Art Tatum ,e um sentimento bebop ."