Prosimetron

Prosimetron

sábado, 25 de junho de 2016

«I'm leaving on a jet plane»


Boa noite!

Vinagre de romã

 
Experimentei vinagre de romã neste restaurante de kebab, em Esmirna: uma delícia. Tenho em casa vinagre de framboesa, mas o de romã é muito melhor.
O vinagre era tão bom que à noite fui procurar uma loja onde o pudesse comprar e duas pessoas foram contempladas com uma garrafinha deste vinagre. Só não foram mais por causa do transporte.
Esqueci-me de tirar a foto ao kebab, que era delicioso e apresentado de um modo como eu nunca tinha visto. O que se vê na foto parece uma pizza calzone, mas é diferente.

Em geminação com Presépio no Canal.

Passeio no Bósforo - 2


«Se a Terra fosse um único estado, Istambul seria a sua capital.»
Napoleão

Auto-retrato(s) - 237


Hein Semke faria hoje 117 anos.

«The ship comes in»


Esta canção de Bob Dylan, com mais de meio século, para um grande amigo que, há quase 50 anos, me deu a conhecer este trio.

A nossa Vinheta

A nossa vinheta era para contemplar um S. João, mas por motivos profissionais não pôde ser colocada a tempo. Então trazemos aqui uma peça interessante do Museu da Consolata, Museu de Arte Sacra e Etnologia, em Fátima.

Menino Jesus Adormecido, século XVIII,
peça em madeira policromada.


Um Sábado Feliz!

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Boa noite!


Índice médio de felicidade


O romance Índice médio de felicidade de  David Machado ganhou ontem o Prémio Salerno Libro d’Europa, que distingue, anualmente, obras de autores com idade inferior a 40 anos. Indice medio di felicitá, publicado pela editora Neri Pozza e traduzido por Romana Petri.
O livro, que está a ser adaptado ao cinema por Joaquim Leitão, com argumento do próprio David Machado, em parceria com Tiago Santos, foi, no ano passado, vencedor do Prémio da União Europeia de Literatura. 
O romance conta-nos a história de Daniel, que perde não só o emprego, quando Portugal entra numa crise profunda, mas também a mulher, igualmente desempregada, que o abandona levando consigo os filhos de ambos. Como se isso não bastasse, os seus dois melhores amigos estão também ausentes: Xavier está trancado em casa há doze anos, obcecado com as estatísticas e profundamente deprimido com o facto de o site que criaram para as pessoas se entre-ajudarem se ter revelado um completo fracasso; Almodôvar foi preso numa tentativa desesperada de remendar a vida. 
Trata-se de um livro extremamente atual, dramático e realista, mas com momentos hilariantes, sobre um otimista que luta até ao fim da sua vida pela felicidade daqueles que ama e que lhe são mais próximos.
(Retirado do comunicado à imprensa.)


Não li este livro, mas gosto muito dos livros para crianças de David Machado.

Igreja de São Salvador em Chora