Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Boa noite!

enigma

Detalhe de Melancolia de Albrecht Dürer, 1514
[Esta gravura já foi publicada no Prosimetron e aqui]*


« enigma Deriva-se do verbo grego Ainistomai, que quer dizer falo escuramente. É uma proposição, ou oração dificultosa de entender, com que o engenho do autor propõe à curiosidade de quem quer adevinhar o sentido dela. Compara-se o enigma com a figura de Jano, que tinha dous rostos, porque tem diversos sentidos. Fabularam os antigos poetas que Sphinx, monstro célebre, retirado para um monte do território de Tebas, propunha enigmas e questões muito diicultosas aos viandantes, e que devorava aos que as não sabiam soltar. Do orador, ou filósofo, que falava ambiguamente, diziam os romanos Veterem sphingem adducit, et velut aenigmata loquotir. Às vezes se fazem enigmas de várias figuras representadas num painel debaxo  de alguma significação metafórica; também chamamos enigma qualquer cousa  que se não entende facilmente. Aenigma, atis. Neut. Cic

João Paulo Silvrestre, A Língua Iluminada, Antologia de Rafael Bluteau. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal: Babel, 2013,  p. 163.

Com o meu imenso agradecimento à amiga que o ofereceu.

*Podemos ler 1514 na linha inferior (central) que corresponde à data da gravação. Como se pode ver, os quatro números de cada linha, cada coluna e cada diagonal perfazem 34. Dürer tinha 43 quando gravou esta gravura, possivelmente revela a sua paixão pela sequência de Fibonacci (1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34,…) foi o suficiente para reverter as duas figuras do número da sua idade. (Tradução livre). Link

Dürer gravador

Uma voz inesquecível

Ella Fitzgerald, faria hoje 96 anos, pois nasceu a 25 de Abril de 1917 em Newport News, EUA. Extrordinária cantora de jazz, foi conhecida como First lady of song. Canta neste clip uma canção quase contemporânea do nosso 25 de Abril, Feelings, nde 1975,  grande êxito internacional de Morris Albert, de facto Maurício Alberto Kaisermann,  cantor e compositor brasileiro.
 

Buenos dias!

Caixas / carteiras de fósforos - 3

Série Cravos Vermelhos, edição da Sociedade Nacional de Fósforos (Porto), ca 1974-1975

Mais elegâncias


Uns botins muito Antigo Regime, com flor de lis e tudo.

Humor pela manhã


Um cartoon da época, muito interessante. Há alguns que não consigo identificar ( na última fila só reconheço o Fidel e o Ho Chi Minh, na primeira não percebo quem está ao lado do Sartre e da Beauvoir com as orelhas de burro , na segunda fila quem está entre o Brecht e o Stalin? ), pelo que agradeço quem me ajude a fazer a legenda de todos estes "figurões" :)

25 de Abril


Esta é a madrugada que eu esperava 
o dia inicial inteiro e limpo 
Onde emergimos da noite e do silêncio 
E livres habitamos a substância do tempo 

Sophia de Mello Breyner Andresen
in O nome das coisas, 1977

Liberdade - 25 de Abril

Fernando Mateus, 25 de Abril


A liberdade só se alcança quando há respeito. Não há dúvida que os cravos estão sedentos.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Boa noite!

Metro: Martim Moniz

Lisboa, 20 abr. 2013

Há anos que estas duas portas de saída dos cais da estação Martim Moniz em Lisboa se encontram encerradas. Parece-me que é obrigatório, por razões de segurança, que cada cais tenha mais de uma saída, pois nesta estação de metro, cada cais só tem uma saída.
Mas há mais: a primeira carruagem do metro, quando se dirige a Telheiras, encosta à porta da esquerda. para quê? A bem da saúde dos utentes, obrigando-os a andar para trás, quando saem da carruagem, e a darem umas corridas para conseguirem entrar quando as carruagens já se encontram na estação? À portuguesa!... 

Livros de Arte

O livro Art Noveau foi adquirido há pouco tempo. Arranjou-mo a Cláudia, da Livraria Lumière. Quando abri a encomenda alguém me disse: mas tu já tens um livro sobre Arte Nova. Sorri, não me lembrava (confesso). Ao folhear e comparar os dois livros observei que são diferentes, cada autor tem um olhar sobre aquilo que vê.
No livro recentemente adquirido, Robert Schmutzler foca a influência de William Blake nas ilustrações e pintura inglesas  (pp.42-58). A terceira imagem é um exemplo dessa ligação apresentada pelo autor. 
Robert Schmutzler não deu tanto relevo à pintura. 


William Blake, The Dream of Jacob (1808), p.47


Edward Burne-Jones, The Golden Stairs (1880), p.47


Reparem nos  índices dos dois respetivos livros:

Art Noveau  de Robert Schmutzler
The Phenomenon - Form and Structure of Art Noveau / Art Noveau Terms of Line and Volume / Body and Space.
Early Art Noveau - The Japanese Style / James McNeill Whistler / The Japanese Style from Rossetti to Beardsley / Edward William Godwin.
The Masters of Industrial Design  -  Henry Cole and the " Schools of Design" / Owen jones and The Grammar of Ornament / Christopher Dresser / Arthur Heygate Mackmurdo / Arts and Crafts.
The Influence of William Blake; 
Preliminaries to Art noveau en France
High and Late Art Noveau - Brussels:  Victor Horta / Henry van de Velde / Georges Minne / Fernand Khnopff.
Holland: Jan Toorop / Johan Thorn Prikker / Hendrik Petrus Berlage.
Paris and Nancy : Admiration of English Style in France / Émile Gallé / Hector Guimard / French Painting and Sculpture in Art Noveau / Late Art Noveau in France. 
London: Aubrey Beardsley / Charles Ricketts / Charles Annesley Voysey / Charles Robert Ashbee / Charles Harrison Townsend.
Germany, Scandinavia and Switzerland:   Preliminary Stages in Germany / The Munich Group / Scandinavia / Ferdinand Hodler and Ludwig von Hofmann / Mature and Late Jugendstil / From Jugendstil to Modern Trends.
Barcelona: Antoni Gaudí's Early Works / Lluís Domènech Montaner / Gaudí's Late Works.
Chicago : Sources of the Glasgow Style / Charles Rennie Mackintosch.
Vienna
The Significance of Art Noveau - Biological Romanticism / Abstract Dynamism / Art Noveau and  Its  Time. [acaba aqui a tábua de matérias]
Editado pela Thames and Hudson, p.224, 1978.

Arte Nova, A Utopia da Reconciliação de Klaus-Jürgen Sembach
Movimento - Os primeiros passos do modernismo.
Agitação -  A revolta das províncias : Bruxelas / Nancy / Barcelona / Munique / Veimar / Darmstadt / Glasgow / Helsínquia / Chicago.
Equilíbrio - Viena: a introdução do modernismo . [acaba aqui a tábua de matérias]
Editado pela Taschen, 240 p, 1993

Em suma, cada autor tem as suas escolhas e revela ao leitor aquilo que mais o surpreendeu. Não será assim em todos os domínios: artístico, histórico e científico...?

Fotos divertidas -4

O «Tesouro dos remédios da alma» - 11

«Agora estou na Biblioteca Nacional. Tem uma bela sala de leitura, com portas de vidro que dão para um terraço sobre um jardim. O serviço está muito melhor: dão os livros rapidamente. Estou a ler um aborrecido livro em Latim sobre o Vieira.»
António José Saraiva, 18/19 set. 1969
In: Cartas de amor [...] a Teresa Rita Lopes. Lisboa: Gradiva, 2013, p. 102

Paulo Varela Gomes sobre Dürer


A propósito da exposição de Dürer que abre hoje na National Gallery of Art de Washington, Paulo Varela Gomes escreveu no Público de domingo, esta crónica:

Também tenho pena de não poder ir ver esta exposição, além de que aproveitava para conhecer Washington. :-)

Livros de ontem





Apesar dos muitos que tenho para ler, faço questão de comprar sempre um livro no Dia Mundial do Livro. Ontem até foram dois. O mais recente de uma norte-americana de que gosto muito, Joyce Carol Oates, que volta ao género american gothic neste tomo de 660 páginas passado na Princeton do início do século XX, e mais um volume da série O prazer da leitura da Fnac, com 5 contos inéditos de outros tantos autores nacionais. Este último comprei-o tanto por gostar de contos como pelo facto de que a totalidade da receita reverte a favor da AMI - Assistência Médica Internacional.

E que flor é esta?


Uma pista : tem a ver com um alimento.

Mais elegâncias

Uns sapatos que remetem para o universo dos contos de fadas : o da esquerda tem inscrito " era uma vez ", no da direita está " felizes para sempre ".

Ciência em Coimbra : esta tarde


Mais uma sessão de Infusão de Ciência no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra , hoje sob o tema  Estamos a ser invadidos?, a partir das 18h. ( Confesso que fiquei curioso sobre este tema, terá a ver com espécies vegetais invasivas ou algo mais espacial ? )

Citações



(...) Après un XXe siècle en isme ( communisme, fascisme, libéralisme, gaullisme, péronisme ), nous acheminons-nous vers un XXIe siècle en in : indiscrétion, indécence, incompétence, incurie, imbécillité?

- Assim termina o editorial de Patrick Besson na Le Point da semana passada.

Humor pela manhã ...



Está bem apanhado, embora seja humor mais ou menos pesado...

Bom dia !



A sensualidade transbordante de Kim Novak, que é a convidada de honra do Festival de Cannes deste ano.

Horas em Livros


No caso o fabuloso Livro de Horas do Duque Adolfo de Cléves ( 1480-90 ), que integra as colecções do Walters Art Museum, Baltimore, Maryland, EUA.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Boa noite!

No ano do centenário de João Villaret.

A "brilhante" Sarah Palin


“Ainda não estamos na posse de toda a informação sobre estes suspeitos”, começou Sarah Palin por argumentar em entrevista à Fox News, reportando-se aos irmãos Tamerlan and Dzhokhar Tsarnaev, que alegadamente terão provocado as explosões de Boston, “mas sabemos que são muçulmanos oriundos da República Checa”, continuou a republicana.
“Aposto que a maioria dos americanos concorda comigo quando acho que devíamos dar uma lição a esses checos. E não devíamos parar na República Checa mas avançar para todos os países árabes”, assinalou a antiga governadora do Estado do Alasca, sugerindo que o Presidente Barack Obama deveria invadir aqueles territórios.
Ora, apesar de os entrevistadores terem tentado explicar a Sarah Palin que a República Checa não é um país muçulmano, a republicana reagiu: “Essa é das coisas mais ignorantes que já ouvi. Estes irmãos eram árabes e eram oriundos da Chechénia”.
Mais uma vez, os jornalistas insistiram, elucidando que a Chechénia fica na Rússia e não na República Checa, ao que Palin respondeu: “Qual é a diferença, a Rússia não faz parte da República Checa?”.
Saliente-se que a ex-governadora chegou mesmo a ser candidata a vice-presidente dos Estados Unidos nas eleições de 2008.

Fonte: Notícias ao Minuto, 23/4/2013

Flores

Lisboa, Museu do Teatro, 21 abr. 2013

O Mal na Bertrand



O painel do Eixo do Mal são hoje os convidados de uma sessão extraordinária da tertúlia Ler no Chiado moderada mensalmente por Anabela Mota Ribeiro na Bertrand do Chiado. Vão falar sobre os livros que terão mudado o mundo, a partir das 18h30.

«Quando o coração transborda, a língua fala» (Dom Quixote)

Col. BNE

«Cervantes deu-nos em 1605 a Bíblia do personalismo individualista espanhol». 
«A sede de sobreviver sufocou em Dom Quixote o gozo de viver.»
Miguel de Unamuno

Venha o Sancho da lança e do arado, 
E a Dulcineia terá, vivo a seu lado,
O senhor D. Quixote verdadeiro!
Miguel Torga (in Poemas ibéricos)