Já que se falou dele nos últimos dias, aqui fica o Monasterio de Santa Maria de la Real, em Najera, panteão dos Reis de Najera-Pamplona ( reino precursor do Reino de Navarra ) , dos Senhores de Biscaia, dos duques de Najera e de alguns Lopez de Haro, entre eles a nossa D.Mécia, na capilla de Vera Cruz. Nunca fui lá, mas depois de tanta pesquisa fiquei com vontade de o "estudar" in loco.

Óleo sobre tela, 52,5 x 66,5 cm
François Boucher é um pintor que representa o rococó francês. Esta tela caracteriza-se pela revelação da vida quotidiana: delicadeza, intimismo, sensualidade captada em algumas casas do século XVIII. Por isso a decoração do ambiente, bem como os objectos de uso pessoal ganham grande vivacidade.

O Retrato Encantado (I)
“(…) Fui informada de que as mulheres tinham levado a criança para as montanhas, onde corre o mel. O que foi feito dessa criança? Será que a deixaram crescer como a planta soma à sombra dos bosques? Deve ser agora um jovem mais ou menos da tua idade, meu filho; e, se os jejuns de uma pobre asceta o restabelecessem no seu triunfo, seria hoje o mais forte dos homens.
(…) «Não te enganaram, foi de facto um ermitã, que vive no cimo da montanha, quem se encarregou de me criar e de me instruir. Desde tenra idade fiquei a saber a dolorosa história da minha família; vim até aqui conduzido pelo desejo de vingança. »”
Stéphane Mallarmé, Contos Indianos, Lisboa: Vega, 2008, p. 22


2009 é também o ano de Boris Vian, pois que se celebra o cinquentenário da sua morte. Em Paris, mais propriamente no Musée des Lettres et Manuscrits, está patente uma exposição sobre Vian e a sua época, a época de ouro de Saint-Germain-des-Près: L' Écume des années Vian.
- parterre de tulipes do Castelo de Vaux-le-Vicomte.
Uma vez que temos sido muito produtivos, e os posts ainda que recentes vão ficando "mais para trás " , decidi responder por mensagem autónoma ao comentário do nosso leitor ONX à citação de Richard Zimmler que reproduzi em Citações - 27.
" (...) A saber : até que ponto ( e de que modo ) a diferenciação dos produtos, exponenciada pelo digital, vai pôr em causa os modelos tradicionais da televisão generalista? Porque, repare-se, o que está a acontecer não se reduz a uma mudança de aparelhagens. Em boa verdade, estamos a assistir à lenta decomposição das leis clássicas de conceber e programar televisão, e tanto mais quanto são cada vez mais evidentes os cruzamentos vários entre televisão e computador, espectáculo e informática, pequenos ecrãs e grandes ecrãs.
E afinal o jovem toureiro franco-mexicano Michelito Lagravaré, de que falei aqui ontem, foi mesmo impedido de actuar na Novilhada de Promoção de Novos Valores que se realizou ontem na Praça de Touros do Campo Pequeno. Mas não pela Autoridade para as Condições de Trabalho, devido à queixa que mencionei, mas sim pela Comissão de Protecção de Menores.
- Madame Murat et sa fille, Elizabeth Vigée Le Brun, óleo sobre tela, 1805-08, Versailles.
Não deixo de ficar surpreendido com alguns dos números da Internet :

O jornalista Horst Rieck leva a cabo uma pesquisa sobre a toxicodependência e a prostituição, relacionada com a droga, na cidade de Berlim (Ocidental). No decurso do seu trabalho, encontra Christiane Felscherinow de 15 anos que rapidamente viria a ser conhecida junto do público alemão e internacional como “Christiane F.” Rieck e seu colega, Kai Herrmann, publicam as experiências da jovem toxicodependente no semanário Stern e, posteriormente, num livro sob o título “Wir Kinder vom Bahnhof Zoo” (trad.: nós, as crianças da estação ferroviária Zoo; designação oficial em português: Eu, Christiane F.). A narrativa realista sobre a dependência e a criminalidade à volta da droga introduz os alemães num mundo até então desconhecido. O livro viria a ser adaptado para o grande écran em 1981.



Concertos Instrumentais de final de tarde,
onde a guitarra portuguesa é a anfitriã de outras sonoridades.
25 de Junho
Paulo Soares (Guitarra Portuguesa) & Carlos Alberto Augusto (Vibrafone)
Entrada: 3€ Auditório do Museu do Fado 11, 18 e 25 de Junho 19h00
Museu do Fado
Largo Chafariz de Dentro, 1 1100-139 Lisboa
Tel. 21 8823470 - Fax. 21 8823478

"Next to Normal", um dos vencedores dos Tony Awards 2009, é um musical rock, lidando com os Goodman, uma família quase normal. A protagonista é Diana, uma mãe que se apercebe do deteriorar da sua condição maníaco-depressiva bipolar, e das consequências para a sua família. O musical endereça temas como a perda de alguém próximo, o suicídio e a dependência farmaco-química num contexto de vida suburbana.