Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Trabalho infantil ?

E há uma nova polémica na questão das touradas, que se prende com a actuação prevista para hoje do jovem toureiro franco-mexicano Michelito Lagravaré, de apenas 11 anos de idade, na praça do Campo Pequeno, na chamada Novilhada de promoção de novos valores.
A Associação Animal apresentou uma queixa à Autoridade para as Condições do Trabalho pedindo a proibição da referida actuação em razão da idade do Michelito. Do "outro lado da barricada", os representantes do jovem toureiro alegam que a lei apenas exige um papel assinado por um dos pais, e avançam com um argumento histórico: " O ilustre Francisco de Mascarenhas começou com 10 anos, e o filho do toureiro João Moura estreou-se com 11 anos. "
E o que penso eu? Sem querer entrar na questão de fundo, pois que obviamente esta associação quer acabar com as touradas, seja qual for a idade dos toureiros e dos touros, sempre direi que é um " golpe baixo " usar este pretexto de eventual " trabalho infantil ". Se a Associação Animal está preocupada com os horários e condições de trabalho dos jovens, bem podia dedicar-se a casos mais sérios... Ou o fim justifica todos os meios ?

6 comentários:

João Soares disse...

Que maçada. Outro dia sem conseguir estacionar...

LUIS BARATA disse...

Por mero acaso, estarei esta noite no Campo Pequeno mas náo para ver o jovem prodígio do toureio.

Anónimo disse...

E não é trabalho infantil? Ou trabalho infantil é só trabalhar em fábricas, no campo, etc.? Quando dá bastante dinheiro deixa de ser trabalho infantil? Actores, manequins, etc., crianças, o que é?

João Soares,
É como eu quando há jogos no Sporting...
M.

LUIS BARATA disse...

Cara M: Apesar de tudo, há-de convir que há uma diferença entre oito horas de gravações de "Morangos com Açúcar" e oito horas a coser sapatos no Vale do Ave!
Há legislação adequada para reprimir os abusos em todos os sectores, da publicidade até outras tarefas mais árduas, o mais difícil é fiscalizar.

Anónimo disse...

Claro!: o local onde a actividade se desenvolve, a remuneração, o status com que as diferentes profissões são olhadas, e uns não passarem da cepa-torta e não frequentarem a escola. Mas acho que é trabalho infantil.
Só que os que cosem sapatos se pudessem não o fariam e os pequenos artistas pelam-se por aparecer na tv...
M.

LUIS BARATA disse...

Mas aí é que está o ponto: tirando os casos extremos dos paizinhos e mãezinhas que se projectam quase patologicamente nos filhos e os obrigam a serem mini-misses e fazer publicidade e concursos de talentos, a verdade é que os petizes pelam-se para serem "moranguitos" e afins. Ninguém os obriga, enquanto quem cose sapatos...