Prosimetron

Prosimetron

sábado, 20 de junho de 2009

Um "principe" de Portugal esquecido


D. António Prior do Crato foi aclamado Rei de Portugal, em Santarém, a 24 de Julho de 1580.... seguindo-se a sua aclamação em diferentes outras cidades e lugares de Portugal. Perdeu o trono ao ser derrotado em Alcântara, a 25 de Agosto do mesmo ano. Continuou a governar nos Açores, durante mais algum tempo...
Durante o período de 24 de Julho e 25 de Agosto foi D. António o único que se proclamou Rei de Portugal.
Seu filho, D. Manuel, nascido em 1568, foi principe de Portugal, no mesmo período.

3 comentários:

Anónimo disse...

É curioso porque dentro de uma tradição de chamar Paço a casas onde pernoitou o Rei, lembro-me de um solar minhoto que tradicionalmente se chama Paço por lá ter ficado hospedado D. António, Prior do Crato. Estas informações podem conferir, João? Porque eu mencionei até já isso mas segundo uma tradição familiar, nunca encontrei elementos que me conferissem isso.
JPS

ana disse...

Obrigada Jad.
Precisava de me relembrar dele.
Vou ver se coloco uma imagem de uma moeda dele.

ana disse...

Referia-me ao Pai, D.António Prior do Crato, do filho então, ainda conheço menos.