Prosimetron

Prosimetron

sábado, 10 de setembro de 2022

Os meus franceses - 912

Moedas e Maravilhas


Esta exposição, que se encontra na Casa da Moeda de Paris até 25 de setembro de 2022, revela as múltiplas formas, os diferentes materiais e os diversos usos das moedas em todo o mundo. Uma oportunidade única para os visitantes admirarem cerca de 200 moedas utilizadas como moedas para as trocas comerciais, desde o rolo de penas das ilhas Santa Cruz, na Polinésia. até ao veludo Kuba do Zaire, passando pelas pulseiras-moedas da Costa do Marfim e moedas Mumuye da Nigéria em forma de cachos de cobras.

Marcadores de livros - 2335

Os dois marcadores da esq. fazem puzzle.

Começou ontem e termina amanhã em Nancy a 44.ª edição de Le livre sur la place. O vídeo em baixo é sobre o festival de 2021. tal como os marcadores.

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Boa noite!

Patsy Cline faria hoje 90 anos.

Hyperréalisme - Ceci n'est pas un corps

Sam Jinks - Woman and Child

«Esta exposição que abre hoje no museu Maillol (Paris) apresenta uma série de esculturas que abalam a nossa visão da arte. Realidade, arte ou cópia? O artista hiper-realista vira as costas à abstração e procura alcançar uma representação minuciosa, gerando uma sensação de estranheza. Alguns artistas esforçam-se por dar ao corpo humano a representação mais fiel e viva possível, quando outros questionam a noção de realidade: novas tecnologias, representações populares desviadas, deformações.»
Esta exposição que já esteve patente noutras cidades, pode ser vista até 5 de março de 2023.

Marcadores de livros - 2332

Otis Redding faria amanhã 81 anos.

Agradeço a quem me enviou este marcador.

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Os meus franceses - 910

Livro(s) e marcador(es) - 10




Para a Maria.

Marcadores de livros - 2331

Livrarias que encerraram em Paris:

A Brentano's, de uma cadeia de livrarias norte-americanas, abriu em Paris em 1895 e encerrou em junho de 2009, na sequência de um conflito de sete anos com o BNP Paribas, proprietário da loja. Em 2010, depois de obras, abriu uma loja com o mesmo nome, mas que vende lembranças. Já a fui ver e é triste. 

Estas livrarias em Saint-Michel eram, com a Gibert Joseph, as livrarias que eu mais frequentava em Paris. Até porque tinham muitos saldos e livros em segunda mão. Encerraram em 2020. Ver aqui.

Marcadores de livros - 2330

O que teria acontecido se há 200 anos D. Pedro IV não tivesse dado a independência ao Brasil? Nada de bom. Penso nisto muitas vezes.

segunda-feira, 5 de setembro de 2022