Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Boa noite!


Deste disco:

A nossa vinheta

A última vinheta de Junho evoca os motins de Stonewall , ocorridos há 50 anos a partir do homonimo bar de Nova Iorque.
Quatro dias de luta pelas " pequenas liberdades " ( de tomar um copo onde se quer, de dançar com quem nos apetece , de beijar em público quem amamos ) , que deram início a um longo caminho até às  " grandes liberdades " pelo mundo fora .

Marcadores de livros - 1375

Um marcador recortado.

«Maquiavel, fingindo dar lições aos Príncipes, deu grandes lições ao povo.»
Jean-Jacques Rousseau

Les Nabis et le décor


O movimento nabi (cujos membros são chamados os nabis) é um movimento artístico pós-impressionista de vanguarda, nascido à volta de uma controvérsia levantada pela pintura O talismã de Paul Sérusier (1888) e que se prolongou até ao início do século XX.
Nabi é uma palavra árabe que traduzimos por profeta, iluminado ou inspirado por Deus.

Sérusier - O talismã, 1888
Paris, Museu d'Orsay

Na exposição que se encontra no Musée du Luxembourg (Paris) até domingo, podem-se admirar obras de, entre outros, Édouard Vuillard, Pierre Bonnard, Maurice Denis, Paul-Élie Ranson, para além de, obviamente, Paul Sérusier.



quinta-feira, 27 de junho de 2019

Boa noite!

Gosto muito deste novo álbum de Bruce Springsteen. Lembra-me Nebraska.

Marcadores de livros - 1374

Mais uns belos marcadores, há algum tempo em formato postal, da Impedimenta. Com um agradecimento à Luisa.

Leonardo da Vinci: A mind in motion


Está exposição, evocativa do 500.º aniversário da morte de Leonardo da Vinci e que se encontra até 8 de setembro na British Library, pretende mostra-nos o pensamento deste génio através de três dos seus cadernos.
Através de páginas com anotações manuscritas de Leonardo, desenhos e diagramas, prepare-se para explorar o funcionamento interno do seu pensamento e o fascínio que Leonardo tinha pelo movimento, que ele considerava como «a causa de toda a vida».


quarta-feira, 26 de junho de 2019

Boa noite!


Quem quer comprar um palácio abandonado numa aldeia turca?


«Há uma localidade na Turquia que tem mais de 300 castelos abandonados ao estilo da Disney. A crise imobiliária e a recessão económica do país travaram a venda do complexo de palácios Burj al-Babas, localizado em Mudurnu. Agora é apenas uma cidade-fantasma com centenas de castelos inabitados.»
Incrível! Leia mais aqui.

Marcadores de livros - 1373

Versos e reversos de três marcadores de Harry Potter.

Para os amantes de Proust


Cem anos depois da atribuição do prémio Goncourt a À l’ombre des jeunes filles en fleurs, Le Monde dedica uma edição especial intitulada «Marcel Proust, à l’ombre de l’imaginaire», esclarecendo segundo dizem,  a vida e obra do escritor que é venerado por muitos leitores. 
A primeira edição de À l’ombre des jeunes filles en fleurs saiu em 23 de junho de 1919. Sabia, Mr. Vertigo?

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Boa noite!


Leituras no Metro - 1023


Gostei bastante de ler Breve história do progresso (Lisboa: Dom Quixote, 2006), no qual Ronald Wright defende que a explosão demográfica, registada durante o século XX, e o modo como uma pequena parte da humanidade vive, esbanjando recursos naturais e utilizando uma tecnologia cada vez mais sofisticada, provocarão o colapso ambiental do planeta e o fim da civilização tal como a conhecemos hoje.

Marcadores de livros - 1371


Quatro marcadores da Imprenta Municipal de Madrid. Em cima os versos. Os dois primeiros têm o mesmo reverso, que se mostra em baixo:



domingo, 23 de junho de 2019