Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Para os amantes de Proust


Cem anos depois da atribuição do prémio Goncourt a À l’ombre des jeunes filles en fleurs, Le Monde dedica uma edição especial intitulada «Marcel Proust, à l’ombre de l’imaginaire», esclarecendo segundo dizem,  a vida e obra do escritor que é venerado por muitos leitores. 
A primeira edição de À l’ombre des jeunes filles en fleurs saiu em 23 de junho de 1919. Sabia, Mr. Vertigo?

5 comentários:

bea disse...

Proust tinha olhos de carneiro mal morto:). Ainda não li a obra em questão. Este ano na Feira do Liro comprei o primeiro volume do Em Busca do Tempo Perdido e que, por acaso, foi o único que já li, mas há que começar a colecção pelo princípio. Para o ano compro o segundo. E por aí fora.

MR disse...

Do lado de Swann também foi o único ´volume que li, há muitos anos. Para o ano tenho como 'objetivo' ler (ou começar a ler) todo o À procura do tempo perdido. Espero (começar a) cumprir este 'objetivo'. :-)
Bom dia!

Rui Luís Lima disse...

Confesso que desconhecia a data da célebre edição do primeiro volume de um dos meus livros de cabeceira, possivelmente nunca mais me irei esquecer dela:-)
Espero que essa edição dedicada ao escritor seja na linha de Jean Yves Tadié onde abunda o bom gosto e não nas pegadas de Alain de Botton onde vive a má língua.
Bom dia!

Rui Luís Lima disse...

Já os Enthoven (pai e filho) são sinónimo de perfeita garantia literária!
Bom dia!

MR disse...

Só vi a revista numa banca, mas tinha uma fila tão grande que não cheguei a comprá-la.
Estes nºs especiais de Le Monde costumam ser muito bons.
Bom dia!