Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Boa noite!

Há uns dias apeteceu-me ouvir este irlandês que já não escutava há muito tempo.


Albrecht Altdorfer. Maître de la Renaissance allemande



Pintor, desenhador e gravador, Albrecht Altdorfer é um grande artista do Renascimento germânico, muito menos conhecido do que outros mestres de sua geração, como Dürer ou Cranach.
Esta exposição tem como objetivo apresentar a riqueza e a diversidade da obra de Albrecht Altdorfer, artista com grande capacidade de invenção formal e iconográfica, pioneiro nos géneros de paisagem e arquitetura. A exposição destaca a  sua importância como artista renascentista.
No Museu do Louvre até 4 de janeiro de 2021.




quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Boa noite!


Mesmo caseira


 São servidos ? 

Ainda o Regente



 Respondendo a M.R., com o meu atraso costumeiro ... , aqui ficam duas sugestões sobre as relações do Regente Filipe de Orleães com a gastronomia, uma mais séria, e outra mais agitada mas de autora que pesquisa rigorosamente.

Um quadro por dia - 510


 É do escocês Sir William Allan ( 1782-1850 ) este The Celebration of the Birthday of James Hogg, que aqui fica dedicado ao nosso JAD com votos de feliz aniversário ! E menos gente à volta sff , só 10 !  :)

Humor pela manhã


 

Bom dia !





Não foi esta a nomeada para os Grammys Latinos, foi a Asas perfeitas, mas também gosto muito desta. Bom Outubro !

Marcadores de livros - 1733

Um puzzle de très marcadores, com um agradecimento à Luisa.

Greco - Anunciação, 1596-1600  
Madrid, Prado


No Dia Mundial da Música

Rodin - Victor Hugo
Lisboa, Museu Gulbenkian

«[A] música exprime aquilo que não pode ser dito e que não pode ficar em silêncio».
Victor Hugo

A Revolução de 1820 em Lisboa

Gravura representando a Praça do Rossio, em Lisboa, no dia 1 de outubro de 1820. 
Museu da Cidade de Lisboa 

Esta gravura (mas aguarelada) foi postada no blogue em 24 de agosto passado.

Parabéns, Jad!

 
Um dia feliz!

Parabéns Jad!

 

Desejo um dia muito feliz!
Votos para que alcance todos os sonhos. :))


https://www.wdl.org/pt/item/8980/view/1/1/




quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Adeus, Quino!

Faleceu Quino, o criador de Mafalda.


Bom pequeno almoço - 55

Henri Le Sidaner- La table d'automne, 1924
Col. particular

Man Ray et la mode

 

Explorando pela primeira vez a obra de Man Ray no âmbito da moda, esta exposição mostra as fotografias que o artista fez para os maiores costureiros – Poiret, Schiaparelli ou Chanel – e para as melhores revistas: Vogue, Vanity Fair e Harper’s Bazaar
A fotografia da moda dava então os primeiros passos e Man Ray desenvolveu a partir de 1921 uma nova estética, feita de uma técnica inventiva, de liberdade e de humor. As suas experiências e referências surrealistas fazem de Man Ray um dos 'inventores' da fotografia contemporânea. 
No Musée du Luxembourg até 17 de janeiro.


terça-feira, 29 de setembro de 2020

Os meus franceses - 784


Jantar de amigos - 4

Peder Severin Krøyer - Hip, Hip, Hurrah!, 1888

Nesta tela estão dez adultos e uma criança, mas nós somos só sete. Nada de não cumprir as diretivas da DGS (a saber: Direção Geral de Saúde).

Obras de Almada e Maria Keil no Museu da Tapeçaria de Portalegre

 


Setenta e sete obras produzidas por Almada Negreiros e Maria Keil estão em exposição no Museu da Tapeçaria de Portalegre - Guy Fino qté final do ano, para mostrar a ligação que os dois artistas mantiveram com a manufatura daquela cidade.


Marcadores de livros - 1732

Obrigada, Justa!

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

domingo, 27 de setembro de 2020

Os meus franceses - 783



Fernando Pimenta: 100 medalhas

Fernando Pimenta ganhou hoje mais uma medalha de ouro mos mundiais de canoagem, sendo esta a centésima que ganha em competições internacionais.
Joana Vasconcelos também ganhou hoje mais uma medalha, desta vez de ouro.
Norberto Mourão ganhou duas medalhas - prata e bronze - nos paralímpicos de canoagem.

Parabéns aos atletas e à canoagem portuguesa!

Vinheta: fronteira igual a repressão

 Não posso aceitar a existência de fronteiras - e quando estou a falar em fronteiras não estou só a falar em fronteiras entre Estados (embora essas também entrem no meu pensamento), estou a falar nas fronteiras que pela sua existência constroem tiranias, ignorâncias, fanatismo, repressão! Não se pode permitir a repressão da Humanidade - estamos todos de acordo! Então não se pode permitir a criação de "muros" a separar pensamentos, a separar Estados. Todos temos um papel importante na sociedade: difusão de «Luz» em todos cujos ideais ainda são imbuídos de dogmas, de preconceitos, de certezas. Não podemos ficar no nosso conforto esquecendo o conforto que é preciso dar ao Outro. Temos a obrigação de criar conforto em toda a Humanidade, criar dignidade para que todo o Homem possa viver. Tratar a todos por Irmão; não o irmão da família onde nascemos, mas sim Irmãos da família que ajudamos a construir. Quando tratares o outro por igual ele também aprende a trata-te como igual. Quando tratares o outro por Irmão ele também se sente obrigado a trata-te, a ti, por Irmão. É mais importante essa família criada do que a família de sangue. É isto o que o Irmão Jorge (para uns), o Irmão Francisco (para outros) nos vai recordar na Encíclica que vai assinar, em Assis, no próximo dia 3 de Outubro: "Fratelli tutti".

Cartaz de rua, Paris, maio de 1968
Paris: atelier populaire & Ecole des Beaux Arts.


Inspirado no livro: a fraternidade como motor de construção. Lisboa: Livraria Artes & Letras, 2020.

Leituras no Metro - 1065

Lisboa: Planeta, 2020

«Brunetti apanhou a gôndola pública junto ao Gritti e chegou ao outro lado enregelado até aos ossos e com muita necessidade de sustento. Encontrou este no Cantinone Storico sob a forma de um risotto com pequenos camarões, em relação aos quais o empregado lhe prometeu que eram frescos e uma orata grelhada servida com batatas cozidas. Ao ser-lhe perguntado se gostaria de sobremesa, Brunetti pensou na intensa comezaina que se encontrava à sua frente nas semanas seguintes [Natal] e, sentindo-se satisfeito consigo próprio, disse que queria apenas uma grappa e um café. (p. 179)


Números


 Os dois amigos que criaram a colecção RRR, dedicada a tudo o que " rola ", desfizeram-se em Julho de uma centena de veículos do pós-guerra, criados a partir de 1948 : os Isetta, as scooters, os Fiat 500, entre eles também este Messerschmidt KR 175, de 1954.

A venda teve lugar no Dorotheum de Viena, com o da imagem a render 36 800 euros.

Um quadro por dia - 509


 Este Flowers , 1964 foi pintado por Andy Warhol com polímero sintético e tinta serigráfica sobre tela, 56x56cm, e vendido na casa Tajan, em Paris a 1 de Julho, por quase 1 milhão e meio de euros.

Onde me apetecia estar - 180


 

Com 6 exposições para ver ( a dedicada ao rei do carvão François Depeaux, coleccionador compulsivo de Sisley e Monet, mais uma à volta do pintor de Rouen Léon-Jules Lemaître, outra sobre a ceramista Camille Moreau-Nélaton, ou a que celebra o fotógrafo Antonin Personnaz ), seriam dias bem passados na Normandia, neste ano em que o festival celebra a sua primeira década.

Festival Normandie impressionniste, até 15 de Novembro. Mais info : musees-rouen-normandie.fr

Humor pela manhã


 Pois é, este Setembro podia acabar um bocadinho melhor, mais ameno .

Bom dia !





Não se fica indiferente a esta cantora, pintora e escultura colombiana.

No boulevard Montparnasse

Gerald Kelly - Boulevard Montparnasse, 1904
Londres, Tate